Fiat Hatches Manutenção

Fiat 500 1.4 8v: confusão no óleo usado pelas concessionárias

Recebemos do leitor Fernando a informação de que tanto ele como outros proprietários de Fiat 500 estão tendo problemas nas revisões em concessionárias da marca. No caso das versões com motor 1.4 8v, o manual do proprietário informa que o óleo a ser usado é o de base sintética (15W40) API SL FIAT 9.55535. Já no motor 1.4 16v o motor deve receber óleo sintético 5W30. Estas informações também estão disponíveis no manual online do modelo, que se encontra à disposição no site da Fiat.

Verificando as notas fiscais de troca de óleo de 7.500, 15.000 e 22.500 km de seu veículo, o Fernando notou que a concessionária colocou óleo 5W30 todas as três vezes. Em contato com as concessionárias (ele realizou os serviços em lojas distintas), foi informado por todas que tratava-se de uma recomendação interna da Fiat. Mas em contato com a central de atendimento L’único, confirmaram que o óleo correto para esse motor é o Selênia 15W40 e que as concessionárias colocaram o de especificação incorreta.



Na revisão dos 30.000 km, nova surpresa – apesar de o Fernando avisar previamente, colocaram novamente o óleo 5W30. Na ocasião, depois de muita discussão, aceitaram trocar pelo que o manual especificava – o 15W40. Então por causa dessa atitude errada das concessionárias, o leitor entrou em contato conosco com a dúvida.

Consultando a Fiat, recebemos de Ricardo Dilser, da comunicação corporativa da empresa, a seguinte resposta:

“A especificação do óleo lubrificante do Fiat 500 equipado com motor Fire 1.4 Evo é o Selènia Performer 15W40 (base sintética), conforme indicação no Manual de Uso e Manutenção do Veículo.”

Então fica resolvida a questão, embora o representante da Fiat não tenha comentado sobre o que o consumidor deve fazer quando a concessionária colocar um óleo errado. Nós do NA recomendamos aos leitores usarem a indicação do manual do proprietário para ressaltar com grande ênfase que se o óleo colocado não for o correto, será exigida a retirada do óleo 5W30 e a colocação do 15W40.

  • Diggo

    Eu, como advogado, digo o que ele deve fazer. Procurar a concessionária e pedir todo o seu dinheiro de volta, pois o produto que venderam está em desacordo com o especificado no manual, ou seja, erro na prestação de serviço, que o CDC pune o fornecedor do serviço com a devolução integral corrigido. Se não fizer vai no Juizado Especial.
    Quando a possíveis danos no veículo, se ocorrer algumas coisa a empresa terá o ônus de provar que não foi em virtude do óleo.

    • bva

      Sem estress, o oleo 5W30 é superior ao 15W40.

      • Viníciusk

        Nada a ver. Esses números se referem apenas a viscosidade do óleo em baixa e alta temperaturas.

      • Maciel

        Esse óleo 5w30 ele tem um poder de penetração maior do que o 15w40, porem, em motores projetados para usar um óleo mais viscoso o óleo muito fino não lubrifica da mesma forma, então houve um desgaste a maior nesse motor, sendo assim a vida útil deste motor foi afetada.

    • gcarlos

      Se vc ler o manual direitinho, o fabricante geralmente dar 2 opções de óleo no caso da linha Fire 15w40 ou 10w40, se o cara puder ($$$) usa o 10w40 nesse caso, no caso de Evo usa 5w30 sem stress, e não é obrigado a usar o Selenia (até por q é bem mais caro, e com certeza não é obrigado ser o melhor do mercado, há outras opções) desde q não esteja na garantia. Na revenda q trabalho o pessoal usa muito mais o 15w40 por é bem mais barato e não tá fora das especificações. .
      No entanto se ele fizer questão pede a diferença de volta., já q tem o direito.

      • marcelpo

        O problema é quando eles cobram o mais caro e usam o mais barato!

  • Four Rings

    Lembrando que o óleo 5W30 no fim das contas possivelmente está "ok" pra esse modelo também. O que importa é a homologação, e não somente o manual, que pode estar desatualizado. Concordo sim que é uma vergonha não atualizarem o material, mas o óleo 5W30 é superior e pode ser usado se estiver homologado para ele, mesmo que isso não esteja sendo divulgado. A Fiat precisa melhorar sua comunicação interna urgentemente.

    • PONCIO PILATOS

      ce ta brincando véio, custo a acreditar no que estou lendo… absurdo.

    • CharlesAle

      O motor 1.4 fire evo tem de usar óleo de especificação 15W40,base sintética,devido a usar Variador de Fase,esse sistema pode ser prejudicado se trabalhar com óleo não recomendado!!!!!!!!!

      • Oba_

        Foi exatamente isto que o técnico do Senai disse pra mim na concessionária. Pior que o chefe da oficina estava do lado dele e nem deu bola.
        Se o pessoal do Senai sabe porque os próprios colaboradores que foram treinados teoricamente na fabrica não sabem?

        • TecoPadaratz

          A única coisa que eles sabem é que o 5W30 é mais caro que o 15W40…….

          Ou eu estou errado ?

          Congela a fiat !!!!!

          • sergiopsy

            Verdade o 5W30 é mais caro do que o 15W40. Pede ressarcimento. No caso ele deve ir as lojas que fez a revisão, fazer o orçamento com o preço dos dois tipos de óleo, em seguida apresenta o manual especifico do seu carro e cobre o valor pago a mais com os cupons ou notas fiscais em mãos.

          • Oba_

            Conheço concessionária que vende os dois exatamente pelo mesmo preço.

    • O fato do óleo ser 5w30 não diz que o óleo é superior, só diz a viscosidade que o óleo trabalha na fase quente e fria….

      • Four Rings

        Diretamente não diz, óbvio, mas neste caso específico é sim. Quanto ao variador de fase, não tem nada a ver. Centenas de modelos de carros pelo mundo têm variador de fase e usam óleo 5W30, 0W30, etc. Se tem algo errado aí, é c*gada de projeto, pode apostar. Motor moderno usando 15W40 é piada.

        • Edson Roberto

          E desde quando esse motor 1.4 8v é tão moderno assim?

          Ele é tão moderno quanto o Familia I da GM.

          • Oba_

            Pra mim o dia que esse familia 1 tiver variador de fase aí sim acho que poderá ser considerado tão moderno quando o Evo, pra mim potencia não tem nada a ver com modernidade.

            • Edson Roberto

              Para vc ver… mesmo tendo variador de fase, é o pior 1.4 do Brasil em performance e também "tem que ser usado" direito para obter boas médias de consumo. Ao contrário do 1.4 GM que representa tanto boa performance como bom consumo para diversos tipos diferentes de condutor.

          • Four Rings

            Edson nos anos 80 lá fora o óleo 05W30 já tava virando padrão. Esse 1.4 foi desenvolvido mais recentemente, não tem nem 1 década pra você ter ideia, o bloco dele é "novo" (o antigo 1.25 alargado). Insisto que a presença do variador de fase NÃO é desculpa, a menos que haja erro de projeto ou uma fabricação grotesca.

      • Marcos-DF

        O que torna o óleo 5w30 superior nesse caso é o fato dele ser 100% sintético como mencionado, e sendo sintético, completamente desenvolvido em laboratório, a quantidade de aditivos responsáveis pela limpeza, lubrificação e refrigeração do motor é muito maior, sem contar que é muito eficiente tanto em alta como em baixa temperatura, esta ultima principalmente, pois o mesmo por ter baixa viscosidade (5w) no momento da partida com motor frio atinge rapidamente todas as peças evitando assim o atrito entre as mesmas. Obviamente cada motor requer um óleo espeçífico, no caso do fire 1.4 8v o 15w40 semissintético basta, já o fire 1.0 8v requer o 5w30 sintético.

  • systechx

    Gente… Ou se coloca o óleo do manual ou superior! Existe muito mito sobre o óleo, como óleo mais grosso vedar vazamentos, óleo para altas quilometragens, etc… Quanto mais fino o óleo, melhor será a lubrificação na parte superior do cabeçote, menos atrito na hora da partida, mais desempenho e menor consumo!.. A FIAT está de parabéns por colocar um óleo de melhor qualidade, enquanto tem outras marcas colocando óleo mais grosso que o recomendado por economia….

    • Four Rings

      É que tem um problema: se o motor em questão não tiver boa vedação dos anéis, este óleo mais fino acaba sendo não apenas consumido, mas também contaminado pelos resíduos da queima. O duro é acreditar que em pleno 2013 algum motor não aceite um simples 5W30 (até Mille usa esse óleo!). Por isso acredito que ele seja homologado pro 1.4 8v sim, mas se não for, aí a coisa tá feia.

    • Viníciusk

      Óleo superior é uma coisa. Óleo ERRADO é outra.

      Se você usar um óleo mais fino do que o recomendado pelo fabricante, o óleo irá vazar para dentro da câmara de combustão, causando uma queima excessiva de óleo e contaminação do sistema.

      • West_falPG

        Esse povo gosta de falar que entende disso ou aquilo, principalmente quando se trata de automóvel. Fácil, quem vê o canal do ADG no YouTube, o dia-dia em uma oficina mecânica percebe quantas vezes ele ja falou do tema, inclusive com hangouts. Ele fala dessa ocorrência em usar óleos mais finos do que especificados…
        Óleo ideal, é aquele especificado no manual do proprietário e só… Foi com ele que o motor passou por longos testes antes de vir para as ruas.
        Colocam 5W30 porque é mais caro. É 100% sintético.
        Óleo 15W40, base sintético é semi-sintético.

        • CharlesAle

          Saiba que manuais já cometeram muitos erros,não podemos esquecer do Marea,que foi especificado para usar 20 w50 e trocar com 20 mil rodados,o resultado foi vários Marea com borra.O motor do Marea é ótimo,desde que se use o mesmo óleo da Europa,no caso um 5w30,e troque com no máximo 10 mil rodados,devido a gasolina Brasileira conter mais enxofre que a Européia,o que suja o óleo mais rapidamente,o mesmo caso se aplica ao motor Zetec 16 do escort,mondeo,excelente quando se 5w30 como na Europa/Eua,e amarrado com o óleo do Manual do proprietário…

          • Viníciusk

            Ok, manuais contém informações erradas, mas AS VEZES! Não se pode sair desconsiderando adoidado o que consta nos manuais. Você deve sim fazer exatamente como consta no manual, afinal de contas, não se sabe o comportamento e durabilidade de um motor a longo prazo sendo usado com óleo diferente do especificado.

            Desconheço o caso do Marea, mas mesmo que tenha sido assim, foi um caso isolado.

            • Edson Roberto

              Não, não foi caso isolado. Um dos maiores motivos que fizeram o Marea não ter boas vendas foi por culpa de motores fundindo devido ao excesso de borra.

              A manutenção era carissima (já que o motor tinha evoluções comparado aos rivais) e tudo isso matou o carro. Ele é um mtoro economico para a cilindrada, mas mal cuidado é só custo alto. Para se ter ideia, não é dificil encontrar quem fez retifica e pagou R$10000 por isso.

              • Viníciusk

                Quando eu disse "caso isolado" me referi ao Marea em si, e não à quantidade de Marea que deram problema, já que não é todo modelo de carro que tem um problema como esse.

                Lembro do problema com os Marea, mas o que desconheço é: o problema era a informação errada no manual mesmo, ou a caga*a era da concessionária ou do dono, que não faziam tudo que era necessário?

                • mho

                  Reza a lenda que os manuais dos modelos 1998 e 1999 estava descriminado que o óleo deveria ser trocado a cada 20 mil km ou 12 meses e esqueceram das condições severas, isto é, deveria ser trocado a cada 10 mil km ou um ano se rodar em pelo menos uma destas condições:
                  – Reboque de carretinhas;
                  – Estradas poeirentas, arenosas ou lamacentas;
                  – Motor que roda frequentemente em marcha lenta, condução em distâncias longas em baixa velocidade ou baixa rotação frequente ("anda e para" do tráfego urbano, táxis, entregas de porta em porta ou em caso de longa inatividade);
                  – Trajetos curtos (até 8 Km) com o motor não aquecido completamente.

                  Já no manual do Marea 2007 além de conter estas informações acima, eles recomendam trocar o óleo a cada 15 mil Km ou 7500 Km em condição severa.

        • sergiopsy

          Acho que se eles tivessem colocado um 10W40, ate que tudo bem, afinal o meu Polo indicam tanto o 15W40, quanto o 10W40, agora 5W30, acho que é fino ate demais para estes motores de 8v.

          • Four Rings

            O que interessa é o que está homologado. Pra você ter idéia, os motores Fire nos anos 80 já usavam óleo 5W30. Isso lá na Europa. Em pleno 2013 é uma insanidade ainda ter carro usando 15W40, a Fiat deve ter acertado esse 1.4 EVO bem nas coxas pra chegar a recomendar isso.

            • ChicoFCarvalho

              Exatamente. É por isso que várias montadoras têm a sua própria especificação de óleo. Por exemplo, a VW tem a 502 00, nela, vários tipos de classificação de viscosidade diferentes podem ser usadas, desde que previamente homologados pela VW. Há óleos que vão desde 0W30 até 10W40 podendo ser utilizados no mesmo motor. Basta ver na embalagem do óleo se ele atende esta especificação independentemente da especificação SAE ou API. Isto também facilita a introdução de novos óleos, mais modernos, sem a necessidade de atualização de manuais antigos.

          • Dragoniten

            "para estes motores de 8v"

            E desde quando o número de válvulas significa necessariamente que o óleo deve ser grosso. Os Rocam 1.0 e 1.6 utilizam 5w30 desde sempre e são 8v.

          • janduir

            Concordo também, no manual do Astra 2.0 8v diz que pode ser usado oleo 20w50 mais uns 2 que nao lembro e o 5w30. Talvez a Fiat errou em não recomendar o 5w30 ou no minimo atualizar as concessionárias…

        • velhomisantropo

          Falou besteira. Tem 5w30 mineral e sinteico. Achometro.

    • vinicius oliviera

      não exite essa de óleo melhor ou pior somente pela viscosidade, coloque um óleo fino de mais no seu motor pra ver que ele vai fumar e vazar óleo pra todo o lado, então o correto é usar o óleo especificado para cada motor, então repense o que vc falou pois cada motor tem um projeto diferente!!!

    • MM_

      Santa ingenuidade. A Fiat nao esta colocando óleo de melhor qualidade. As concessionarias estao vendendo óleo mais caro para os incautos.

    • Edson Roberto

      Ou superior…..
      Bem, eu vejo em manual que NÃO HÁ indicação desse tipo de oleo e ainda devo agradecer a marca? Ou ela conserta seu manual ou oferece o oleo correto. Simples assim.

      É o mesmo que eu colocar no meu carro oleos diferentes de 10w40 ou 15w50 (duas especificações homologadas) e colocar 0w30. Eu sigo no que em manual e depois de 95000km rodados, não tenho uma Borra ou problemas no motor.

      • Four Rings

        Então é melhor torcer pra que o manual esteja errado, porque o pior não é nem as concessionárias estarem colocando outro lubrificante, e sim os problemas de projeto maquiados com esse óleo mais viscoso. Não tem lógica alguma um motor com menos de 10 anos de projeto usar um óleo que foi abandonado em 99% dos atuais motores.

        • Edson Roberto

          Bem…. mesmo assim…
          Eu insisto que ainda deveria seguir o manual. Ou a Fiat arruma (se estiver errado) ou corrige nos concessionarios.

  • mgbalbo

    Agora não adianta chorar sobre o óleo colocado.

    • gcarlos

      ainda bem q não foi pelo derramado!

      • FlavioBlom

        Mas pode ter sido queimado!

  • anderson_sp

    Não acredito que usando um óleo mais fino como o 5w30 iria causar dano ao motor, no EVO 1.0 a descrição do Manual é 5w30 e esse é o mesmo bloco do 1.4, meio confuso o manual recomendar um óleo mais grosso e de base sintética.

  • Leandro1978

    Complicado. Essas mer**** de concessionárias fazem o que bem entendem, não seguem à risca o que manda o manual. Por isso tem que prestar atenção e exigir rigorosamente o que está nele, é direito do consumidor, que está pagando (caro) pelo serviço. Tenho um, justamente 8v, que está próximo da primeira troca, vou prestar atenção nisso.

  • Luciotz

    Passei por situação parecida com meu Palio Attractive 1.4.
    No manual cita o óleo 15w40, mas no site da Fiat e nas concessionárias a indicação é o 5w30.
    Entrei em contato com a Fiat e confirmaram que deve-se seguir o que está no manual.

    • Oba_

      O mais revoltante é a indiferença da fabricante com a negligencia. Eu mandei e-mail deixando bem claro que estava fazendo uma denuncia e a incompetente que respondeu disse que atualmente a Palio Wekend usa o 5W30 e não teve nem a capacidade de especificar a versão e motorização.

      • Luciotz

        Pois é… Olha neste link (site da FIAT): indica o óleo 5w30 para motor Fire 1.4, embora o manual do carro (mesmo o disponível no site) consta o 15w40. http://www.fiat.com.br/ja-tenho-um-fiat/servicos/

        • Oba_

          Que absurdo mas com certeza a pagina está desatualizada porque existia o Fire 1.4 que com certeza usa o 5W30 mas o Fire Evo 1.4 tem variador de fase e somente este motor recomendam usar o semi sintetico.

      • andresluzala

        Vc é do clube né, te conheço de la.

        Esse assunto do óleo é lamentável por parte da fábrica que insiste e fazer pouco caso.

        Uma coisa é certa, na teoria o 5w30 é superior, mas como já falaram e foi falado pra mim na época, o problema é que colocando um 5w30 ele não vai danificar de imediato, o que "pode" acontecer é a loooooongo prazo, um "possível" desgaste prematuro, se bem que eu não acredito nisso.

        O que pode dar B.O. futuro é essas trocas de especificação, horas 5w30 e horas 15w40, ou seja, se manter somente o 5w30 acredito que não tenha problemas.

        Porém o que não pode acontecer (era uma das minhas broncas com a Fiat) é essa falta de informação ou informações truncadas.

        • Oba_

          Exato de vez em quando entro lá, acho que o que você disse faz sentido.

  • Luiz_

    Exatamente o mesmo problema que tive com o meu Punto T-Jet. O 5w30 é bem mais barato, por isso que essas coisas acontecem…
    Incrível que aconteça até onde deveríamos ficar tranquilos com a manutenção dos nossos carros, na concessionária..

    • thales_sr

      5w30 não é mais barato que 15w40 não… Pelo menos, não é a regra.

      • Oba_

        Conheço concessionária que vende exatamente pelo mesmo preço.

    • Manoel F_T-Jet

      Mas o Punto T-Jet deve usar o 15W40, assim como meu Bravo.

  • Oba_

    Conheço concessionária que na entrega dos carros passa informação que todos os Fiat devem usar este óleo (5W30 sintetico)
    Imagine a situação: Se o nível do óleo baixar e o proprietário seguir a recomendação da concessionária e completar com este sintético o que pode acontecer com o motor?
    Se o manual recomenda 15w40 semi-sintético logicamente que o carro saiu de fábrica com este óleo. Como praticamente todas as concessionárias passam informação errada imagine a quantidade de Fiat com motor Evo 1.4 8v rodando com óleo misturado?
    Em conversa com técnico do Senai na concessionária o mesmo me disse que este motor especificamente deve usar o semi sintético 15W40 por causa do variador de fase.
    Já mandei e-mail para o fabricante e a incompetente que respondeu (mulher) teve a capacidade de dizer que atualmente o motor recomendado para o Palio Wekend é 5W30. Vou repassar este e-mail novamente para a fabrica reclamando a informação errônea.

  • Oba_

    Conheço concessionária que na entrega dos carros passa informação que todos os Fiat devem usar este óleo (5W30 sintetico)
    Imagine a situação: Se o nível do óleo baixar e o proprietário seguir a recomendação da concessionária e completar com este sintético o que pode acontecer com o motor?
    Se o manual recomenda 15w40 semi-sintético logicamente que o carro saiu de fábrica com este óleo. Como praticamente todas as concessionárias passam informação errada imagine a quantidade de Fiat com motor Evo 1.4 8v rodando com óleo misturado?
    Em conversa com técnico do Senai na concessionária o mesmo me disse que este motor especificamente deve usar o semi sintético 15W40 por causa do variador de fase.
    Já mandei e-mail para o fabricante e a incompetente que respondeu (mulher) teve a capacidade de dizer que atualmente o motor recomendado para a Palio Wekend (não teve a capacidade de especificar qual versão ou motorização) isto porque a minha dúvida nem foi direcionada a Wekend é 5W30. Vou repassar este e-mail novamente para a fabrica reclamando a informação errônea.

  • Oba_

    Conheço concessionária que na entrega dos carros passa informação que todos os Fiat devem usar este óleo (5W30 sintetico)
    Imagine a situação: Se o nível do óleo baixar e o proprietário seguir a recomendação da concessionária e completar com este sintético o que pode acontecer com o motor?
    Se o manual recomenda 15w40 semi-sintético logicamente que o carro saiu de fábrica com este óleo. Como praticamente todas as concessionárias passam informação errada imagine a quantidade de Fiat com motor Evo 1.4 8v rodando com óleo misturado?
    Em conversa com técnico do Senai na concessionária o mesmo me disse que este motor especificamente deve usar o semi sintético 15W40 por causa do variador de fase.
    Já mandei e-mail para o fabricante e a incompetente que respondeu (mulher) teve a capacidade de dizer que atualmente o oleo recomendado para a Palio Wekend (não teve a capacidade de especificar qual versão ou motorização) isto porque a minha dúvida nem foi direcionada a Wekend é 5W30. Vou repassar este e-mail novamente para a fabrica reclamando a informação errônea.

  • Viníciusk

    Por isso, não adianta: na hora da revisão tem que ir com o manual e tabela de preços retirada do site na mão, senão fazem besteira com seu carro e ainda te arrocham o bolso. Concessionária é uma droga!

    Não entendo como os fabricantes não ficam mais atentos a coisas como essas. Isso queima a imagem da marca.

  • tsayao

    Por acaso a concessionária fica em Joinville?
    Minha mãe tem um 500, acho que erraram o óleo também, vou conferir…

    • sir_bino

      sim, erraram. A Florença tá fazendo ******. Conferi na nota fiscal de revisao do 500 de casa e tão usando o Selenia Pure Energy 5W30. O carro ja ta com 20000 km. Será que pode ter ocorrido desgaste prematuro por rompimento do filme lubrificante na fase quente?

      • tsayao

        Pois é, conferi a nota fiscal e consta Selenia Pure K Energy.. óleo errado.. pra variar, Florença só faz )(#$*#)$ mesmo. No meu bravo erraram o lado do pneu, botaram o lado de fora para dentro e fizeram rodizio somente de um lado! Fora que os defeitos que reclamei não arrumaram nenhum..

  • Porto

    Também possuo um 500 Cult que acaba de passar pela primeira troca de óleo e sim, colocaram o óleo errado (5w30).

    Reparei pela descrição na nota de serviços ao final do procedimento que o óleo colocado era o Selènia K Pure Energy. Imediatamente alertei sobre a colocação do óleo incorreto (aviso esse feito antes mesmo do carro ser levado para a oficina, pois já houveram outros casos no 500 Clube, que frequento) e exigi a troca. Além disso, pude acompanhar essa nova troca de perto e foi colocado o Selènia Performer, que possui a especificação correta.

    A vantagem foi ter pago menos pelo serviço (um desconto de 65 reais), graças ao valor inferior do óleo mais barato.

    • CharlesAle

      Fez muito bem,o grande problema é prejudicar o variador de fase,mas a longo prazo,onde com certeza as CSSs faturariam alto na reparação da peça,que foi prejudicada por eles mesmos por usarem óleo inadequado!!!ou seja,nada mais que uma extorsão do dinheiro do cliente……

  • Cassianoccm

    Será que o Eber chegou a ter esse problema no 500 dele?

  • juca

    Isso não acontece só na Fiat não… Colega meu contou que a Nissan faz a mesma coisa. Um tonelzão de óleo vagabundo para todos os modelos de carro, nem oleo sintetico era.. Ele questionou e os caras falaram que a Fábrica mandou fazer assim… Ele resolveu levar o carro fora da concessionaria e perder a garantia do que o motor se destruir aos poucos. Ele ainda me relatou em uma ida em uma oficina para retificar o Corolla Fielder dele, se deparou com uma Ranger semi-nova sendo retificada porque a Ford não colocava o Óleo correto e o motor estou logo após o término da garantia… Portanto colegas, fiquem atentos ao óleo do motor do carro de vocês colocado na concessionária, independente de marca.

    • Castle_Bravo

      As concessionárias GM também usam o "tonelzão", mas nem por isso é pior, é o mesmo óleo vendido nos frasquinhos, ou ao menos é o que estava escrito no tonel quando eu li.

      • mho

        No meu Vectra é bem melhor o tonel do que aquele monte de frascos de um litro.

  • Leandro

    Essas concessionárias são fogo. Provavelmente o carro pode usar os 2 tipos de óleo (o fire 1.0 Evo utiliza essa especificação e tem arquitetura semelhante). Mas não é o recomendado e a autorizada deveria, no mínimo, seguir o que a fábrica recomenda. Esse pessoal da central de atendimento então…. só fazendo Ctrl+C e Ctrl+V dos manuais e não respondendo o que o consumidor precisa, nem indo atrás do problema…

  • João Cagnoni

    Tenho um Fire 1.0 (que era 15w40 antigamente) e passou a ser 5w30.Eles recomendam o 5w30 por poluir menos e melhorar um pouco o consumo, mas o ADG disse que este 5w30 simplismente não protege o motor e não é recomendado.

    • CharlesAle

      Se esse ADG disse isso,disse uma grande bobagem,a Honda usa agora 0W20 nos seus carros,e recomenda esse óleo mesmo para os Civic já bem rodados que vão para revisão,sem contar o new fiesta que usa 5W20,de fábrica e recomendado por toda vida útil(mais de 200 mil rodados)5w30 já é usado há bastante tempo no exterior,sem problema nenhum,se um motor já está muito rodado e já tem grandes folgas,o que acontece é que baixa muito o nível do óleo na vareta,já que há uma queima excessiva,e mesmo assim se o motor já estiver"rajando"e soltando tufos de fumaça,ou seja,precisa de retifica,esse ADG disse bobagem,ou sabe mais que toda indústria junta!!!

      • Viníciusk

        Eu vi esse vídeo do ADG, mas o contexto era outro. Ele se referia a usar óleo mais fino em motor que usa originalmente um óleo mais grosso. Aí sim não dá.

        Bota um 0w20 em um Uno Mille dos antigos que usavam 20w50 e ele vai sair "fumando" adoidado, hehehe.

        • Four Rings

          Galera, o Fire já usava 5W30 nos anos 80 pra vocês terem idéia. Já Mille antigo era Fiasa, usava 15W40 nas últimas unidades e até mais grosso antes. Hoje 99% dos carros saem de fábrica com 5W30 ou 0W30 no Brasil (e lá fora já era assim há 20 anos atrás!!).

          • Edson Roberto

            perfeito! Ess emesmo que o meu Ex-Uno 1995 ELX usava. Nesse caso podia ser uso mineral mesmo.

            Mas meu pai insistiu em fazer isso no Siena 2000 dele e nem devo dizer que teve borra e subia oleo….

          • Viníciusk

            Sim, mas em um daqueles Mille do início dos anos 90 que usavam 25w50 e 20w50, dá pra usar 0w30 ou 0w20 sem queimar óleo demais? Eu não sei, mas acho improvável. E acho que não dá para comparar os motores lá da Europa com os usados aqui. Aqui eles recebem várias "des-melhorias" para se adequarem ao padrão nacional.

            Enfim, se você tiver alguma informação adicional sobre isso e quer compartilhar, fico feliz em lê-la.

      • Wellington

        No manual do New Fiesta recomenda-se o 5W30, ouvi dizer antes de comprar que usaria esse óleo 5W20, mas no manual está muito bem especificado o 5W30. Será que a Ford não atualizou o manual? Vou entrar em contato com a central pra tirar essa dúvida.

        • a questão é que na ford EUA o óleo 5w30 está sendo substituído pelo 5w20 e que o tal manual do fiesta americano recomenda e em ultimo caso o 5w30.
          mas toda imprensa especializada informa 5w20, mas de fato no manual do brasil é 5w30

  • Fabio D.

    A Fiat errando a mão em óleo de seus carros?! Jura pra mim? Nossa, nunca esperaria isso… Falando sério, chega a ser ridículo que ela (ou seus representantes, que seja, foram mal treinados) deixe algo tão tosco mais uma vez detonar a imagem de durabilidade de seus produtos. Não são carros ruins, mas se perdem nesses episódios. É a terceira vez que vejo terem problemas com óleo. Tempra, Marea e, agora, 500.

  • ac_martins

    Empurrar o mais caro é absolutamente comum em concessionária. Na Honda está ocorrendo algo parecido: óleo 10W30 sendo substituído pelo 0W20, que não consta dos manuais de Fit e Civic até 2013.

  • W_Costa

    Nunca mais faço revisão na autorizada da Fiat (do meu Punto 1.4), prefiro seguir o manual e fazer em oficina de confiança supervisionando bem de perto, essa de deixar carro em CC e pegar só no outro dia pra trocar apenas óleo e filtro???? Quanto ao óleo no meu também colocaram 5W30 na primeira revisão, e disse a eles que o motor apresentava ruído quando ligo pela manhã depois que usei esse óleo, mesmo assim colocaram de novo essa bo*** de óleo e o problema continua, na próxima troca irei eu mesmo colocar o 15W40, por ser mais viscoso deva solucionar o problema do meu, CCs só pra passar raiva e sustentar corja de pilantras, sim me desculpem mas é isso mesmo, minha mulher tem uma moto, (Lead 110) que já passou por 3 revisões, sendo que na segunda deveriam ter trocado o filtro de ar, percebia que seu rendimento estava muito ruim, e descobri que nem mexeram no filtro, mesmo eu tendo pago na nota fiscal…., enfim…., CCs e oficina autorizadas nunca mais….

  • W_Costa

    Nunca mais faço revisão na autorizada da Fiat (do meu Punto 1.4), prefiro seguir o manual e fazer em oficina de confiança supervisionando bem de perto, essa de deixar carro em CC e pegar só no outro dia pra trocar apenas óleo e filtro???? Quanto ao óleo no meu também colocaram 5W30 na primeira revisão, e disse a eles que o motor apresentava ruído quando ligo pela manhã depois que usei esse óleo, mesmo assim colocaram de novo essa bo*** de óleo e o problema continua (me fizeram pagar e trocar o rolamento tensor da correia dentada à toa), na próxima troca irei eu mesmo colocar o 15W40, por ser mais viscoso deva solucionar o problema, CCs só pra passar raiva e sustentar corja de pilantras, sim me desculpem mas é isso mesmo, minha mulher tem uma moto, (Lead 110) que já passou por 3 revisões, sendo que na segunda deveriam ter trocado o filtro de ar, percebia que seu rendimento estava muito ruim, e descobri que nem mexeram no filtro, mesmo eu tendo pago o dito cujo na nota fiscal da revisão da autorizada da Honda…., enfim…., CCs e oficinas autorizadas nunca mais….

  • W_Costa

    Nunca mais faço revisão na autorizada da Fiat (do meu Punto 1.4), prefiro seguir o manual e fazer em oficina de confiança supervisionando bem de perto, essa de deixar carro em CC e pegar só no outro dia pra trocar apenas óleo e filtro???? Quanto ao óleo no meu também colocaram 5W30 na primeira revisão, e disse a eles que o motor apresentava ruído quando ligo pela manhã depois que usei esse óleo, mesmo assim colocaram de novo essa bo*** de óleo e o problema continua (mas antes me fizeram pagar e trocar o rolamento tensor da correia dentada à toa), na próxima troca irei eu mesmo colocar o 15W40, por ser mais viscoso deva solucionar o problema, CCs só pra passar raiva e sustentar corja de pilantras, sim me desculpem mas é isso mesmo, minha mulher tem uma moto, (Lead 110) que já passou por 3 revisões, sendo que na segunda deveriam ter trocado o filtro de ar, percebia que seu rendimento estava muito ruim, e descobri que nem mexeram no filtro, mesmo eu tendo pago o dito cujo na nota fiscal da revisão da autorizada da Honda…., enfim…., CCs e oficinas autorizadas nunca mais….

  • vinicius

    Se o 5W30 for API SL ou acima ñ tem problema, o ruim seria 20W50 SJ ou 10W30 base mineral SJ

  • Rodrigo

    Isso é comum também na rede chevrolet.
    Tomo como exemplo meus 2 carros: o Cruze e o Sonic.

    Ambos têm especificação sintético, 5W30 API SN, mas na primeira troca aos 5 mil km colocaram o 5W30 API SM e quiseram me cobrar como se fosse SN. Solicitei que fosse retirado e colocado o de especificação correta, tive quase que esfregar o manual do carro na cara do chefe de oficina pois estava relutante, dizendo que era a mesma coisa. E não é, apesar das viscosidades serem as mesmas, o nível de aditivação é superior na SN.

    Tem que ficar atento!

    • Gustavo

      Também tenho um Cruze, só que o meu é 2012/2012 e o manual fala do 5W30 SM sintético e algumas concessionárias no RJ querem colocar o SL que é inferior ao SM, já entrei em contato com a GM várias vezes e a Gm caga e anda para o assunto.
      Concessionária só serve para carimbar o manual e nada mais.

  • MarceloAmorim

    Foi por conta de erros nas especificacoes de óleo e intervalo de troca que o Marea 20v ficou com fama de bronqueiro.Daqui a pouco terá outro modelo da Fiat *****do tambem por erro primário da marca.

    • CharlesAle

      Exatamente,o Zetec é a mesma coisa,usando o óleo que é usado na Europa,5w30,o Zetec vira outro motor,mais solto,silencioso,no clube do escort vários usam e sempre falam que a melhora é notável…

      • Acport

        Tenho um Mondeo SW com mais de 220k km e uso o óleo recomendado no manual, 5W30. O carro melhora 100% com esse óleo. Quando comprei, aos 120k km, o dono anterior usava óleo para alta km 25W60, por "recomendação" do frentista, já que o motor tinha mais de 100 mil km. Essa é outra bobagem que é propagada e muitos acreditam. Como disseram anteriormente, não se deve mudar a viscosidade do óleo por tempo de uso.

        • 356

          O cara que "segue a recomendação do frentista" devia ter a carteira cassada e andar o resto da vida de onibus. Frentista, via de regra, é semi analfabeto, nao sabe nem porque carneiro caga em bolinha, que dirá recomendar óleo.
          Eu sempre uso óleo recomendado no manual do carro, independente do preço, prefiro gastar 100 reais a mais em cada troca, se rodar 100 mil km, ou dez trocas, teria gasto 1000 reais a mais, melhor do que ter que encarar um retifica de 5 a 10 mil reais.
          Economizar em óleo é economia porca.

  • andresluzala

    No clube eu tinha visto isso desde a primeira troca e inclusive criei o primeiro tópico sobre isso em abril de 2012, pois eram as mais diversas informações.

    CCS informava que pelo sistema deles podia usar o 5w30, a fiat horas falava que era 5w30 e horas 15w40 e o manual realmente informa o 15w40.

    A verdade que a Fiat é totalmente desorganizada com informações técnicas, e pior que as ccs juram de pé juntos que eles são treinados e que todas as informações e serviços prestados são orientação do fabricante….

    Sei que é…quando dá uma zica é um Deus nos acuda…

  • Louis

    A culpa é da concessionária, serviço porco. Ou é amadorismo, ou má fé.

  • Acport

    Estranha essa explicação da Fiat que não se deve usar óleo mais fino por causa do variador de fase. Tenho, além do Mondeo, um fluence cvt e o óleo que ele sai de fábrica é o 5W30, porém o manual especifica 10W40. Entretanto, existe no próprio manual a possibilidade do uso do 5W30. Basta pedir na revisão que eles utilizam o 5w30, e foi o que fiz.

  • experiencia mecanica

    Olha, posso estar errando por pouco nas especificações, mas esse problema acontece em todo o lugar:
    – no manual do carro esta: "usar somente sintético 5w20" na GB Cars eles colocam 15w40
    – no manual do Sentra 08 esta: "óleo sintético ou semi (não lembro) 5w30" nas concessionarias eles usam mineral 20w50
    e no caso do Sentra se você insistisse em colocar o indicado no manual eles falavam que você perdia a garantia do carro, alegando "o manual não foi tropicalizado"

    • Edson Roberto

      Eu faria é eles perderam MINHA GARANTIA e não voltaria mias na concessionaria. Eu confio mais no manual do que em um mecanico que coloca OLEO MINERAL em um motor moderno.

      • W_Costa

        Concordo plenamente e assino em baixo, e faco o mesmo, so assim quem sabe num futuro distante teremos servicos descentes, parece ate que esses mexanicos das autorizadas estao nos fazendo um favor penoso ao nos atender….

  • FlavioBlom

    Entendi… tipo alho e "olho", né?!

    • Manoel F_T-Jet

      óleo, corrigiu automaticamente….

  • Four Rings

    É justamente com o óleo mais grosso que teu motor vai bater de manhã. Ele demora mais pra lubrificar, é péssimo na fase fria. Acredito que teu problema seja outro heim, fique de olho.

    • W_Costa

      Sera mesmo, li nao lembro onde que o 5W30 tem uma tolerancia menor a temperatura em relacao ao 15W40, e onde moro (Para) ja viu… quente pra caramba, a impressao que tenho eh que o eixo de comando fica completamente seco gerando esse ruido, pois quando ligo o carro com motor quente esse ruido nao ocorre e apos atingir a temperatura de trabalho ele para, como falei antes vou tentar usar o 15W40 na proxima troca pra ver como fica, afinal tambem eh recomendado para o Fire 1.4 no manual e por ser mais viscoso demore mais para escorrer para o carter a agregando nas partes superiores do motor nao o deixando totalmente seco, enfim…, quando ele era novo isso nao acontecia, apos a primeira troca de oleo que fiz comecou esse ruido pela manha, de qualquer forma agradeco sua opiniao.

  • Antonio JS

    Foi assim que surgiram os problemas no gol g5

  • gracinha então

    Óia, eu uso o ôio que eu quizé, e ninguein tem nada à ver com meu zóio.

    • Viníciusk

      Construtivo…

  • Junior

    Essa é uma questão interessante.
    Estou em Londres a um mês. Tenho andado no carro de um colega aqui. Um Fiat 500 1.4 16V 100 HP Start&Stop.
    Muito legal o carro. Dei uma olhada no manual dele e consta que deve utilizar o óleo sellenia SAE 5W-40 sintético (9.55535-S2).
    Interessante que tem a versão a diesel aqui tb, já este utiliza o óleo sellenia SAE 5W-30 (9.55535-S1).
    O que noto aqui é que os carros são muito barulhentos. Aqueles barulhos tipicos que estão aparecendo agora em todos os carros no brasil (tipo motor grilando).
    Todos os carros aqui fazem essa barulho. Desde Golfs 1.9, 500 até Porches e Subarus.
    Esse Fiat 500 que ando faz uma média de 24km/l.
    O problema do Brasil é a gasolina!

    • mho

      Bravo.

  • Binho

    O 15X40 performer, é mais caro que o 5X30 uns 8 reais!

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