Fiat 500 1.4 8v: confusão no óleo usado concessionárias

fiat 500 cabrio 1

Recebemos do leitor Fernando a informação de que tanto ele como outros proprietários de Fiat 500 estão tendo problemas nas revisões em concessionárias da marca.

No caso das versões com motor 1.4 8v, o manual do proprietário informa que o óleo a ser usado é o de base sintética (15W40) API SL FIAT 9.55535.

Já no motor 1.4 16v o motor deve receber óleo sintético 5W30. Estas informações também estão disponíveis no manual online do modelo, que se encontra à disposição no site da Fiat.

Verificando as notas fiscais de troca de óleo de 7.500, 15.000 e 22.500 km de seu veículo, o Fernando notou que a concessionária colocou óleo 5W30 todas as três vezes.

Em contato com as concessionárias (ele realizou os serviços em lojas distintas), foi informado por todas que tratava-se de uma recomendação interna da Fiat. Mas em contato com a central de atendimento L’único, confirmaram que o óleo correto para esse motor é o Selênia 15W40 e que as concessionárias colocaram o de especificação incorreta.

Na revisão dos 30.000 km, nova surpresa – apesar de o Fernando avisar previamente, colocaram novamente o óleo 5W30. Na ocasião, depois de muita discussão, aceitaram trocar pelo que o manual especificava – o 15W40. Então por causa dessa atitude errada das concessionárias, o leitor entrou em contato conosco com a dúvida.

Consultando a Fiat, recebemos de Ricardo Dilser, da comunicação corporativa da empresa, a seguinte resposta:

“A especificação do óleo lubrificante do Fiat 500 equipado com motor Fire 1.4 Evo é o Selènia Performer 15W40 (base sintética), conforme indicação no Manual de Uso e Manutenção do Veículo.”

Então fica resolvida a questão, embora o representante da Fiat não tenha comentado sobre o que o consumidor deve fazer quando a concessionária colocar um óleo errado.

Nós do NA recomendamos aos leitores usarem a indicação do manual do proprietário para ressaltar com grande ênfase que se o óleo colocado não for o correto, será exigida a retirada do óleo 5W30 e a colocação do 15W40.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias 500

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.