Fiat Hatches Manutenção

Fiat 500 1.4 8v: confusão no óleo usado pelas concessionárias

Fiat 500 1.4 8v: confusão no óleo usado pelas concessionárias

Recebemos do leitor Fernando a informação de que tanto ele como outros proprietários de Fiat 500 estão tendo problemas nas revisões em concessionárias da marca. No caso das versões com motor 1.4 8v, o manual do proprietário informa que o óleo a ser usado é o de base sintética (15W40) API SL FIAT 9.55535. Já no motor 1.4 16v o motor deve receber óleo sintético 5W30. Estas informações também estão disponíveis no manual online do modelo, que se encontra à disposição no site da Fiat.


Verificando as notas fiscais de troca de óleo de 7.500, 15.000 e 22.500 km de seu veículo, o Fernando notou que a concessionária colocou óleo 5W30 todas as três vezes. Em contato com as concessionárias (ele realizou os serviços em lojas distintas), foi informado por todas que tratava-se de uma recomendação interna da Fiat. Mas em contato com a central de atendimento L’único, confirmaram que o óleo correto para esse motor é o Selênia 15W40 e que as concessionárias colocaram o de especificação incorreta.

Na revisão dos 30.000 km, nova surpresa – apesar de o Fernando avisar previamente, colocaram novamente o óleo 5W30. Na ocasião, depois de muita discussão, aceitaram trocar pelo que o manual especificava – o 15W40. Então por causa dessa atitude errada das concessionárias, o leitor entrou em contato conosco com a dúvida.

Consultando a Fiat, recebemos de Ricardo Dilser, da comunicação corporativa da empresa, a seguinte resposta:


“A especificação do óleo lubrificante do Fiat 500 equipado com motor Fire 1.4 Evo é o Selènia Performer 15W40 (base sintética), conforme indicação no Manual de Uso e Manutenção do Veículo.”

Então fica resolvida a questão, embora o representante da Fiat não tenha comentado sobre o que o consumidor deve fazer quando a concessionária colocar um óleo errado. Nós do NA recomendamos aos leitores usarem a indicação do manual do proprietário para ressaltar com grande ênfase que se o óleo colocado não for o correto, será exigida a retirada do óleo 5W30 e a colocação do 15W40.

Fiat 500 1.4 8v: confusão no óleo usado pelas concessionárias
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email