
A Fiat decidiu dar uma nova vida ao icônico 500 com a chegada de uma versão híbrida leve que estreia no Reino Unido no meio do ano que vem, segundo a revista Autocar.
Apesar da aparência idêntica ao 500e elétrico, o novo 500 Hybrid traz de volta o motor a combustão, acompanhado por um sistema híbrido de 12V, com foco exclusivo em eficiência urbana.
O conjunto mecânico é composto por um motor 1.0 de três cilindros, que entrega 64 cv e envia a força às rodas dianteiras por meio de um câmbio manual de seis marchas.
Com esse desempenho modesto, o pequeno hatch acelera de 0 a 100 km/h em 16,2 segundos, enquanto a versão conversível precisa de 17,3 segundos.
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A velocidade máxima é limitada a 154 km/h, e o consumo médio declarado é de 22,5 km/l.
Segundo a Fiat, o foco está na praticidade e economia para o dia a dia nas cidades, mantendo a proposta de ser um carro acessível, carismático e funcional.
Apesar da mecânica simples, o 500 Hybrid traz muitas mudanças em relação ao antigo modelo térmico.
A maior delas é a plataforma, agora compartilhada com o 500e elétrico, numa decisão inusitada da marca para evitar custos de readequação às novas exigências de segurança cibernética da União Europeia.

Atualizar a estrutura antiga, usada há 17 anos, sairia caro demais, e a solução mais viável foi adaptar o chassi do elétrico para receber um motor a combustão.
Visualmente, a única diferença entre o híbrido e o elétrico é a grade frontal redesenhada, que serve para direcionar ar ao motor a combustão.
Por dentro, o painel também é idêntico ao do 500e, com destaque para a central multimídia de 10,25 polegadas e console elevado com alavanca de câmbio ao lado do volante.
O novo modelo será oferecido em carroceria hatch e conversível, mantendo a versatilidade já conhecida.

Com o lançamento, a produção do 500 Hybrid será transferida da fábrica de Tychy, na Polônia, para Mirafiori, na Itália — a mesma planta onde é montado o 500e.
A decisão visa aumentar o volume na fábrica italiana, que sofreu paralisações frequentes em 2024 por conta das vendas abaixo do esperado do 500e e da versão esportiva Abarth 500e.
Segundo o CEO da Fiat, Olivier François, o retorno de um modelo a combustão na linha 500 mostra que a marca quer continuar relevante diante das mudanças do mercado.
A expectativa da montadora é produzir mais de 100 mil unidades por ano, incluindo versões com volante à direita, cujas entregas devem começar em abril.
Com isso, a Fiat tenta equilibrar a transição para o elétrico com a realidade de um público que ainda busca opções híbridas ou a combustão — especialmente em mercados onde a eletrificação total avança em ritmo mais lento.
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