Ducato 2.3 Multijet: Especificação do óleo pode ser errada

fiat ducato 2018 1

Lembra do caso da Fiat e a mudança do fornecedor de óleos lubrificantes da marca italiana? Então, agora é a vez do lubrificante dos veículos comerciais da marca não corresponderem aos dos parceiros de projeto.

Neste caso, estamos falando dos utilitários comerciais Fiat Ducato, Peugeot Boxer e Citroën Jumper. Para quem não sabe, os dois últimos são variantes do modelo italiano, todos os três são o mesmo modelo, apenas mudando o visual frontal e alguns detalhes internos.

O nosso leitor Bruno Felipe expôs sua desconfiança em relação ao óleo correto para a versão com motor 2.3 turbo diesel do Fiat Ducato 2024, que difere do seu Peugeot Boxer 2.3.

Na hora da compra do Peugeot Boxer, Bruno ganhou 2 litros de óleo 5w30 originais da Peugeot. Depois de um tempo, ele ficou sabendo de problemas em motores 2.3 Multijet, como consumo excessivo, motor fumaçando, problemas de bico, entre outros. Detalhe, todos são Fiat Ducato 2.3.

Bruno verificou então o manual da Fiat Ducato e lá constava a recomendação de usar óleo 15w30, como especificação indicada ser usada, mas no seu Boxer a recomendação era diferente, era 5w30 ou 10w30.

Ele perguntou então na concessionária Peugeot e ninguém sabia de nada, sendo que o seu Peugeot Boxer já tinha tido o óleo trocado três vezes e sem quaisquer problemas.

Então, a Fiat está oferecendo aos clientes da Ducato 2.3 o óleo do motor 2.8? Segundo o que Bruno comentou, os problemas que ele citou são oriundos da utilização de óleo errado no motor. No caso, como todos são Fiat Ducato, fica evidente que a Fiat se enganou na hora de indicar o lubrificante para o modelo com motor 2.3.

Quem tem um Ducato 2.3 Multijet é bom ficar esperto e procurar se informar sobre esse detalhe. Bruno ainda diz que já ouviu comentários sobre um possível recall da Fiat por causa desse problema.

Agradecemos ao Bruno Felipe pelas informações.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X