Fiat é marca mais vendida da Stellantis no mundo, graças ao Brasil

fiat strada 2024 milazzo santos (1)fiat strada 2024 milazzo santos (1)

A Fiat demorou quase duas décadas para realmente incomodar a concorrência no Brasil e muito tempo depois disso, é que obteve a liderança de mercado, que agarrou tão firmemente que não largou até hoje.

Mas, liderar no Brasil significa para a Fiat estar na ponta quando se trata do grupo Stellantis, onde a marca italiana só é a mais vendida por conta do mercado brasileiro, onde tem ampla vantagem sobre VW e GM.

Com 14 marcas, a Stellantis viu a Fiat emplacar 1,35 milhão em 2023, sendo 12% maior que em 2022. Ela lidera somente em quatro países, sendo eles Brasil, Itália, Turquia e Argélia, tendo market share de 21,8%, 12,8%, 15,7% e 78,6%, respectivamente.

Aqui, a Strada é o grande destaque da Fiat e do mercado, com mais de 120 mil vendidas em 2023. A marca também emplacou bem Argo, Mobi e Toro, produtos localizados que a montadora desenvolveu exclusivamente para a região.

O foco em atender somente os compradores da região, fez com que a Fiat no Brasil se distanciasse enormemente da matriz italiana, tendo no Fiat 500 o único carro comum. Voltar-se para o mercado local, foi o caminho para o sucesso da Fiat.

Na área comercial, a Fiat tem similaridades nas duas regiões, com Scudo e Ducato, mas tendo a Fiorino localizada como um produto de alto volume. Com isso tudo, a marca tem no Brasil seu maior mercado no mundo.

Apesar da comunalidade de plataformas da Stellantis, a Fiat deve manter-se bem naturalizada no Brasil nos próximos anos, já que a receita de regionalização deu muito certo e não há motivo para mudar.

Enquanto na Europa o foco é eletrificação plena a partir de 2027, no Brasil, a hibridização flex será a tecnologia que a Fiat se apoiará firme nos próximos anos. Ainda assim, espera-se que pelo menos o Novo Panda amplie a sinergia entre Brasil e Itália.

google news2COMPARTILHE
Twitter FacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X