Fiat estaria preparando um carro elétrico de baixo custo e peso bem reduzido

fiat logo 3
fiat logo 3

O Euro 7 e os carros chineses estão colocando em questão os esforços dos fabricantes europeus em investir em automóveis pequenos para atuar no mercado de massa do bloco, uma vez que a pressão aumenta sobre os custos.

Considerando o cenário atual, a Fiat estaria desenvolvendo um projeto de carro elétrico bem leve e compacto, que teria no baixo custo de desenvolvimento e produção, a arma para custar menos e “vencer” as condições atuais do mercado europeu.

Segundo a revista britânica Auto Express , a Fiat estaria interessada na categoria de nível L7, sendo veículos “cuja massa em vazio não ultrapassa 400 kg, excluindo a massa das baterias no caso de veículos elétricos, e cuja potência nominal máxima contínua não excede 15 kW (20,1 cavalos).”

nissan sakura toldo 1
nissan sakura toldo 1

Isso colocaria o novo carro da Fiat entre o Fiat Topolino atual e o Fiat 500, provavelmente sendo algo mais próximo de um Renault Twingo da atual geração, ainda que bem mais espartano.

Veja também

Esse Fiat de baixo custo também ficaria abaixo do primo Leapmotor T03 e mesmo do Dacia Spring, nosso Renault Kwid E-Tech, mas também não seria nada como um Mobi elétrico, por exemplo. A Fiat, por meio de Gaetano Thorel, sugere um kei car japonês como referência.

Todavia, no âmbito do mercado europeu, parece estranho um carrinho elétrico desse porte intermediário, que pareceria mais com um Ligier francês, por exemplo, do que com um kei car. Deve-se lembrar que as vendas desses veículos aumentaram nos últimos anos.

ligier myli 2025 1
ligier myli 2025 1

Aqui, trata-se de um minicarro que pode levar até quatro pessoas, algo que a Fiat e a Stellantis não possuem e que se enquadra na categoria europeia de quadriciclo, o famoso “papa-reforma”, um termo para carro de aposentado (reformado) em Portugal, por exemplo.

Com preço em torno de € 16.000, um Ligier Myli seria mais ou menos a proposta da Fiat, com um pequeno motor e permissão para que menores de 18 anos possam dirigir sem uma licença de condução, limitando a velocidade a 45 km/h.

Tal como nos quadriciclos, a Fiat poderia ter ainda uma variante dessa proposta com limite em 80 ou 90 km/h, já para condutores habilitados em categorias acima.

 

 

📣 Compartilhe esta notíciaXFacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.