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A Itália sempre foi uma porta aberta para carros chineses no âmbito da União Europeia, com a DR Motor sendo a maior expoente desse movimento, que já teve polêmica envolvendo a Fiat e a GWM.
Mas, os ventos que agitaram uma Itália que, no passado, contribuiu para o mundo automotivo da URSS e do Pacto de Varsóvia, agora novamente levam carros de fora para a Península Itálica.
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Novamente chineses, mas dessa vez, não por uma importadora ou representante local, mas pela principal empresa automotiva do país, a Stellantis, que tem na Fiat seu principal braço por lá, além de Alfa Romeo, Lancia, Maserati e indiretamente a Ferrari.
Após aquisição de parte das ações da chinesa Leapmotor, que serão fabricados na Itália, segundo o jornal Corriere de la Sera. Os carros elétricos da marca serão feitos em Mirafiori, perto de Turim.
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Os planos da Stellantis são para produção em 2026 com volume inicial de 150.000 unidades, com até 500.000 anuais em 2030. O volume é mais expressivo que os atuais da Leapmotor, que em 2023 vendeu somente 111 mil carros pelo mundo.
Carlos Tavares, CEO da Stellantis, já havia avisado que a produção da Leapmotor na Europa seria viável: “Se tivermos a oportunidade de produzir modelos Leapmotor em Itália, faremos”.
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Tavares completou: “Se fizer sentido do ponto de vista econômico, seria uma grande oportunidade para o mercado europeu.” Isso significa que, além da gama de modelos elétricos do próprio grupo, a Stellantis jogará do outro lado com uma chinesa.
Estar em lados opostos de uma disputa materializada na Europa é uma vantagem para o grupo, que pode ainda inspirar outros a fazer mesmo. Com 51% das ações da Leapmotor, a Stellantis pode ou não suar a tecnologia da marca chinesa.
Isso porque a empresa já investiu bilhões de euros em plataformas como CMP, EMP e STLA, pavimentando o caminho para a eletrificação.
[Fonte: Corriere de la Sera]
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