É esperado dele ser o carro elétrico mais barato da Stellantis e possivelmente da Europa, mas o peso sobre o Fiat Grande Panda vai mais além, já que é o começo da mudança mais importante na marca italiana, desde os tempos do Uno.
Em Kragujevac, na Sérvia, a antiga fábrica da Zastava, a mesma que fez o icônico Yugo nos anos 80, agora inicia a produção de mais um carro popular, o Fiat Grande Panda em sua versão elétrica.
Com visual pixelado, o Fiat Grande Panda elétrico aparece entre os sérvios para abastecer toda a Europa e, assim, dar combate aos chineses e também aos romenos, na luta pelo consumidor que busca um carro elétrico barato, antes de tudo.
Aleksandar Vučić, Presidente da República da Sérvia, discursou: “este é um grande dia para a Sérvia. A fábrica da gigante automóvel ‘Stellantis‘ em Kragujevac permitir-nos-á tornar-nos num dos principais fabricantes de veículos elétricos, o que mudará a face da Sérvia e com a qual daremos um salto quântico para o futuro. Isto altera a nossa economia e os padrões ambientais, bem como os nossos planos estratégicos quando se trata de energia. Hoje começa uma nova era para nós”.
A importância para os servos é ainda maior, haja visto que o Fiat Grande Panda é o pai de uma nova família de carros compactos e talvez um deles, senão todos, será feito também no país eslavo dos Balcãs.
O evento, com a presença de Carlos Tavares, CEO da Stellantis, foi também um tanto desafiador, já que a animosidade do governo italiano para com o grupo está em um nível elevado.
As críticas quanto a produção de carros de marcas nacionais em outros países gera um arco voltaico em Roma, quando o assunto é Stellantis. Seja como for, o Fiat Grande Panda é sérvio e parte para outra briga, essa bem mais difícil…
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