Fiat Grande Panda estreará motor somente a gasolina no segundo semestre; hatch será o sucessor de Argo e Mobi no Brasil

grande panda pop 12
grande panda pop 12

Produzido na Sérvia e em breve na Argélia, o Fiat Grande Panda se prepara para sua versão mais esperada por muita gente na Europa, abastecida somente com gasolina e sem recursos eletrificados que tanto se exigem dos carros atuais por lá.

Segundo rumores na França, a Stellantis prepara o Grande Panda 1.2 Turbo (THP) para chegada ao mercado europeu antes de 2026 e ele empregará a mesma arquitetura vista em outros modelos da base Smart Car.

grande panda pop 8
grande panda pop 8

O propulsor é o conhecido EB de origem PSA, aquele vendido aqui a bordo do Citroën C3 1.2 e do Peugeot 208 1.2, porém, com turbocompressor e injeção direta de combustível, no caso, gasolina.

Todavia, esse motor será oferecido apenas com uma caixa manual de seis marchas, entregando 100 cavalos e um bom torque em baixa rotação, garantindo um desempenho satisfatório para um pequeno de 3,99 m de comprimento.

grande panda pop 3
grande panda pop 3

O foco é buscar preço e por isso, nada de MHEV ou BEV nessa proposta, com produção que deve ser iniciada nos próximos meses na Sérvia e ser replicada na Argélia também.

E aqui? O Grande Panda – com outro nome – tem tudo para emplacar e reforçar o espírito de família da Fiat, substituindo assim o Argo, o Mobi e possivelmente o Pulse, racionalizando o portfólio.

grande panda pop 2
grande panda pop 2

Isso porque a Fiat terá ainda mais dois SUVs, um de porte maior e sete lugares, enquanto outro em estilo fastback, ambos sobre a mesma Smart Car.

Assim, o Grande Panda (chamado Uno ou Argo…) poderá exercer alguns papéis na linha de entrada, deixando a Citroën se reerguer com o verdadeiro “Uno” da Stellantis, o C3.

grande panda pop 6
grande panda pop 6

Com a Nova Strada “Panda”, maior e com cabine dupla para pegar Udara e outras, a Fiat se concentra numa gama mais enxuta e versátil.

Esse carro, por aqui, pode começar tanto com os motores 1.0 e 1.3 aspirados, quanto com o 1.0 Turbo e uma variante BEV.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X