
Atualmente produzido em Kragujevac, na Sérvia, o Fiat Grande Panda logo será também feito na África, mais precisamente na Argélia, onde atuará numa região que vem assumindo o protagonismo continental em produção voltada para a Europa e mercados locais.
Segundo o jornal italiano Milano Finanza, o Grande Panda será fabricado no país do Magreb a partir de dezembro, conforme revelação feita durante o evento “Technology Days” na Argélia, promovido pela Embaixada da Itália.
Neste evento, foi anunciado o iminente início da produção de um novo modelo da Fiat em Oran, sendo um modelo com base na plataforma modular Smart F1-H, ou seja, o Grande Panda como código do projeto.
A Fiat já confirmou que o Grande Panda será um carro global da marca e que será produzido em fábricas de diversos países. Por seu porte, pode ser até que a Fiat retorne à Índia, onde nunca teve carros abaixo de 4,00 m, beneficiados por impostos menores.
Pelo que se sabe, na fábrica da Argélia, as fases de pré-produção e os procedimentos de homologação já teriam se iniciado em preparação para o lançamento do Grande Panda no mercado local.
Além disso, a produção do Grande Panda será destinada principalmente ao norte da África (Magreb) e não está prevista uma compensação para os atrasos ocorridos na fábrica sérvia, excluindo assim as exportações para a Europa.
Com essa iniciativa, a Stellantis reforça sua presença nessa região que vem aumentando as vendas de carros nos últimos anos a ponto de os fabricantes internacionais instalarem fábricas no país, assim como na vizinha Tunísia e no Marrocos.
A expansão industrial da Fiat na Argélia será significativa se outros derivados do Grande Panda forem feitos lá, com o apoio de estratégia local, especialmente com a possível introdução de tecnologias como a MHEV de 12 volts para reduzir consumo e emissão.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!