Fiat lança triciclo elétrico de carga para países da África e Oriente Médio; Tris recorda clássicos italianos de três rodas

fiat tris 1
fiat tris 1

É impossível olhar para o novo Fiat Tris e não recordar dos clássicos triciclos italianos do pós-guerra, que ajudaram a reconstruir a Itália e que chegaram ao Brasil, sendo hoje veículos cult notadamente convertidos em food trucks elegantes em aeroportos e shoppings.

Mas, assim como os Piaggio Ape e Vespacar, o Fiat Tris tem a missão de ser um pequeno veículo de carga de baixo custo e direcionado para mercados da África e Oriente Médio.

Tal como na Itália do pós-guerra, carente de recursos, o foco do Tris é exatamente atender regiões que necessitam de transportes baratos para mover suas economias.

fiat tris 2
fiat tris 2

Olivier François, CEO da Fiat e Diretor Global de Marketing da Stellantis, comenta: “O Tris é muito mais do que um novo veículo: é um avanço na forma como pensamos sobre mobilidade urbana. Nascido da criatividade italiana do Centro Stile e projetado para responder às necessidades da vida cotidiana”.

François amplia: “Com o crescimento das cidades e a urgência de soluções de transporte limpas e acessíveis, vimos a oportunidade de oferecer algo radicalmente simples e profundamente útil. O Tris responde a essa necessidade oferecendo aos trabalhadores independentes, pequenas empresas e comunidades carentes uma ferramenta acessível e com zero emissões para crescer”.

O executivo finaliza: “Com sua estreia no Oriente Médio e na África, o Tris está pronto para transformar a mobilidade da última milha, abrindo novas portas para a inclusão social e o empoderamento econômico. E acreditamos que seu potencial vai muito além: a Europa pode ser a próxima parada, porque esta solução inteligente e sustentável fala uma linguagem universal.”

fiat tris 3
fiat tris 3

Com 3,17 m de comprimento e raio de giro estreito (3,05 metros), o Tris é perfeito para se movimentar com agilidade pelas ruas estreitas da cidade.

O espaço de carga é generoso, com cerca de 2,25 m² de espaço útil e capacidade para transportar um palete europeu, mas com baú fechado, oferece até 3,00 m³ de volume.

O Tris possui um peso total em solo de 1.025 kg e uma carga útil máxima aprovada de 540 kg, tendo ainda bateria de 6,9 kWh que garante autonomia de 90 km no ciclo WLTP.

Indo de 0 a 80% da carga em apenas 3,5 horas, ele atinge uma carga completa em 4 horas e 40 minutos usando uma tomada doméstica normal.

Seu motor elétrico tem 12 cavalos e 4,6 kgfm, movendo-o até 45 km/h, não exigindo assim licença para dirigir. O veículo tem pneus de 12 polegadas adequados para ambientes urbanos e rurais.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X