É impossível olhar para o novo Fiat Tris e não recordar dos clássicos triciclos italianos do pós-guerra, que ajudaram a reconstruir a Itália e que chegaram ao Brasil, sendo hoje veículos cult notadamente convertidos em food trucks elegantes em aeroportos e shoppings.
Mas, assim como os Piaggio Ape e Vespacar, o Fiat Tris tem a missão de ser um pequeno veículo de carga de baixo custo e direcionado para mercados da África e Oriente Médio.
Tal como na Itália do pós-guerra, carente de recursos, o foco do Tris é exatamente atender regiões que necessitam de transportes baratos para mover suas economias.
Olivier François, CEO da Fiat e Diretor Global de Marketing da Stellantis, comenta: “O Tris é muito mais do que um novo veículo: é um avanço na forma como pensamos sobre mobilidade urbana. Nascido da criatividade italiana do Centro Stile e projetado para responder às necessidades da vida cotidiana”.
François amplia: “Com o crescimento das cidades e a urgência de soluções de transporte limpas e acessíveis, vimos a oportunidade de oferecer algo radicalmente simples e profundamente útil. O Tris responde a essa necessidade oferecendo aos trabalhadores independentes, pequenas empresas e comunidades carentes uma ferramenta acessível e com zero emissões para crescer”.
O executivo finaliza: “Com sua estreia no Oriente Médio e na África, o Tris está pronto para transformar a mobilidade da última milha, abrindo novas portas para a inclusão social e o empoderamento econômico. E acreditamos que seu potencial vai muito além: a Europa pode ser a próxima parada, porque esta solução inteligente e sustentável fala uma linguagem universal.”
Com 3,17 m de comprimento e raio de giro estreito (3,05 metros), o Tris é perfeito para se movimentar com agilidade pelas ruas estreitas da cidade.
O espaço de carga é generoso, com cerca de 2,25 m² de espaço útil e capacidade para transportar um palete europeu, mas com baú fechado, oferece até 3,00 m³ de volume.
O Tris possui um peso total em solo de 1.025 kg e uma carga útil máxima aprovada de 540 kg, tendo ainda bateria de 6,9 kWh que garante autonomia de 90 km no ciclo WLTP.
Indo de 0 a 80% da carga em apenas 3,5 horas, ele atinge uma carga completa em 4 horas e 40 minutos usando uma tomada doméstica normal.
Seu motor elétrico tem 12 cavalos e 4,6 kgfm, movendo-o até 45 km/h, não exigindo assim licença para dirigir. O veículo tem pneus de 12 polegadas adequados para ambientes urbanos e rurais.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!