Fiat Mille Economy 2009 a 2013 (avaliação completa)

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O Fiat Mille Economy é o novo nome do carrinho popular da Fiat, trazendo novidades da linha 2009 e um novo nome.

O sucessor do Fiat 147 terá de suar para se manter bem nas vendas, pois outros modelos são tão baratos como ele, como o Effa M100, e outros são mais econômicos, como o Kia Picanto.

Claro que o nome da marca italiana e a facilidade na manutenção continuarão o ajudando por muito tempo.

A linha 2009 do Mille está ganhando eficiência sem perder potência. Recebeu diversas alterações mecânicas. Entre elas, a injeção seqüencial de combustível na partida, que enche um cilindro por vez.

A modificação poderia reduzir a potência, mas algumas coisas foram feitas para compensar essa perda, como por exemplo a redução de peso das válvulas e bielas, fazendo com que o motor rode mais facilmente e mais leve.

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O desempenho do Fiat Mille Economy 2009 também melhora por causa de um novo coletor do escapamento.

Com perdas de carga menores, ele deixa a mistura ar-combustível mais limpa, pois elimina os gases da queima de forma mais eficiente.

O óleo ficou menos viscoso, para reduzir o atrito entre as peças do motor, a relação da quinta marcha mudou, ficando mais longa. Quando pensamos nessas mudanças vemos que o Mille Economy 2009 não é apenas uma nova versão em sentido estético.

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Outra coisa alterada foi a marcha lenta, que passou de 850 para 750 RPM, diminuindo o consumo quando você está com o carro parado em um cruzamento ou engarrafamento.

O pneu ficou 5% mais leve e a suspensão recebeu alterações que diminuem a resistência ao rolamento, melhorando o consumo.

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Uma alteração existente no painel já vem sendo comentada aqui no NA a um bom tempo. O tal do econômetro do Uno , que ajuda o motorista a forçar menos o carrinho, conduzindo ele apenas em faixas econômicas de condução. A idéia é ficar o máximo dentro do verde possível.

A revista Auto Esporte fez uns testes com o Mille Economy 2009 para ver se o modelo ficou mais econômico mesmo. O carro foi conduzido por 5,7 quilômetros, mantendo a velocidade entre 50 e 60 km/h e a marcha em quarta ou quinta. Sem ligar para o econômetro, o consumo registrado foi de 17,3 km/l. Depois, tentando deixar o carro o máximo possível dentro do verde, no econômetro, o consumo foi de ótimos 20,3 km/l.

A Fiat diz que as mudanças feitas no modelo para a linha 2009 deixaram o Mille 2009 10% mais econômico, e essa melhora pode chegar até mesmo a 20%, se você sempre prestar atenção ao econômetro. Para isso, fez um guia com dicas de direção econômica e respeito ao meio ambiente, entregue junto com o veículo.

Vamos falar agora das mudanças estéticas que acompanham o Fiat Mille Economy 2009. O Mille Fire tem nova grade, lanterna traseira fumê, calotas novas e pára-choque na cor do veículo. Não sabemos se o carro das fotos está com essas calotas ou com rodas vendidas separadamente.

O Mille Way, que é aquela versão mais alta, quase aventureira, recebe pára-choques e molduras de pára-lamas acinzentados e faixas laterais com a inscrição Way. Já que os pneus do Mille Way são maiores e a suspensão é mais alta, as melhoras no consumo dessa versão ficam em apenas 5%.

Fiat Mille Fire Economy
Preço Não definido
Motor Dianteiro, transversal, 4 cilindros, comando simples, 8 válvulas, bicombustível
Cilindrada 999,1 cm3
Potência 65/66 cv a 6.000 rpm
Torque 9,1/9,2 kgfm a 2.500 rpm
Transmissão Manual de 5 marchas, tração dianteira
Suspensões Independentes, braços inferiores, barra estabilizadora. McPherson com molas helicoidais na dianteira. Molas transversais com autoestabilizador na traseira
Freios Discos rígidos na frente (240 mm) e tambores atrás (185 mm)
Pneus 165/70 R13
Direção Mecânica
Dimensões Comprimento 3.692 m, largura 1.548 m, altura 1.445 m, entre-eixos 2.361 m
Capacidades Tanque 50 litros, peso 830 kg, porta-malas 290 litros

Veja um ranking da Auto Esporte, dos carros mais econômicos do Brasil:

COM GASOLINA (MÉDIO)
1o Picanto 18,3 km/l
2o Mille 17,1 km/l
3o M100 14,8 km/l

COM ÁLCOOL (MÉDIO)
1o Mille 11,5 km/l
2o 206 1.4 11,0 km/l
3o Sandero 1.0 10,7 km/l
4o Siena Fire 1.0 10,5 km/l
5o Siena ELX 1.0 10,5 km/l
6o Ka 1.0 10,4 km/l
7o Logan 1.0 10,3 km/l
8o Celta 1.0 10,1 km/l
9o Clio Sedan 10,0 km/l
10o Gol 1.0 10,0 km/l

[Fonte: Auto Esporte]

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X