O Fiat Mille Economy é o novo nome do carrinho popular da Fiat, trazendo novidades da linha 2009 e um novo nome.
O sucessor do Fiat 147 terá de suar para se manter bem nas vendas, pois outros modelos são tão baratos como ele, como o Effa M100, e outros são mais econômicos, como o Kia Picanto.
Claro que o nome da marca italiana e a facilidade na manutenção continuarão o ajudando por muito tempo.
A linha 2009 do Mille está ganhando eficiência sem perder potência. Recebeu diversas alterações mecânicas. Entre elas, a injeção seqüencial de combustível na partida, que enche um cilindro por vez.
A modificação poderia reduzir a potência, mas algumas coisas foram feitas para compensar essa perda, como por exemplo a redução de peso das válvulas e bielas, fazendo com que o motor rode mais facilmente e mais leve.
O desempenho do Fiat Mille Economy 2009 também melhora por causa de um novo coletor do escapamento.
Com perdas de carga menores, ele deixa a mistura ar-combustível mais limpa, pois elimina os gases da queima de forma mais eficiente.
O óleo ficou menos viscoso, para reduzir o atrito entre as peças do motor, a relação da quinta marcha mudou, ficando mais longa. Quando pensamos nessas mudanças vemos que o Mille Economy 2009 não é apenas uma nova versão em sentido estético.
Outra coisa alterada foi a marcha lenta, que passou de 850 para 750 RPM, diminuindo o consumo quando você está com o carro parado em um cruzamento ou engarrafamento.
O pneu ficou 5% mais leve e a suspensão recebeu alterações que diminuem a resistência ao rolamento, melhorando o consumo.
Uma alteração existente no painel já vem sendo comentada aqui no NA a um bom tempo. O tal do econômetro do Uno, que ajuda o motorista a forçar menos o carrinho, conduzindo ele apenas em faixas econômicas de condução. A idéia é ficar o máximo dentro do verde possível.
A revista Auto Esporte fez uns testes com o Mille Economy 2009 para ver se o modelo ficou mais econômico mesmo. O carro foi conduzido por 5,7 quilômetros, mantendo a velocidade entre 50 e 60 km/h e a marcha em quarta ou quinta. Sem ligar para o econômetro, o consumo registrado foi de 17,3 km/l. Depois, tentando deixar o carro o máximo possível dentro do verde, no econômetro, o consumo foi de ótimos 20,3 km/l.
A Fiat diz que as mudanças feitas no modelo para a linha 2009 deixaram o Mille 2009 10% mais econômico, e essa melhora pode chegar até mesmo a 20%, se você sempre prestar atenção ao econômetro. Para isso, fez um guia com dicas de direção econômica e respeito ao meio ambiente, entregue junto com o veículo.
Vamos falar agora das mudanças estéticas que acompanham o Fiat Mille Economy 2009. O Mille Fire tem nova grade, lanterna traseira fumê, calotas novas e pára-choque na cor do veículo. Não sabemos se o carro das fotos está com essas calotas ou com rodas vendidas separadamente.
O Mille Way, que é aquela versão mais alta, quase aventureira, recebe pára-choques e molduras de pára-lamas acinzentados e faixas laterais com a inscrição Way. Já que os pneus do Mille Way são maiores e a suspensão é mais alta, as melhoras no consumo dessa versão ficam em apenas 5%.
Fiat Mille Fire Economy
Preço Não definido
Motor Dianteiro, transversal, 4 cilindros, comando simples, 8 válvulas, bicombustível
Cilindrada 999,1 cm3
Potência 65/66 cv a 6.000 rpm
Torque 9,1/9,2 kgfm a 2.500 rpm
Transmissão Manual de 5 marchas, tração dianteira
Suspensões Independentes, braços inferiores, barra estabilizadora. McPherson com molas helicoidais na dianteira. Molas transversais com autoestabilizador na traseira
Freios Discos rígidos na frente (240 mm) e tambores atrás (185 mm)
Pneus 165/70 R13
Direção Mecânica
Dimensões Comprimento 3.692 m, largura 1.548 m, altura 1.445 m, entre-eixos 2.361 m
Capacidades Tanque 50 litros, peso 830 kg, porta-malas 290 litros
Veja um ranking da Auto Esporte, dos carros mais econômicos do Brasil:
COM GASOLINA (MÉDIO)
1o Picanto 18,3 km/l
2o Mille 17,1 km/l
3o M100 14,8 km/l
COM ÁLCOOL (MÉDIO)
1o Mille 11,5 km/l
2o 206 1.4 11,0 km/l
3o Sandero 1.0 10,7 km/l
4o Siena Fire 1.0 10,5 km/l
5o Siena ELX 1.0 10,5 km/l
6o Ka 1.0 10,4 km/l
7o Logan 1.0 10,3 km/l
8o Celta 1.0 10,1 km/l
9o Clio Sedan 10,0 km/l
10o Gol 1.0 10,0 km/l
[Fonte: Auto Esporte]
COMPARTILHE
TwitterFacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!