Fiat Palio 1.8R: “vale cada centavo”

Texto de Valter Menezes, Agencia HP Press

De cara o preço pode até assustar. Gastar R$ 40.980,00 num Palio pode parecer loucura. Mas a versão esportiva do carro vale cada centavo pago nele. O Palio 1.8R é o irmão mais novo de uma família que começou com o Uno 1.5.

Depois veio o Uno 1.6 e, por último, o Uno Turbo. O design, os detalhes do interior e a potência do motor 1.8 flex são os destaques do modelo avaliado.

Andando pelas ruas do ABC e estradas que cortam a região, foram muitos os elogios e os deslocamentos de pescoço em busca de uma melhor visão do Palio 1.8R. A curiosidade em descobrir que carro era aquele já indica que o modelo agradou.

Muitas foram as pessoas, alguns até timidamente, que se aproximaram para saber se o Palio era tunado.

E o design realmente deixou o carro da Fiat atraente. Faixas nas laterais e na tampa traseira, com o logotipo da versão, e máscara e canhões dos faróis na cor preta revelam sua identidade logo ao primeiro olhar.

O spoiler traseiro cinza, as rodas de alumínio exclusivas e as novas lanternas traseiras fumê – a parte que é âmbar nas outras versões ficou incolor nesta – caracterizam a vocação do Palio 1.8R sem deixar margem para dúvidas. E mais: faróis de neblina e brake-light, ambos de série, reforçam o visual e a segurança.

Outros detalhes também chamam a atenção e deixam esta versão esportiva com um ar ainda mais arrojado. As bordas da grade do radiador são pintadas de cinza, enquanto sua parte interna possui acabamento preto, e a ponteira do escapamento é feita de aço inoxidável.

Vidros laterais e traseiros escurecidos (Vênus 55, como na minivan Idea, para melhorar o conforto térmico dos ocupantes) e revestimento da coluna B simulando fibra de carbono transmitem ao perfil do carro uma impressão de dinamismo.

Internamente, o Palio 1.8R também surge com novidades exclusivas, a começar pelo painel de instrumentos com iluminação vermelha e ponteiros com iluminação branca e azul. Com excelente visualização, incorpora o Trip Computer B, que permite monitorar dois trechos de viagem simultaneamente.

Os bancos esportivos receberam novos tecidos, com costuras vermelhas – combinando com os cintos de segurança da mesma cor, que remetem ao Uno 1.5R. Também as coifas do freio de mão e da alavanca de câmbio possuem detalhes vermelhos. Além disso, a versão ganhou novas pedaleiras esportivas.

Palio 1.8 R – Potência

O motor bicombustível 1.8 flex, que fez sua estréia na Idea, agora equipa também a versão esportiva do Palio – e com pequenas modificações que aumentaram sua potência. São 113 cavalos rodando somente com gasolina, e 115 cv unicamente com álcool, sempre a 5.500 rpm.

Esse desempenho deu ao Palio 1.8R a melhor marca de aceleração da categoria: funcionando exclusivamente com gasolina, vai da imobilidade aos 100 km/h em 9,4 segundos; com álcool, atinge essa velocidade em 9,2 segundos.

O torque máximo é de 17,8 kgm rodando somente com gasolina e 18,6 kgm utilizando álcool, ambos atingidos a apenas 2.800 rpm. Isso significa arrancadas vigorosas e retomadas ágeis, como cabe a um esportivo.

O motor da versão recebeu sistemas de escapamento e admissão específicos, e uma central eletrônica nova.

Tudo para incrementar o comportamento esportivo, mas sem abrir mão da economia ou da baixa emissão de poluentes – o motor 1.8 bicombustível do Palio 1.8R já atende às normas do Proconve Fase IV, que só entrarão em vigor em 2007.

Outras modificações são: coletor de admissão com design novo e feito de plástico, sensores de temperatura e pressão de ar, eletroválvula cânister, injetores e sistema de partida a frio. Ficou mais leve e tem melhor rendimento volumétrico.

Há também uma geometria nova da câmara de combustão. O comando de válvulas também é uma novidade. Ele reduz o atrito direto entre eixo-comando e balancim, o que diminui o ruído gerado pelo sistema e também o gasto de energia para mover o trem de válvulas.

Isso melhora a performance e o consumo. O eixo-comando de válvulas exigiu alterações para se adaptar ao seu novo sistema de acionamento e também a fim de melhorar o desempenho em altas rotações e a regularidade da marcha lenta. O virabrequim foi modificado para reduzir os níveis de ruído e de vibrações.

Para o modelo ficar ainda mais esportivo, a Fiat fez alguns ajustes na suspensão. Ela está mais firme em função das molas, que ficaram 15% mais rígidas, e da nova calibragem dos amortecedores.

Todo esse conjunto novo mais os pneus de perfil 60 resultaram em um veículo 1,2 centímetro mais baixo, quando comparado com a versão HLX do modelo.

Palio 1.8R – Recheado de equipamentos

O esportivo da Fiat sai de fábrica muito bem equipado.

Além dos itens exclusivos, traz ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, trava central, computador de bordo, porta-luvas duplo, comandos internos de abertura do compartimento de bagagem e do reservatório de combustível, brake-light, faróis de neblina, luz interna temporizada e um sistema que permite ao motorista configurar e personalizar diversas características funcionais do carro.

O Palio 1.8R traz uma grande novidade no segmento dos veículos pequenos em seus itens opcionais: kit viva-voz para celular. Como o celular funciona através do aparelho de som, não há conexões por cabos.

O sistema é ativado assim que se dá a partida no carro, e o motorista pode fazer ligações por comando de voz. Ele só precisa apertar um botão, localizado no painel de instrumentos, para atender chamadas.

Ou seja, não há a necessidade de tirar as mãos do volante, nem tem sua atenção desviada do trânsito para manusear o celular.

Entre outros ótimos itens opcionais oferecidos no novo Palio 1.8R há, ainda, airbags frontais e laterais, sensor crepuscular, sensor de chuva, vidros elétricos traseiros, espelhos retrovisores externos com acionamento elétrico, volante com regulagem de altura, toca-CD com MP3, banco do motorista com regulagem elétrica de altura e freios ABS.

Ficha Técnica Modelo: Fiat Palio 1.8R

Preço: R$ 40.980,00
Motor: 1.8 Litro Flex
Potência: 113 cv / 5.500 rpm (g) e 115 cv / 5.500 rpm (a) Torque: 17,8kgm / 2.800 rpm (g) e 18,6 kgm / 2.800 rpm (a) Combustível: Gasolina e álcool
Transmissão: Manual de cinco marchas
Direção: hidráulica
Freio: Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
Rodas: Liga Leve 5,5 x 14
Pneus: 185/60 R14
Distância entre-eixos: 2.373 mm
Comprimento: 3.827 mm
Largura: 1.634 mm
Altura: 1.434 mm
Peso: 1.073 kg
Porta-malas: 290 litros
Tanque: 48 litros
Consumo: Urbano – 12,2 km/l (g) e 8,4 km/l (a)
Estrada – 16,3 km/l (g) e 11,3 km/l (a)
Desempenho:
Aceleração de 0 a 100 km/h em 9,43 s (g) e 9,2 km/l (a) Velocidade Máxima: 189 km/h (g) e 191 km/h (a)

Por Agência HP Press

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.