Fiat promete que Novo Fastback chega ao fim do ano, com o GigaPanda a seguir; sucessora da Strada só em 2 anos

fiat panda fastback 1
fiat panda fastback 1

A Fiat quer ser uma marca global novamente e para isso, o Grande Panda surge como um resgate do passado, quando, a partir da família Uno, a italiana foi dos EUA à China, mas se tornou uma bandeira localizada.

Com o hatch já lançado, a Fiat prepara agora dois novos carros baseados no Grande Panda e o primeiro deles será o Novo Fastback, prometido pela marca para o final de 2025, mas na Europa .

Gaetano Thorel, chefe da Fiat Europa, revelou ao site Auto Express que “dois novos carros estão chegando para completar o ressurgimento da Fiat”.

fiat panda fastback 2
fiat panda fastback 2

Thorel disse que o Fastback chegará com duas missões importantes, sendo a primeira substituir o Fiat Tipo, especialmente o apreciado sedã na Turquia, onde é conhecido como Egea.

Ele enfatizou que a outra missão do SUV-cupê é substituir o atual Fastback no Brasil, porém, ele não deu prazo para isso ocorrer, mas acontecerá.

Então, 12 meses depois, a Fiat mostrará no mercado europeu seu SUV familiar, lembrando que já terá o crossover de estilo cupê em seu portfólio com design impresso do Grande Panda.

fiat panda suv 1
fiat panda suv 1

Já este segundo modelo é apelidado de GigaPanda e terá versões de cinco e sete lugares, sendo um equivalente maior que o Citroën C3 Aircross e Opel Frontera, segundo François Leboine, designer-chefe da Fiat.

Gaetano entende que a Fiat é uma marca focada na mobilidade e por isso seus carros não podem ser grandes, limitando-se de 2,5 m (Topolino) a 4,5 m e “um pouco mais”, em suas palavras.

fiat panda suv 2
fiat panda suv 2

Os dois conceitos derivados do Grande Panda estranhamente parecem bem maiores que o hatch e isso indica que um dos objetivos é oferecer grande espaço interno e bagageiro generoso.

No final de 2026, o GigaPanda terá seu lugar na Europa como um familiar que certamente matará a perua derivada do Tipo, usando a plataforma Smart Car (CMP).

fiat panda pickup d
fiat panda pickup d

Na mecânica, além das versões elétricas, haverá opção híbrida com motor 1.2 Turbo de origem PSA, enquanto no Brasil, os motores serão flex.

Por fim, a picape sucessora da Strada chega em 2027 com vendas em alguns mercados da Europa. Leboine revelou ainda que outros produtos chegarão com a mesma arquitetura de baixo custo e alto compartilhamento de peças e componentes.

 



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X