Fiat Scudo ganha novo motor turbodiesel 2.2 de 150 cavalos; propulsor Multijet substitui o antigo 1.5 litro francês

scudo diesel 1
scudo diesel 1

O Fiat Scudo 2026 começou a ser comercializado com nova motorização anunciada no início do ano, sendo ela a base da Stellantis quanto a motores diesel, com o Multijet 2.2 litros sendo o destaque.

Com preços de R$ 223.990 na versão Cargo e R$ 229.990 na Multi, o Fiat Scudo 2026 com motor 2.2 turbodiesel, fortalece o protagonismo como líder entre as vans médias, com 35,5% de market share em 2025.

scudo diesel 2
scudo diesel 2

O Scudo, desde que chegou, assumiu a primeira colocação neste segmento no mercado brasileiro, antes dominado pelas irmãs francesas de Peugeot e Citroën, liderando por dois anos consecutivos.

Com o novo motor, o Scudo ficou mais potente, entregando 150 cavalos e 37,7 kgfm de torque, representando 30 cavalos a mais e 23,2% de aumento no torque em relação ao antigo Blue HDi 1.5, de origem francesa.

scudo diesel 3
scudo diesel 3

A mudança trouxe melhorias importantes no consumo e os números chegam a 12,4 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada, segundo o Inmetro, ficando 4,2% e 15,1% mais econômicos, respectivamente, tornando os custos operacionais melhores, determinante neste segmento.

O Fiat Scudo 2026 mantém sua ótima capacidade de carga de até 1,45 tonelada, com um comprimento de 5,3 m, 6,1 m³ de volume e 1,97 m de altura.

Essa configuração permite a agilidade necessária no ambiente urbano, acessando lugares que veículos maiores não conseguem e contando com a inteligência da porta traseira dupla.

scudo diesel 4
scudo diesel 4

Nesse caso, as portas traseiras abrem com ângulo de 180 graus, além do modelo oferecer ainda porta lateral deslizante, facilitando o momento de carga e descarga.

O novo propulsor será produzido em Córdoba, na Argentina, onde a planta da Stellantis também fará o Fiat Scudo, atualmente montado em Montevidéu, no Uruguai.

scudo diesel 5
scudo diesel 5

Esse propulsor de origem Fiat também equipa a picape Toro, mas com 200 cavalos, assim como a Fiat Titano e a Ram Rampage.

Outros modelos, como o Jeep Commander e também as vans, como as Fiat Ducato, Peugeot Boxer e Citroën Jumper também deverão usar o motor, tal como as vans médias francesas.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X