*Destaque *Featured Fiat Lançamentos Linha 2018/2019 Pickups

Fiat Strada 2019: preço, consumo, detalhes, versões, motores

A Fiat Strada 2019 está no mercado nacional com preços a partir de R$ 47.990.

Oferecida com cabine simples, estendida ou dupla, a longeva picape da marca italiana conta ainda com dois tipos de motor, sendo o Fire 1.4 de até 86 cv e o E.torQ 1.8 com até 132 cv – excluído da cabine simples – tendo diversas versões e a “aventureira”Adventure.


Fiat Strada 2019: preço, consumo, detalhes, versões, motores

Fiat Strada – história

Nascida em 1998, a Fiat Strada 2019 já vai completar duas décadas de mercado e continua vendendo muito bem, tanto que é líder em 2018 e ainda tem chances de manter a posição no próximo ano.

Feita para substituir a Fiat Fiorino Pickup, a nova picape era derivada do projeto 178, que contemplava o Palio com duas ou quatro portas, além do sedã Siena e da perua Palio Weekend.


Desenhado por Giugiaro, a  Strada tinha motor nacional Fiasa 1.5 de 76 cv e os argentinos Sevel 1.6 8V com 92 cv ou 1.6 16V com 106 cv. Nunca teve transmissão automática e nem automatizada Dualogic.

Mas, a grande sacada da Fiat foi estar antenada com o cliente. Poucos meses após o lançamento, a marca lançou a cabine estendida, que adicionava um espaço de 300 litros atrás dos bancos e permitia maior conforto para os ocupantes. A caçamba perdeu um volume considerável, mas ainda era utilizável.

Em 2001, sofreu o primeiro de vários facelifts. Foi então que a Fiat adicionou o motor GM Família I, graças a parceria das duas empresas, onde houve troca de ações. O propulsor é o 1.8 de 108 cv, o mesmo usado atualmente nos Cobalt e Spin, por exemplo.

Além disso, substituiu o 1.5 pelo 1.3 16V no ano seguinte, mas este entregava apenas 67 cv. A Fiat lançou então a versão Strada Cabine Dupla em 2005, junto com o motor 1.4 Flex.

Fiat Strada 2019: preço, consumo, detalhes, versões, motores

Nesse mesmo ano surge a segunda atualização, que deixou a frente com grande para-choque e faróis maiores. Este foi o último desenho da família Palio feito por Giugiaro, sendo as demais atualizações desenvolvidas no país.

Sempre em pé de guerra com a Volkswagen Saveiro, a Strada logrou a liderança por conta de sua versatilidade em opções. Em 2010, entra em ação o motor E.torQ de até 132 cv, mas no ano seguinte ganhou a versão limitada “Strada Dualogic”, que eventualmente não deu certo e virou mico.

A evolução continuou com a terceira atualização em 2009, que adicionou faróis duplos em posição inclinada ao centro, por exemplo.

Com apenas os motores 1.4 Fire e 1.8 E.torQ, a Fiat Strada seguiu sendo líder com diversas versões e séries especiais, além da introdução do sistema Locker, que permite transferir a força de uma roda para a outra em caso de atoleiro. Em 2013, surge a quarta atualização, que é a atual. Nesta, a Fiat adicionou uma porta lateral de abertura invertida na versão com cabine dupla.

Além do Brasil, a Fiat Strada foi produzida também na África do Sul e atualmente é exportada para diversos países, inclusive para o México, onde é vendida como RAM 700. Mas e o futuro da picape mais vendida do Brasil?

Fiat Strada 2019: preço, consumo, detalhes, versões, motores

A Fiat está preparando a sucessora do modelo. Com lançamento previsto para meados de 2019, o novo produto será um desenvolvimento que aproveitará elementos da plataforma original 178, que deu origem ao modelo e também ao Palio, que se despede oficialmente após 21 anos de mercado, bem como da 327, que originou recentemente os modelos Uno e Mobi.

A Nova Strada 2019 deverá conviver com a atual, que será aos poucos canibalizada para dar lugar à mais recente. Essa mescla deve reduzir custos de produção e especialmente em desenvolvimento. Essa sinergia entre as bases será fundamental para o projeto da nova picape, que aproveitará parte da base atual e parte da plataforma mais recente.

Assim como o modelo atual, a Nova Strada 2019 deverá chegar com cabines simples ou dupla, bem como boa capacidade de carga e provavelmente com a suspensão traseira por eixo rígido e molas semielípticas, que tem custo menor e maior resistência para o dia a dia.

Líder do segmento de comerciais leves, embora sob pressão da Fiat Toro, a picape leve da Fiat envelheceu muito nessas mais de duas décadas de mercado.

Ainda assim, ela é a mais preferida no segmento, que ainda tem a Saveiro sempre próxima e a Montana, mais distante e sem condições de fazer a diferença numa disputa de mercado.

Para chamar a atenção, a Nova Strada 2019 deve empregar um estilo frontal inspirado no Argo, enquanto a traseira terá também elementos da Fiorino. A mistura de estilos deve fazer surgir um modelo bem individual, mas como todo Fiat, bem apelativo em termos visuais.

Fiat Strada 2019: preço, consumo, detalhes, versões, motores

Já assoalho e outros componentes serão da Fiorino. Na nova Strada 2020, as longarinas da dianteira deverão ser as mesmas do Argo, a fim de resistir mais aos impactos frontais e obter uma classificação melhor no Latin NCAP.

Na mecânica, o motor 1,3 Firefly de até 109 cv estaria garantido, assim como uma inédita versão automatizada GSR-Comfort. Estima-se que a picape terá mais que os 4,47 m atuais da Strada, bem como um entre-eixos mais generoso que o presente, que tem 2,75 m.

A motorização 1.8 E.torQ Evo de até 139 cv e uma eventual opção automática de seis marchas ainda não teriam sido confirmadas internamente, mas a possibilidade de serem ofertadas é grande. O fato foi mencionado pela engenharia da marca no lançamento dos motores.

No entanto, a Fiat tem projeto para introdução de turbo e injeção direta de combustível, além de cabeçote com quatro válvulas por cilindro e comandos variáveis, para os motores Firefly 1.0 e 1.3.

A única questão é o preço, visto que na Fiat existe a Toro e na Volkswagen haverá uma equivalente a esta. Se o caminho for esse, de usar pelo menos o Firefly Turbo com algo próximo do desempenho do motor 1.8, então a rival Saveiro deve ir pelo mesmo caminho, mas provavelmente em nova geração e com o EA211 1.0 TSI dotado de Tiptronic, além de cabine dupla.

Fiat Strada 2019: preço, consumo, detalhes, versões, motores

Fiat Strada 2019 – detalhes

O modelo segue sem nenhuma mudança. Ele ainda é praticamente o mesmo desde 1998, mas com uma série de alterações na parte estética para entregar linhas mais modernas e dentro da filosofia da fabricante.

Algumas pessoas acreditam que essas atualizações são gerações, mas estão enganadas. As atuais formas do utilitário foram introduzidas em 2012, quando a picape ganhou ainda a opção de carroceria cabine dupla com três portas, algo inédito na categoria e que deu um bom resultado.

Marcada pelos faróis anguloso na dianteira, a Fiat Strada 2019, além da grade com formato retangular, que a partir da versão de acabamento Adventure ostenta um friso cromado com o logotipo da empresa ao centro e para-choque robusto em plástico preto, apresenta um visual bem antiquado.

A traseira, por sua vez, tem formato pronunciado, com direito a lanternas horizontais que invadem as laterais. Já nas laterais, as formas são mais limpas, com destaque apenas para um vinco definido na parte central.

O interior também segue sem mudanças significativas em relação às linhas anteriores do veículo, refletindo a idade do projeto. Assim como nas demais picapes da categoria, a Fiat Strada 2019 abusa dos plásticos no acabamento e exageros estéticos para parecer melhor do que é, mas quem conhece não se engana.

Todavia, pelo menos nas versões mais caras, os painéis de porta contam com revestimento em tecido, o que é menos mal se comparado com a mais moderna Volkswagen Saveiro, bem mais acertada em acabamento.

A nova linha da Fiat Strada 2019 pode ser encontrada em coressólidas (Branco Banchisa, Vermelho Alpine e Preto Vulcano) e metálicas (Prata Bari, Cinza Tellurium e Verde Amazon). O modelo Adventure conta ainda com as tonalidades Cinza Tellerium e Verde Amazon.

Fiat Strada 2019: preço, consumo, detalhes, versões, motores

Fiat Strada 2019 – novidades

Seguindo o mesmo padrão dos demais modelos comercializados pela Fiat no mercado brasileiro, a Fiat Strada 2019 foi anunciada no início de agosto de 2018 somente com mudanças pontuais para seguir sendo oferecida nas concessionárias.

A principal novidade é a introdução da nova versão Fiat Strada Freedom 1.4 Cabine Dupla, que chega para se posicionar como a configuração mais cara com motor 1.4 Fire e tem pouca diferença de preço em comparação com a Fiat Strada Adventure 1.8 Cabine Dupla, que ostenta um motor mais potente, visual mais robusto e também alguns equipamentos exclusivos.

O modelo está disponível somente na carroceria capaz de acomodar quatro pessoas e herda o mesmo nome da versão intermediária da Fiat Toro. No visual, as diferenças ficam por conta dos faróis de neblina com moldura cromada, novas rodas de liga-leve de 14 polegadas, para-choque dianteiro com skid plate, retrovisores e maçanetas das portas na cor da carroceria, capota marítima e o nome da versão estampado nas laterais da caçamba.

Por dentro, há bancos com tecido exclusivo da versão e o nome “Freedom” bordado nos encostos. O painel recebeu pintura especial nas saídas de ar, na moldura do sistema de som e nos comandos de climatização.

A lista de equipamentos de série inclui vidros dianteiros elétricos, travas das portas com acionamento elétrico, volante com revestimento em couro e comandos do sistema de som, retrovisores externos com ajuste elétrico, para-sóis com espelhos, sistema de som B6 Connect com entrada USB para pendrive ou até para carregar smartphones, sensor de estacionamento traseiro, entre outros.

Fiat Strada 2019: preço, consumo, detalhes, versões, motores

De resto, a nova Strada Freedom 1.4 Cabine Dupla segue o mesmo padrão da versão Hard Working 1.4 Cabine Dupla.

Além disso, as versões Fiat Strada Working 1.4 e Fiat Strada Hard Working 1.4 com todos os tipos de cabine agora saem de fábrica com preparação para rádio, o que inclui dois alto-falantes nas portas dianteiras e antena no teto.

Por fim, a Fiat Strada Adventure 1.8 passa a ser equipada com pneus Scorpion ATR (All Terrain) calçando as rodas de liga-leve de 16 polegadas.

A Fiat Strada 2019 pode ser encomendada em quatro opções de cores para a carroceria. São três sólidas (Branco Banchisa, Vermelho Alpine e Preto Vulcano) e uma metálica (Prata Bari). As versões Freedom 1.4 e Adventure 1.8 contam ainda com a opção da cor Cinza Scandium.

Como opção, a Fiat Strada Hard Working 1.4 Cabines Simples e Cabine Estendida pode receber o Pack Protection (protetor de cárter e barras de proteção do vidro traseiro), Pack Worker (trava elétrica das portas e da tampa de combustível, vidros elétricos e os itens do Protection) e Pack Pleasure (sistema de som B1 com entrada USB, capota marítima, calotas integrais nas rodas, banco do motorista com regulagem de altura e os itens do Worker).

No caso da Fiat Strada Hard Working 1.4 Cabine Dupla, há o Pack Protection e o Pack Worker com os mesmos itens dos modelos anteriores e também o Pack Convenience (dotado de sistema de som B1 com entrada USB, banco do motorista com regulagem de altura e os itens do Pack Worker).

Fiat Strada 2019: preço, consumo, detalhes, versões, motores

A Fiat Strada Freedom 1.4 Cabine Dupla, por sua vez, conta com o Pack Techno (com central multimídia com tela sensível ao toque de 6,2 polegadas, navegador GPS, DVD player, TV digital, entrada USB e câmera de ré), e a Fiat Strada Adventure 1.8 Cabine Dupla tem como único opcional o bloqueio do diferencial Locker.

Outra novidade da linha Fiat Strada 2019 é o plano de manutenção. Agora as revisões são realizadas por tempo ou quilometragem (o que acontecer primeiro). A Fiat informa que esta alteração “facilita o planejamento do cliente quanto a manutenção de seu veículo”.

Fiat Strada 2019 – versões

  • Fiat Strada Working 1.4 Cabine Simples
  • Fiat Strada Hard Working 1.4 Cabine Simples
  • Fiat Strada Hard Working 1.4 Cabine Estendida
  • Fiat Strada Hard Working 1.4 Cabine Dupla
  • Fiat Strada Freedom 1.4 Cabine Dupla
  • Fiat Strada Adventure 1.8 Cabine Dupla

Fiat Strada 2019: preço, consumo, detalhes, versões, motores

Fiat Strada 2019 – equipamentos

Fiat Strada Working 1.4 Cabine Simples: equipada de fábrica com airbags frontais, freios ABS com EBD, alça de segurança do lado do passageiro, apoio de pé para o motorista, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), faróis com follow me home, ganchos para amarração de carga na caçamba, protetor de caçamba, retrovisores externos com comando interno mecânico, rodas de aço aro 14 com pneus 175/70 R14, entre outros.

Fiat Strada Hard Working 1.4 Cabine Simples: agrega ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, barra de proteção do vidro traseiro, brake light, direção hidráulica, porta-escadas, protetor de cárter e volante com ajuste de altura.

Fiat Strada Hard Working 1.4 Cabine Estendida: se diferencia pelo volante EAS (Energy Absorbing System), barras longitudinais no teto, ganchos para amarração de carga na cabine e parede divisória em carpete.

Fiat Strada Hard Working 1.4 Cabine Dupla: recebe a terceira porta, apoios de cabeça traseiros rebaixados e com regulagem de altura, bolsa porta-objetos e porta-copo na lateral traseira e cintos de segurança laterais traseiros retráteis de três pontos.

Fiat Strada 2019: preço, consumo, detalhes, versões, motores

Fiat Strada Freedom 1.4 Cabine Dupla: ganha faróis de neblina com moldura cromada, rodas de liga-leve de 14 polegadas, para-choque frontal com skid plate, retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, nome da versão nas laterais da caçamba e nos encostos dos bancos dianteiros, detalhes exclusivos no painel, vidros dianteiros, travas e retrovisores elétricos, volante com revestimento em couro e comandos do sistema de som, sensor de estacionamento traseiro, para-sóis com espelho, sistema de som B6 Connect com entrada USB, entre outros.

Fiat Strada Adventure 1.8 Cabine Dupla: conta com bússola e inclinômetros longitudinai e transversal, central multimídia Mopar com TV digital, CD e DVD player, rádio AM/FM, entrada USB, conexão Bluetooth, navegador GPS e câmera de ré, chave canivete com telecomando, computador de bordo B (distância B, consumo médio B, velocidade média B e tempo de percurso B), faróis biparábola com canhões cromados e máscara negra, faróis de neblina e de profundidade, protetor de soleira nas portas, painel de instrumentos exclusivo, retrovisores com repetidores de seta, rodas aro 16, visual exclusivo, entre outros.

Fiat Strada 2019 – preços

  • Fiat Strada Working 1.4 Cabine Simples: R$ 49.790
  • Fiat Strada Hard Working 1.4 Cabine Simples: R$ 56.490
  • Fiat Strada Hard Working 1.4 Cabine Estendida: R$ 64.990
  • Fiat Strada Hard Working 1.4 Cabine Dupla: R$ 67.990
  • Fiat Strada Freedom 1.4 Cabine Dupla: R$ 71.990
  • Fiat Strada Adventure 1.8 Cabine Dupla: R$ 79.490

Fiat Strada 2019: preço, consumo, detalhes, versões, motores

Fiat Strada 2019 – motores

A gama de motores da Fiat Strada 2019 também é a mesma. As versões Working, Hard Working e Freedom são equipadas com um motor 1.4 litro Fire flex de quatro cilindros, que rende 85 cavalos de potência com gasolina e 88 cv com etanol, a 5.750 rpm, e torque de 12,4 kgfm e 12,5 kgfm, respectivamente, a 3.500 rpm, com transmissão manual de cinco velocidades.

Já a variante Adventure usa um 1.8 litro E.torQ flex de quatro cilindros, capaz de gerar 130 cv com gasolina e 132 cv com etanol, a 5.250 rpm, e torque de 18,4 kgfm e 18,9 kgfm, respectivamente, a 4.500 rpm, com câmbio manual de cinco velocidades.

Fiat Strada 2018 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Fiat Strada 1.4 CS/CE/CD 2019 – 12,2 segundos e 173 km/h
  • Fiat Strada 1.8 CE/CD 2019 – 10,3 segundos e 179 km/h

A Fiat Strada 2019 tem um desempenho fraco com motor 1.4. O velho propulsor Fire dá conta do recado apenas para cargas leves, não próximas do limite do veículo. Esse motor é o mais fraco para picapes leves no mercado, perdendo até para a Chevrolet Montana 2019.

No entanto, garante saídas condizentes com a proposta e retomadas fracas, que requerem atenção nas ultrapassagens, por exemplo. Para entregas urbanas é a opção ideal, sendo um conjunto motriz bem resistente e amplamente conhecido.

Na versão Adventure, a Fiat Strada 2019 já tem desempenho sobrando com até 132 cv no motor E.torQ 1.8. Tanto é que a Fiat ainda nem o atualizou por conta da força disponível, o que levaria os números para até 139 cv. Isso deve ocorrer apenas na próxima geração.

O câmbio tem bom escalonamento e não há buracos entre as marchas. As saídas são vigorosas e as retomadas são mais do que suficientes para seu peso e porte. Já o câmbio automatizado Dualogic deixa a picape lenta nas respostas e apresenta grandes soluços nas trocas.

Espera-se pelo uso do câmbio Aisin de seis marchas totalmente automático para a nova picape. Outro item que pode ser incorporado ao modelo é um sistema Locker automático, como o XDS da Volkswagen, permitindo assim que o condutor não precise ter que ativa-lo de forma errada. Start&Stop deve ser outro dispositivo incorporado à próxima Strada.

Fiat Strada 2019: preço, consumo, detalhes, versões, motores

Fiat Strada 2019 – consumo

Cidade

  • Fiat Strada 1.4 CS/CE/CD 2019 – 7,0 km/litro no etanol e 10,3 km/litro na gasolina
  • Fiat Strada 1.8 CE/CD 2019 – 6,7 km/litro no etanol e 9,8 km/litro na gasolina

Estrada

  • Fiat Strada 1.4 CS/CE/CD 2019 – 7,6 km/litro no etanol e 10,9 km/litro na gasolina
  • Fiat Strada 1.8 CE/CD 2019 – 7,5 km/litro no etanol e 11,1 km/litro na gasolina

Fiat Strada 2019 – manutenção e revisão

Há ainda mais de 57 acessórios Mopar, que na Fiat Strada 2019 contam com garantia estendida: na hora da compra, além dos 12 meses da garantia contratual, o consumidor poderá contratar mais 12 ou 24 meses de cobertura direto na concessionária.

Também é possível fazer junto ao financiamento do veículo, o plano de revisão sob medida, podendo adquirir de 2 a 10 revisões.

Revisão

Custo

Custo

Quilometragem

Preços 1.4

Preços 1.8

10.000 km

R$ 320

R$ 320

20.000 km

R$ 588

R$ 588

30.000 km

R$ 740

R$ 740

40.000 km

R$ 728

R$ 728

50.000 km

R$ 560

R$ 560

60.000 km

R$ 1.012

R$ 1.012

Fiat Strada 2019 – ficha técnica

Motor

1.4

1.8

Tipo

Dianteiro, transversal, Etanol e Gasolina

Dianteiro, transversal, Etanol e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1368

1747

Válvulas

8

16

Taxa de compressão

10,4:1

11,2:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 85 cv a 5750 rpm / Etanol: 86 cv a 5750 rpm

Gasolina: 130 cv a 5250 rpm / Etanol: 132 cv a 5250 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 12,4 kgfm a 3500 rpm / Etanol: 12,5 kgfm a 3500 rpm

Gasolina: 18,4 kgfm a 4500 rpm / Etanol: 18,9 kgfm a 4500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas

Manual 5 marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Tambor

Direção

Tipo

Hidráulica

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

McPherson, barra estabilizadora

McPherson, barra estabilizadora

Traseira

Eixo rígido

Eixo rígido

Rodas e Pneus

Rodas

Aço aro 14 polegadas

Liga leve aro 16 polegadas

Pneus

175/70 R14

205/60 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

4438

4438

Largura sem retrovisores (mm)

1664

1664

Altura (mm)

1590

1590

Distância entre os eixos (mm)

2718

2718

Capacidades

Porta-malas (litros)

1220 (CS) 910 (CE) 680 (CD)

910 (CE) 680 (CD)

Tanque (litros)

58

58

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

705 (CS/CE) 650 (CD)

685 (CE) 650 (CD)

Peso em ordem de marcha (kg)

1113 (CS/CE) 1174 (CD)

1201 (CE) 1253 (CD)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

ND

Fiat Strada 2019 – fotos

Fiat Strada 2019: preço, consumo, detalhes, versões, motores
Nota média 5 de 2 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email