Fiat Strada 2022: preço, consumo, versões, motores (e detalhes)

Fiat Strada 2022: preço, consumo, versões, motores (e detalhes)

A Nova Fiat Strada 2022 está no mercado nacional com preços a partir de R$ 74.790.


Oferecida com cabine estendida (chamada pela marca de “Plus”) ou dupla, a longeva picape da marca italiana se renovou para continuar sendo o modelo mais vendido de seu segmento.

A nova geração conta com dois tipos de motor, sendo o Fire 1.4 de até 88 cv e o 1.3 Firefly de 109 cv.

A Fiat Strada 2022 chegou em sua nova geração em junho de 2020, já como modelo do próximo ano. Mesmo com o atraso provocado pela pandemia, houve grande expectativa em torno de sua chegada, já que a Strada representa muito em seu segmento.

Fiat Strada 2022 – detalhes

Visualmente, a nova geração lembra bastante a irmã maior Toro, especialmente na traseira.

As mudanças no exterior também incluem vários elementos de outros modelos da marca, como o Fiat Argo. A marca destaca que sua picape tem identidade própria e que foi pensada para os brasileiros, com todo o desenvolvimento tendo sido feito no FCA Design Center Latam do Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG).

A dianteira da Strada 2021 vem com novos faróis de LED com luzes diurnas, com 20% mais luminosidade que a Saveiro (segundo a Fiat).

A grade e o para-choque mostram a identidade visual atual da marca, tendo um bom conjunto com o capô vincado.

Fiat Strada 2022: preço, consumo, versões, motores (e detalhes)

A lateral também tem linhas mais marcantes, com caixas de roda quadradas e uma linha de cintura ascendente.

A parte inferior conta com plásticos pretos, o que reforça a proteção das portas contra pequenos danos e arranhões. Chegando à traseira da Fiat Strada 2022, notamos um estilo mais “quadrado”, além de ser a parte onde vemos mais semelhanças com a Toro.

O interior parece ter ficado um pouco mais confortável para cinco adultos, principalmente pela facilidade de acesso das inéditas quatro portas. O número de porta-objetos aumentou e agora chegam a 15 litros de capacidade.

O sistema de ar-condicionado recebeu atenção da marca, sendo redimensionado para atender bem todos os ocupantes.

Além disso, é visível ao entrar na Fiat Strada 2022 o empréstimo de elementos de outros modelos da marca. O que vemos é uma mescla entre Toro e (principalmente) Argo, mas o painel de instrumentos lembra mais o do Uno, assim como o volante.

Com a nova plataforma MPP, a Strada 2022 cresceu nas duas versões disponíveis. A picape tem, na versão cabine Plus (estendida), 4,74 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,60 m de altura e 2,73 m de entre-eixos.

Já a versão com cabine dupla tem 4,48 m de comprimento e 1,59 m de altura, sendo que as outras medidas são iguais. O tanque de combustível sempre tem 55 litros.

E o que dizer da caçamba? Bem, para quem procura mais espaço nesse compartimento, obviamente a melhor versão é a Cabine Plus, que carrega 720 kg e 1.354 litros. Já a cabine dupla tem 650 kg de capacidade e 844 litros de volume.

Vale lembrar ainda que a marca inicialmente decidiu manter a Strada da geração anterior em uma única versão, a Hard Working 1.4 Cabine Simples, chamada anteriormente de Strada Working, com preço de R$ 61.590.

Isso durou até janeiro de 2021, quando a antiga geração da picape saiu de linha, graças ao sucesso do novo modelo.

Fiat Strada 2022: preço, consumo, versões, motores (e detalhes)

Fiat Strada 2022 – novidades

A Fiat destacou uma série de novidades no lançamento da nova Strada 2022, e aqui vamos destacar os principais nessa lista.

O primeiro, muito importante apesar de não ser visto, é a nova plataforma MPP, que permitiu à picape receber em todas as versões itens como controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e controle de tração avançado E-Locker (TC+).

Esse último sistema funciona a partir do acionamento do botão TC+, que faz s Strada 2022 transfira mais torque para a roda com maior aderência, facilitando passar por obstáculos. Vale destacar que o sistema é desativado automaticamente em velocidades superiores a 65 km/h.

Junto a esse sistema está o ABS Off-Road que, ao ser ativado, melhora o comportamento de frenagem quando os freios são ativados.

Novos itens de série foram adicionados, como a direção elétrica no lugar da hidráulica (exceto na versão de entrada Endurance Cabine Plus). Outra novidade, essa bem interessante, é a nova central multimídia Uconnect de 7 polegadas, que faz sua estreia nos modelos da Fiat.

A nova central tem Android Auto, Apple CarPlay, pareamento de dois smartphones simultaneamente, reconhecimento de voz, Waze, Google Maps, Bluetooth, duas portas USB, entre outros.

A Nova Fiat Strada 2022 também chegou ao mercado com outra novidade no segmento, que são as quatro portas. Segundo a Fiat, as portas dianteiras se abrem em 70º e as traseiras em 80º, o que facilita o acesso ao interior.

Em termos de segurança, todas as versões cabine dupla recebem quatro airbags de série, além de itens também encontrados nas versões de cabine estendida, como Isofix, Top Tether e uma nova estrutura reforçada.

Fiat Strada 2022: preço, consumo, versões, motores (e detalhes)

Fiat Strada 2022 – versões

  • Fiat Strada Endurance Cabine Plus 1.4 MT 2022
  • Fiat Strada Endurance Cabine Dupla 1.4 MT 2022
  • Fiat Strada Freedom Cabine Plus 1.3 Firefly 2022
  • Fiat Strada Freedom Cabine Dupla 1.3 Firefly 2022
  • Fiat Strada Volcano Cabine Dupla 1.3 Firefly 2022

Fiat Strada 2022: preço, consumo, versões, motores (e detalhes)

Fiat Strada 2022 – equipamentos

Fiat Strada Endurance Cabine Plus 1.4 MT 2022: ar-condicionado, direção hidráulica, direção com ajuste de altura, computador de bordo, iluminação diurna DRL, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, protetor de caçamba, preparação para som, iluminação de caçamba, porta-escada, para-choques sem pintura e rodas de aço aro 15″ com calotas.

OPCIONAIS:

  • Novo Pack Worker (R$ 3.900): alarme, travas e vidros elétricos, break light, fechadura elétrica na caçamba, comando elétrico na tampa do combustível, banco do motorista com ajuste de altura, protetor de cárter e capota marítima.
  • Pack Audio (R$ 1.900): rádio, alto-falantes, porta USB frontal e volante multifuncional;
  • Pack Safety (R$ 2.100)
  • Calota Endurance (R$ 180)

Fiat Strada Endurance Cabine Dupla 1.4 MT 2022: mesmos itens e opcionais da versão acima (exceto o Pack Safety).

Fiat Strada Freedom Cabine Plus 1.3 Firefly 2022: itens acima + direção elétrica, trio elétrico, banco do motorista com ajuste de altura, rádio com USB, computador de bordo, sensor de pressão dos pneus, alça para passageiro, faróis de neblina, para-choques, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria e rodas de liga aro 15.

OPCIONAIS:

  • Pack Tech (R$ 3.200): Central multimídia com tela de 7 polegadas, tweeters, 2ª entrada USB, controles de áudio no volante e câmera de ré.
  • Pack Safety (R$ 2.100)

Fiat Strada Freedom Cabine Dupla 1.3 Firefly 2022: mesmos itens e opcionais da versão acima (exceto o Pack Safety).

Fiat Strada Volcano Cabine Dupla 1.3 Firefly 2022: itens acima + faróis de LED, central multimídia com tela de 7 polegadas e duas portas USB, câmera de ré, sensor de estacionamento, vidros traseiros elétricos, bancos revestidos em tecido e couro, volante em couro, rack de teto, santantônio, capota marítima e rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus de uso misto.

Fiat Strada 2022 – preços

  • Fiat Strada Endurance Cabine Plus 1.4 MT 2022 – R$ 74.790
  • Fiat Strada Endurance Cabine Dupla 1.4 MT 2022 – R$ 83.890
  • Fiat Strada Freedom Cabine Plus 1.3 Firefly 2022 – R$ 81.890
  • Fiat Strada Freedom Cabine Dupla 1.3 Firefly 2022 – R$ 87.390
  • Fiat Strada Volcano Cabine Dupla 1.3 Firefly 2022 – R$ 92.590

Fiat Strada 2022: preço, consumo, versões, motores (e detalhes)

Fiat Strada 2022 – motores

A gama de motores da Fiat Strada 2022 tem duas opções, sempre com câmbio manual de cinco marchas. A primeira é o propulsor 1.4 litro Fire flex de quatro cilindros, que rende 85 cv a 5.750 rpm (gasolina) e 88 cv a 5.750 rpm (etanol), com torque de 12,4 kgfm e 12,5 kgfm, respectivamente, sempre a 3.500 rpm.

A outra opção é o motor 1.3 Firefly de quatro cilindros, que entrega 101 cv a 6.000 rpm (gasolina) e 109 cv de potência a 6.250 rpm (etanol), com torque respectivo de 13,7 kgfm e 14,2 kgfm, também sempre a 3.500 rpm.

A expectativa agora é pela possível chegada do motor turbo, que não parece ser uma prioridade para a marca. Mais provável é o lançamento de uma versão com câmbio CVT, o que pode ocorrer em 2021.

Fiat Strada 2022 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Fiat Strada 1.4 Cabine Plus 2022 – 12,3 segundos e 157 km/h
  • Fiat Strada 1.4 Cabine Dupla 2022 – 12,8 segundos e 158 km/h
  • Fiat Strada 1.3 Cabine Plus 2022 – 11 segundos e 168 km/h
  • Fiat Strada 1.3 Cabine Dupla 2022 – 11,2 segundos e 169 km/h

A Fiat Strada 2022 continuou com o antigo motor 1.4, que apresenta um desempenho apenas razoável. Mesmo assim, se tratando de um veículo muitas vezes usado com fins comerciais, não estamos falando de um defeito.

Ele garante saídas condizentes com a proposta e retomadas fracas, que requerem atenção nas ultrapassagens, por exemplo. Para entregas urbanas é a opção ideal, sendo um conjunto motriz bem resistente e amplamente conhecido.

Nas versões com o propulsor 1.3, um motor mais moderno, o desempenho é um pouco melhor. A aceleração até os 100 km/h é feita em quase 2 segundos a menos, e a velocidade máxima também é superior.

O câmbio tem bom escalonamento e não há buracos entre as marchas. As saídas são vigorosas e as retomadas são mais do que suficientes para seu peso e porte.

Fiat Strada 2022: preço, consumo, versões, motores (e detalhes)

Fiat Strada 2022 – consumo

Cidade

  • Fiat Strada 1.4 Cabine Plus 2022 – 8,3 km/l (etanol) e 11,8 km/l (gasolina)
  • Fiat Strada 1.4 Cabine Dupla 2022 – 8,3 km/l (etanol) e 11,7 km/l (gasolina)
  • Fiat Strada 1.3 Cabine Plus 2022 – 9 km/l (etanol) e 12,8 km/l (gasolina)
  • Fiat Strada 1.3 Cabine Dupla 2022 – 8,4 km/l (etanol) e 12,1 km/l (gasolina)

Estrada

  • Fiat Strada 1.4 Cabine Plus 2022 – 8,8 km/l (etanol) e 12,4 km/l (gasolina)
  • Fiat Strada 1.4 Cabine Dupla 2022 – 8,9 km/l (etanol) e 12,4 km/l (gasolina)
  • Fiat Strada 1.3 Cabine Plus 2022 – 9,8 km/l (etanol) e 14,2 km/l (gasolina)
  • Fiat Strada 1.3 Cabine Dupla 2022 – 9,4 km/l (etanol) e 13,3 km/l (gasolina)

Fiat Strada 2022 – manutenção e revisão

A Fiat Strada 2022 chegou com a novidade dos 3 anos de garantia, que podem ser estendidos por 12 ou 24 meses. Clientes profissionais também podem optar pelo planos Amplo, com mais de 10 mil itens de cobertura, e Motor e Câmbio.

Há ainda mais de 50 acessórios Mopar, quase metade inéditos para a Fiat Strada 2022. Confira os valores:

RevisãoCustoCusto
QuilometragemPreços 1.4Preços 1.3
10.000 kmR$ 344R$ 412
20.000 kmR$ 432R$ 528
30.000 kmR$ 672R$ 424
40.000 kmR$ 664R$ 1.068
50.000 kmR$ 376R$ 440
60.000 kmR$ 1.412R$ 636
TotalR$ 3.900R$ 3.508

Fiat Strada 2022 – ficha técnica

Motor

1.4

1.3

Tipo

Dianteiro, transversal, Etanol e Gasolina

Dianteiro, transversal, Etanol e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1368

1332

Válvulas

8

8

Taxa de compressão

12,35:1

13,2:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 85 cv a 5750 rpm / Etanol: 88 cv a 5750 rpm

Gasolina: 101 cv a 6250 rpm / Etanol: 109 cv a 6250 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 12,4 kgfm a 3500 rpm / Etanol: 12,5 kgfm a 3500 rpm

Gasolina: 13,7 kgfm a 3500 rpm / Etanol: 14,2 kgfm a 3500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas

Manual 5 marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Tambor

Direção

Tipo

Hidráulica/Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Independente, McPherson

Traseira

Eixo rígido

Eixo rígido

Rodas e Pneus

Rodas

Aço aro 15 polegadas

Liga leve 15 polegadas

Pneus

195/65 R15

195/65 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

4474

4474

Largura sem retrovisores (mm)

1732

1732

Altura (mm)

1599

1607

Distância entre os eixos (mm)

2737

2737

Capacidades

Porta-malas (litros)

1.354 (CE) 844 (CD)

1.354 (CE) 844 (CD)

Tanque (litros)

55

55

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

720 (CE) 650 (CD)

720 (CE) 650 (CD)

Peso em ordem de marcha (kg)

1078 (CE) 1140 (CD)

1092 (CE) 1167 (CD)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

ND

Fiat Strada – história

Nascida em 1998, a Fiat Strada 2022 já completou duas décadas de mercado e continua vendendo muito bem, tanto que é líder em 2020 e parece que vai manter essa posição.

Feita para substituir a Fiat Fiorino Pickup, a nova picape era derivada do projeto 178, que contemplava o Palio com duas ou quatro portas, além do sedã Siena e da perua Palio Weekend.

Desenhado por Giugiaro, a  Strada tinha motor nacional Fiasa 1.5 de 76 cv e os argentinos Sevel 1.6 8V com 92 cv ou 1.6 16V com 106 cv. Nunca teve transmissão automática e nem automatizada Dualogic.

Mas a grande sacada da Fiat foi estar antenada com o cliente. Poucos meses após o lançamento, a marca lançou a cabine estendida, que adicionava um espaço de 300 litros atrás dos bancos e permitia maior conforto para os ocupantes. A caçamba perdeu um volume considerável, mas ainda era utilizável.

Em 2001, sofreu o primeiro de vários facelifts. Foi então que a Fiat adicionou o motor GM Família I, graças a parceria das duas empresas, onde houve troca de ações. O propulsor é o 1.8 de 108 cv, o mesmo usado atualmente nos Cobalt e Spin, por exemplo.

Além disso, substituiu o 1.5 pelo 1.3 16V no ano seguinte, mas este entregava apenas 67 cv. A Fiat lançou então a versão Strada Cabine Dupla em 2005, junto com o motor 1.4 Flex.

Fiat Strada 2022: preço, consumo, versões, motores (e detalhes)

Nesse mesmo ano surge a segunda atualização, que deixou a frente com grande para-choque e faróis maiores. Este foi o último desenho da família Palio feito por Giugiaro, sendo as demais atualizações desenvolvidas no país.

Sempre em pé de guerra com a Volkswagen Saveiro, a Strada logrou a liderança por conta de sua versatilidade em opções. Em 2010, entra em ação o motor E.torQ de até 132 cv, mas no ano seguinte ganhou a versão limitada “Strada Dualogic”, que eventualmente não deu certo e virou mico.

A evolução continuou com a terceira atualização em 2009, que adicionou faróis duplos em posição inclinada ao centro, por exemplo.

Com apenas os motores 1.4 Fire e 1.8 E.torQ, a Fiat Strada seguiu sendo líder com diversas versões e séries especiais, além da introdução do sistema Locker, que permite transferir a força de uma roda para a outra em caso de atoleiro. Em 2013, surge a quarta atualização, que é a atual. Nesta, a Fiat adicionou uma porta lateral de abertura invertida na versão com cabine dupla.

Além do Brasil, a Fiat Strada foi produzida também na África do Sul e atualmente é exportada para diversos países, inclusive para o México, onde é vendida como RAM 700.

Fiat Strada 2022: preço, consumo, versões, motores (e detalhes)

Fiat Strada 2022 – fotos

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.