Fiat terá uma versão híbrida flex para cada modelo no Brasil

fiat grande panda 4
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A Fiat está preparando uma grande mudança no Brasil e já estamos vendo isso acontecer com movimentos recentes da matriz italiana, iniciando o processo com o Grande Panda e sua família “Uno”, que nos dá um vislumbre interessante do que pode ocorrer por aqui.

Segundo a revista Autoesporte , a Fiat terá uma versão híbrida flex de cada modelo da marca no mercado brasileiro, mas como você deve imaginar, isso não será para todos, afinal, até 2028, conforme a fonte revelou, todas as opções da italiana serão eletrificadas.

Logo de cara, no processo, morrerão modelos como Mobi, Argo e Cronos, algo que ficou bem evidente com a chegada dos modelos Pulse e Fastback. Isso não será exclusividade da Fiat, já que basta olhar para o que a Renault está fazendo para entender.

plataformabio hybrid2
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Ainda que o Pulse seja um Argo SUV e o Fastback, seja o mesmo em relação ao Cronos, o Grande Panda chegará para assumir de jure o lugar que foi do Uno e assim destituir exatamente aqueles que eliminaram o icônico modelo da Fiat no Brasil: Mobi e Argo.

Com o Grande Panda, começa a revolução na Fiat, que poderá adotar o nome Uno por aqui. O novo hatch compacto terá uma versão híbrida leve com motorização flex e ela será baseada num sistema elétrico de 12V e no motor GSE 1.0 Turbo.

O sistema, conhecido como MHEV, consiste em um motor/gerador elétrico no lugar do alternador, combinado com um esticador e uma polia especial, ligadas ao virabrequim do motor por meio de correia.

bio hybrid stellantis2
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Tendo ainda um módulo de controle e uma bateria de lítio, o MHEV permite pequena adição de torque nas saídas, assim como desligamento do motor antes da parada total do veículo e mesmo a desconexão da transmissão em desacelerações.

Na Fiat, o motor elétrico tem somente 4 cavalos, mas torque suficiente para baixar o consumo e a emissão do GSE 1.0 Turbo, muito importante quando se sabe que este motor é conhecido por seu alto consumo no meio urbano.

Os atuais Pulse e Fastback também receberão o mesmo pacote MHEV de 12V, já usado na Itália, assim como a Strada. A Toro 1.3 Turbo irá para o sistema HEV Flex, que consiste em motor elétrico de 30 cavalos e câmbio de dupla embreagem, de modo a dar combate à Ford Maverick.

plataformabio hybride dct3
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As duas tecnologias fazem parte do projeto Bio-Hybrid, que tem ainda PHEV, que servirá à Jeep. Há também o BEV e um dos modelos da Fiat, possivelmente o Grande Panda/Uno deve usar essa base 100% elétrica.

E a família Uno? Fastback, SUV e Pickup são os conceitos que teoricamente substituiriam o Fastback atual, o Pulse e a Strada, mas eles são maiores. Nesse caso, a Fiat pode estar olhando para as próximas gerações destes com uma proposta de tamanho x custo-benefício.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X