A Fiat está preparando uma grande mudança no Brasil e já estamos vendo isso acontecer com movimentos recentes da matriz italiana, iniciando o processo com o Grande Panda e sua família “Uno”, que nos dá um vislumbre interessante do que pode ocorrer por aqui.
Segundo a revista Autoesporte, a Fiat terá uma versão híbrida flex de cada modelo da marca no mercado brasileiro, mas como você deve imaginar, isso não será para todos, afinal, até 2028, conforme a fonte revelou, todas as opções da italiana serão eletrificadas.
Logo de cara, no processo, morrerão modelos como Mobi, Argo e Cronos, algo que ficou bem evidente com a chegada dos modelos Pulse e Fastback. Isso não será exclusividade da Fiat, já que basta olhar para o que a Renault está fazendo para entender.
Ainda que o Pulse seja um Argo SUV e o Fastback, seja o mesmo em relação ao Cronos, o Grande Panda chegará para assumir de jure o lugar que foi do Uno e assim destituir exatamente aqueles que eliminaram o icônico modelo da Fiat no Brasil: Mobi e Argo.
Com o Grande Panda, começa a revolução na Fiat, que poderá adotar o nome Uno por aqui. O novo hatch compacto terá uma versão híbrida leve com motorização flex e ela será baseada num sistema elétrico de 12V e no motor GSE 1.0 Turbo.
O sistema, conhecido como MHEV, consiste em um motor/gerador elétrico no lugar do alternador, combinado com um esticador e uma polia especial, ligadas ao virabrequim do motor por meio de correia.
Tendo ainda um módulo de controle e uma bateria de lítio, o MHEV permite pequena adição de torque nas saídas, assim como desligamento do motor antes da parada total do veículo e mesmo a desconexão da transmissão em desacelerações.
Na Fiat, o motor elétrico tem somente 4 cavalos, mas torque suficiente para baixar o consumo e a emissão do GSE 1.0 Turbo, muito importante quando se sabe que este motor é conhecido por seu alto consumo no meio urbano.
Os atuais Pulse e Fastback também receberão o mesmo pacote MHEV de 12V, já usado na Itália, assim como a Strada. A Toro 1.3 Turbo irá para o sistema HEV Flex, que consiste em motor elétrico de 30 cavalos e câmbio de dupla embreagem, de modo a dar combate à Ford Maverick.
As duas tecnologias fazem parte do projeto Bio-Hybrid, que tem ainda PHEV, que servirá à Jeep. Há também o BEV e um dos modelos da Fiat, possivelmente o Grande Panda/Uno deve usar essa base 100% elétrica.
E a família Uno? Fastback, SUV e Pickup são os conceitos que teoricamente substituiriam o Fastback atual, o Pulse e a Strada, mas eles são maiores. Nesse caso, a Fiat pode estar olhando para as próximas gerações destes com uma proposta de tamanho x custo-benefício.
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