*Destaque *Featured Fiat Lançamentos Linha 2019 Pickups Preços

Fiat Toro 2019: preço, consumo, revisões, motores, versões

A Fiat Toro 2019 surgiu há pouco tempo como uma picape compacta com porte intermediário entre as leves e as médias.

A Fiat Toro é feita inteiramente em monobloco e utilizando uma plataforma global da FCA de origem na própria marca, sendo esta compartilhada com os Jeep Renegade e Compass.


Ela tem preços entre R$ 90.990 e R$ 134.390.

Fiat Toro 2019: preço, consumo, revisões, motores, versões

Disputando espaço com a longeva Strada, a Fiat Toro 2019 virou referência no segmento de picapes e está incentivando outros fabricantes a produzir modelos com proposta semelhante, sendo três deles conhecidos: Volkswagen, Hyundai e General Motors.

A primeira vai lançar um modelo com base MQB A0, que já se sabe será a próxima Saveiro. A Hyundai aposta no Creta STC, derivado do SUV compacto e a GM criará um modelo próprio, com base na nova plataforma global em 2019.


E o futuro?

Criadora de um nicho que logo se tornará um segmento, a Fiat Toro 2019 logo mais poderá ganhar uma versão de 200 cv e 48 kgfm do motor diesel 2.0 Multijet II. O que deve acontecer mais adiante é a substituição do motor E.torQ Evo pelo Tigershark 2.0, usado no Compass.

Cogita-se há algum tempo um SUV de sete lugares derivado da Toro 2019, mas a FCA dá prioridade para a Jeep no caso de SUVs, embora tenha vendido a Freemont.

Fiat Toro 2019: preço, consumo, revisões, motores, versões

Fiat Toro 2019 – detalhes

A Fiat Toro 2019 ainda chama a atenção nas ruas. Sua frente com LEDs diurnos e o visual robusto, mesmo com as rodas de liga leve aro 16, são elogiados. As rodas possuem desenho menos chamativo, enquanto a traseira com lanternas de LED bem delineadas atrai mais a atenção.

Com 4,91 m de comprimento, ela se mostra bem mais imponente que as rivais menores, mas ainda é inferior em porte às picapes médias.

Com 820 litros e espaço mediano, ajudando a levar até 650 kg, a caçamba de abertura dupla lateral é prática e facilita as operações em espaço reduzidos, mas falta um degrau de apoio mais consistente para acessar a caçamba de carga.

A capota marítima com dreno deixa a água entrar, mas isso não adianta muito na Fiat Toro 2019.

A suspensão é alta e tem um bom vão-livre, mas os pneus são voltados para o asfalto. As barras no teto e os retrovisores com basculamento elétrico são outros detalhes interessantes. Por dentro, o acabamento geral é bom e bem distante do visto em outros produtos da Fiat.

O volante multifuncional tem controles demais, inclusive atrás do aro, mas vem com paddle shifts. O desenho das portas é outro ponto agradável. Os bancos da Fiat Toro 2019 em tecido são macios e possuem bom aspecto.

A multimídia Uconnect com tela de 5 polegadas tem navegador GPS com dados de tráfego e alerta de radares. A instrumentação é bem completa, mas vem com display menor em relação a versão Volcano.

A imagem da câmera de ré é projetada no display da Fiat Toro 2019.

O banco traseiro conta até com apoio de braço central, além de todos os cintos e apoios de cabeça necessários. A caçamba tem fácil acesso e espaço regular, mas não poderia ser diferente, por conta da limitação de tamanho.

Fiat Toro 2019: preço, consumo, revisões, motores, versões

Fiat Toro 2019 – novidades

Pouco mais de um ano após seu lançamento no mercado nacional, a Fiat Toro 2019 acaba de receber boas mudanças. A nova gama da picape passa a oferecer novos equipamentos de série para todas as versões, além de uma inédita configuração com motor turbodiesel e câmbio automático.

Entre as novidades, o motor 1.8 E.torQ flex passa a dotar o sistema de partida a frio sem tanquinho de gasolina e o sistema start/stop. Há também a tecla Sport para o câmbio automático de seis marchas, que consegue alterar o comportamento da direção e do motor.

Já entre os itens de série, a Fiat Toro 2019 agora oferece monitoramento da pressão dos pneus e indicador de troca de marcha no painel de instrumentos.

Todas as versões da Fiat Toro 2019, com exceção da Freedom flex, podem receber ainda teto na cor preta, que custa R$ 499. Na gama de versões, há como novidade a variante Freedom com motor 2.0 turbodiesel, câmbio automático de nove marchas e tração 4×4.

Há também uma nova opção de cor para a carroceria, a Cinza Antique metálica.

Fiat Toro 2019 – versões

Toro Freedom 1.8 Flex AT6
Toro Freedom 2.4 Flex AT9
Toro Blackjack 2.4 Flex AT9
Toro Freedom 2.0 Diesel MT6
Toro Freedom 2.0 Diesel MT6 4×4
Toro Freedom 2.0 Diesel AT9 4×4
Toro Volcano 2.0 Diesel AT9 4×4

Fiat Toro 2019: preço, consumo, revisões, motores, versões

Fiat Toro 2019 – equipamentos

Fiat Toro Freedom 2018 – Ar-condicionado, direção elétrica, câmbio manual de seis marchas, câmbio automático com seis ou nove marchas, tração 4×2 ou 4×4, vidros elétricos nas portas dianteiras e traseiras, LEDs diurnos, lanternas em LED, rodas de aço ou liga leve aro 16 polegadas, sistema de áudio com Bluetooth/USB/auxiliar, botão Sport, Start&Stop, computador de bordo, retrovisores elétricos, capota marítima, sensor de pressão dos pneus, coluna de direção ajustável, indicador de mudança de marcha no painel, Isofix, airbag duplo, freios ABS com EDB, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, entre outros.

Opcionais:

  • Pacote Road, por R$ 8,9 mil, que substitui o kit Opening Edition ofertado anteriormente. Há itens estéticos e de acabamento, além de faróis de neblina, retrovisores com rebatimento elétrico e tilt down, ar-condicionado de duas zonas, sistema multimídia com tela sensível ao toque e navegador GPS, sistema de som com seis alto-falantes, sensor de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, entre outros.
  • Pacote Protection (R$ 796, com para-barros e frisos das portas na cor preta), Chrome (R$ 470, com capa de maçaneta cromada e protetor de soleira cromado) e Áudio (R$ 2.990, com central multimídia com tela sensível ao toque de 6,2 polegadas, navegador GPS, DVD player, Bluetooth, TV digital e câmera de ré).
  • Pacote Pleasure Plus, que custa R$ 8,9 mil e inclui praticamente os mesmos itens do Road da variante flex, com exceção dos detalhes visuais e de acabamento.
  • Monitoramento da pressão dos pneus, por R$ 589.

Fiat Toro Blackjack 2018 – Itens acima, mais rodas de liga leve aro 17 polegadas em cinza grafite, detalhes externos em preto brilhante ou fosco, logotipos em cinza, acabamento em cinza claro, ar-condicionado digital de duas zonas, detalhes em preto brilhante no ambiente, multimídia com tela de 6,2 polegadas, retrovisor interno eletrocrômico, navegador GPS, TV Digital, entre outros.

Fiat Toro Volcano 2018 – Itens acima, mais rodas de liga leve aro 17 polegadas diamantadas, detalhes cromados, acabamento em tungstênio, volante em couro, paddle shifts, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis automáticos, sensor de chuva, acabamento exclusivo, cluster com TFT de 7 polegadas, modos de terreno, entre outros.

Opcionais:

  • Kit Techno (R$ 3.390, com keyless entry’n’go, sensor crepuscular e de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, partida remota motor e sensor de pressão dos pneus).
  • Kit Techno Safe (R$ 9.870, mesmos itens do pacote anterior mais bancos parcialmente em couro, assento do motorista com regulagem elétrica em oito posições, airbag de joelho, airbags laterais e airbags de cortina).
  • Kit Protection (R$ 796, com para-barros, friso das portas e protetor de tanque de combustível), teto solar elétrico (R$ 4.190) e bancos revestidos parcialmente em couro (R$ 2.390).

Fiat Toro 2019 – preços

Toro Freedom 1.8 Flex AT6: R$ 90.990
Toro Freedom 2.4 Flex AT9: R$ 100.270
Toro Blackjack 2.4 Flex AT9: R$ 112.990
Toro Freedom 2.0 Diesel MT6: R$ 106.990
Toro Freedom 2.0 Diesel MT6 4×4: R$ 115.690
Toro Freedom 2.0 Diesel AT9 4×4: R$ 120.890
Toro Volcano 2.0 Diesel AT9 4×4: R$ 134.390

Fiat Toro 2019: preço, consumo, revisões, motores, versões

Fiat Toro 2019 – motor

O motor E.torQ Evo 1.8 da Fiat Toro 2019 ganhou sistema de partida a frio sem tanquinho de gasolina (Heated Cold Start System ou HCSS) e o sistema start/stop, que desliga o propulsor em paradas curtas para economizar combustível e diminuir as emissões de poluentes.

O propulsor tem comando único no cabeçote e 16 válvulas, entregando 135 cv na gasolina e 139 cv no etanol. Os torques são de 18,8 kgfm e 19,3 kgfm, respectivamente.

Já o diesel 2.0 Multijet II é um motor muito conhecido no exterior e tem duplo comando de válvulas, turbocompressor e intercooler, além de injeção direta Common Rail. Com muita força em baixa rotação, ele entrega 170 cv e 35,7 kgfm. Ele pode ser montado com caixa manual de seis marchas ou automática com nove velocidades na Fiat Toro 2019.

Por fim, o mais recente motor da Fiat Toro 2019 é o Tigershark 2.4 litros flex de quarto cilindros 16 válvulas, sendo oferecido junto com uma transmissão automática de nove velocidades e tração dianteira.

São 174 cv com gasolina e 186 cv com etanol, a 6.400 rpm, e torque de 23,5 kgfm e 24,9 kgfm, respectivamente, a 4.000 rpm, sendo que 91% do torque máximo já está disponível logo a 2.000 rpm.

A Fiat Toro Freedom 2.4 Tigershark Flex AT9 consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos com gasolina e 10,5 segundos com etanol, tendo velocidade máxima de 200 km/h e 197 km/h, respectivamente.

Fiat Toro 2019 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Fiat Toro 1.8 AT6 4×2 – 12,2 segundos e 175 km/h
  • Fiat Toro 2.4 AT9 4×2 – 9,9 segundos e 200 km/h
  • Fiat Toro 2.0 MT6 4×2 – 9,5 segundos e 190 km/h
  • Fiat Toro 2.0 MT6 4×4 – 9,5 segundos e 188 km/h
  • Fiat Toro 2.0 AT9 4×4 – 10,0 segundos e 188 km/h

A Fiat Toro 2019 na versão 1.8 Flex é realmente limitada, tanto que sua capacidade de carga é de 650 kg.

Exigindo rotações mais altas para andar com desenvoltura, sendo acima de 3.000 rpm algo necessário para andar de modo mais eficiente, o motor E.torQ Evo 1.8 tem retomadas comprometidas pela baixa força do motor, mas isso muda com a opção Sport acionada, que garante um desempenho extra e animador.

Embora impeça maior exploração do propulsor, o câmbio automático de seis marchas mantém um ritmo equilibrado.

As trocas são suaves e não há trancos perceptíveis na Fiat Toro 2019. É necessário usar e abusar do acelerador alguns vezes para mantermos um bom ritmo. As reduções ocorrem como esperado, sendo mais frequentes que no diesel.

O motor 1.8 Flex contribui muito para o nível de ruído acima do desejado, apesar de manter bons 2.300 rpm a 110 km/h.

A Fiat Toro Volcano 2018 só existe com o motor diesel 2.0 Multijet II. Ele entrega 170 cv a 3.750 rpm e 35,7 kgfm a 1.750 rpm. Sem vibrações excessivas ou ruído elevado,  ele responde de maneira mansa, exceto quando se pisa até o fundo. Para as pretensões da Toro, o 2.0 Multijet se mostra adequado.

De qualquer forma, quando embalado, a rotação cai para a faixa de 1.600 rpm na Fiat Toro 2019. É nela que ele se comporta a 110 km/h em nona marcha, que entra apenas indo um pouco mais acima.

As rotações até a mudança de marcha (nove no total) ocorrem pouco acima de 2.000 rpm, com a caixa ZF 9HP segurando muito acima dessa rotação, o que é um pouco ruim para quem está acostumado com propulsores maiores.

Sem opção Sport, o ZF 9HP é bastante suave em funcionamento e reduz de forma eficaz. Assim, tirar um pouco mais, só mesmo com mudanças manuais, mas no dia a dia, o melhor mesmo é deixar no automático.

A suspensão dianteira é bem mais macia que a traseira, facilmente notada na transposição de lombadas. A Fiat Toro 2019 é bastante estável e muito mais próxima de um crossover do que de uma picape. O conjunto de suspensão tem ajuste firme e filtra as imperfeições apenas de forma razoável.

A direção elétrica é leve e progressiva na medida certa. Os freios também atuam de forma eficiente, mesmo com o veículo carregado. No fora de estrada, a Fiat Toro 2019 mostra valentia. Apesar da tração 4×4 e da reduzida, o modelo tem suspensão pouco elevada e o ângulo de ataque dianteiro é menor que o desejado.

A Fiat Toro 2019 é um carro para o dia a dia urbano e um fim de semana com estradas de terra, mas nada muito radical. No geral, seu desempenho agradou, ficando dentro do esperado.

A Toro na versão Freedom 2.4 Flex apresenta um desempenho muito superior ao da Freedom equipada com o motor E.torQ 1.8 de até 139 cv.

A diferença entre os dois é enorme, sendo que o Tigershark 2.4 Flex apresenta um funcionamento muito mais elástico e suave, além de entregar força em baixa começa com 91% do torque a partir de 2.000 rpm.

Em acelerações mais vigorosas, o propulsor aliado ao câmbio de nove marchas, garante boas saídas e disposição, ainda mais pela Fiat Toro Freedom 2.4 Flex ter somente tração dianteira. Rapidamente o ponteiro alcança 6.000 rpm e a troca de marcha se dá de forma suave.

Para uma condução normal, as trocas ocorrem entre 2.000 e 2.500 rpm.

Na Fiat Toro 2.4 Flex a gestão de marchas impede que se baixe demais a rotação. Em nona, uma retomada simples para ultrapassagem faz o câmbio reduzir quatro marchas, por exemplo. Rodando a 110 km/h, a rotação fica em 1.700 rpm, ótimo para o conforto a bordo e economia.

É possível manter de forma manual a nona um pouco abaixo de 90 km/h.

O Tigershark 2.4 Flex fica sempre cheio com desempenho animador no modo Sport e mesmo com intervenções manuais na alavanca e paddle shifts. As reduções também são pontuais, garantindo menor uso dos freios, que por sinal são muito bons.

As retomadas são muito superiores e a aceleração acompanha essa alteração na programação do conjunto motriz.

Com direção elétrica bastante leve e progressiva, a picape da FCA tem ainda um bom ajuste da suspensão, filtrando bem as irregularidades. No anda e para do ciclo urbano, a Fiat Toro Freedom 2.4 Flex 2018 também apresenta boa condução e seu sistema Start&Stop funciona de forma rápida nas saídas.

Todo o conjunto da Fiat Toro Freedom 2.4 Flex é muito bem equilibrado, não gerando instabilidade em frenagens fortes, o que é muito bom.

Nas curvas, o conjunto apresenta características mais próximas às de um crossover do que de uma picape média, graças ao conjunto de suspensão multilink atrás.

Fiat Toro 2019: preço, consumo, revisões, motores, versões

Fiat Toro 2019 – consumo

Cidade

  • Fiat Toro 1.8 AT6 4×2 – 6,5 km/litro no etanol e 9,6 km/litro na gasolina
  • Fiat Toro 2.4 AT9 4×2 – 5,9 km/litro no etanol e 8,6 km/litro na gasolina
  • Fiat Toro 2.0 MT6 4×2 – 10,4 km/litro no diesel
  • Fiat Toro 2.0 MT6 4×4 – 10,3 km/litro no diesel
  • Fiat Toro 2.0 AT9 4×4 – 11,2 km/litro no diesel

Estrada 

  • Fiat Toro 1.8 AT6 4×2 – 7,8 km/litro no etanol e 11,2 km/litro na gasolina
  • Fiat Toro 2.4 AT9 4×2 – 7,4 km/litro no etanol e 10,8 km/litro na gasolina
  • Fiat Toro 2.0 MT6 4×2 – 12,5 km/litro no diesel
  • Fiat Toro 2.0 MT6 4×4 – 12,1 km/litro no diesel
  • Fiat Toro 2.0 AT9 4×4 – 11,2 km/litro no diesel

Fiat Toro 2019 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Custo

Custo

Quilometragem

Preços 1.8 E.torQ Evo

Preços 2.4 Tigershark

Preços 2.0 Multijet II

10.000 km

R$ 440

R$ 440

20.000 km

R$ 660

R$ 660

R$ 696

30.000 km

R$ 668

R$ 668

40.000 km

R$ 816

R$ 816

R$ 1.128

50.000 km

R$ 680

R$ 680

60.000 km

R$ 1.648

R$ 1.648

R$ 1.284

Fiat Toro 2019 – ficha técnica

Motor

1.8 E.torQ Evo

2.4 Tigershark

2.0 Multijet II

Tipo

Dianteiro, Transversal, Etanol e Gasolina

Dianteiro, Transversal, Etanol e Gasolina

Dianteiro, Transversal, Turbo e Diesel

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1747

2360

1956

Válvulas

16

16

16

Taxa de compressão

12,5:1

11,8:1

16,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 135 cv @ 5750 rpm / Etanol: 139 cv @ 5750 rpm

Gasolina: 174 cv @ 6250 rpm / Etanol: 186 cv @ 6250 rpm

Diesel: 170 cv @ 3750 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 18,8 kgfm @ 3750 rpm / Etanol: 19,3 kgfm @ 3750 rpm

Gasolina: 23,5 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 24,9 kgfm @ 4000 rpm

Diesel: 35,7 kgfm @ 1750 rpm

Transmissão

Tipo

Automática 6 marchas

Automática 9 marchas

Manual 6 marchas / Automática 9 marchas

Tração

Tipo

4×2

4×2

4×2 / 4×4

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, barra estabilizadora

McPherson, barra estabilizadora

McPherson, barra estabilizadora

Traseira

Multilink

Multilink

Multilink

Rodas e Pneus

Rodas

Aço / Liga Leve 16 polegadas

Liga Leve 16 polegadas

Liga Leve 16 / 17 polegadas

Pneus

215/65 R16

215/65 R16

225/70 R16 / 225/65 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4915

4915

4915

Largura sem retrovisores (mm)

1844

1844

1844

Altura (mm)

1680

1680

1680

Distância entre os eixos (mm)

2990

2990

2990

Capacidades

Porta-malas (litros)

820

820

820

Tanque (litros)

60

60

60

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

650

650

1000

Peso em ordem de marcha (kg)

1619

1704

1709 (4×2) 1788 (4×4) 1871 (4×4 AT9)

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

ND

ND

Fiat Toro 2019 – fotos

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Fiat Toro 2019: preço, consumo, revisões, motores, versões
Nota média 3.2 de 5 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email