Fim da era elétrica na Porsche: marca está modificando EVs para usar conjuntos mecânicos a combustão

porsche (5)
porsche (5)

A transição energética no setor automotivo já não parece tão inevitável quanto antes, e a Porsche é a mais nova marca a revisar suas promessas de eletrificação radical.

Inicialmente, a meta era ousada: ter 80% das vendas compostas por EVs até 2030, com exceção apenas do icônico 911 .

Agora, essa estratégia está sendo abandonada, e até mesmo a ideia de tornar a linha 718 — Cayman e Boxster — em totalmente elétrica foi colocada em espera.

Segundo o site britânico Autocar, a Porsche trabalha em uma nova geração do 718 com motores a combustão interna, mas não se trata apenas de prolongar a vida útil da geração atual.

Veja também

O plano é muito mais ambicioso: adaptar a plataforma PPE — desenvolvida para veículos elétricos — para receber motores a combustão.

porsche 718 cayman e boxster (6)
porsche 718 cayman e boxster (6)

Esse esforço técnico é complexo, já que a PPE não foi concebida para abrigar componentes como tanque de combustível, escapamento ou túnel central.

A missão é adaptar essa arquitetura para um novo Cayman e um novo Boxster com motor central, mantendo o equilíbrio dinâmico dos EVs já projetados sobre ela.

Mesmo com os desafios de engenharia, a ideia não é lançar apenas edições especiais ou versões extremas, como o GT4.

A Porsche quer versões a combustão regulares dentro da linha, como alternativa aos modelos 100% elétricos.

Ainda não se sabe qual motor será adotado, mas a atualização do seis cilindros boxer 4.0 pode ser uma solução, considerando os novos limites da norma Euro 7.

porsche 718 cayman e boxster (5)
porsche 718 cayman e boxster (5)

Enquanto isso, o desenvolvimento do 718 elétrico enfrenta obstáculos que vão além da engenharia.

A falência do fornecedor de baterias causou atrasos, e o lançamento, antes previsto para meados da década, agora só deve ocorrer em 2027.

A chegada das versões a combustão deve ocorrer depois disso, já no fim da década, com variantes de topo herdadas da geração atual.

O futuro do 718 é apenas parte de uma reestruturação maior na linha da marca alemã.

O SUV Macan já foi totalmente eletrificado, mas a Porsche confirmou um novo utilitário compacto com motores a combustão e híbridos para 2028.

Já o Cayenne, que acaba de ganhar uma versão elétrica, promete recarga ultrarrápida de 400 kW e até 1.120 cv na configuração mais potente.

Por outro lado, a linha 911 segue firme com motores a combustão, e a marca reafirma que não há planos para um híbrido plug-in — ao menos por enquanto.

Além disso, a Porsche também estuda versões híbridas e a combustão para o SUV de três fileiras conhecido como “K1”, que originalmente seria lançado como EV em 2027.

E quanto ao hipercarro Mission X, o projeto segue indefinido, sem cronograma oficial ou confirmação de produção.

Com essas mudanças, a eletrificação plena parece cada vez mais distante na Porsche, que agora aposta em uma estratégia mais equilibrada entre combustão, híbridos e EVs.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.