Fim de linha: Depois de grande fracasso, Ford encerra produção da F-150 elétrica e agora aposta em sistema EREV

ford f 150 lightning carregando a casa (2)
ford f 150 lightning carregando a casa (2)

A era da F-150 Lightning 100% elétrica chegou ao fim, depois de vendas muito abaixo do esperado, com uma média mensal em 2025 de apenas 2.200 unidades.

A Ford confirmou o encerramento da produção da versão totalmente elétrica de sua picape nos EUA, dando lugar a uma nova geração com motorização EREV — veículo elétrico com autonomia estendida por gerador a combustão.

O anúncio faz parte de uma mudança mais ampla na estratégia da montadora, revelada oficialmente como parte da reestruturação do plano Ford+.

A ideia é redirecionar investimentos para modelos mais acessíveis e versáteis, com foco crescente em híbridos e EREVs, especialmente após perdas expressivas com sua divisão elétrica.

Veja também

A nova F-150 Lightning EREV será produzida no centro Rouge EV, em Dearborn, Michigan, e promete ser tão revolucionária quanto a original.

ford f 150 lightning (2)
ford f 150 lightning (2)

Segundo a Ford, ela continuará oferecendo aceleração abaixo de 5 segundos, entrega 100% elétrica de potência e uma autonomia combinada estimada em mais de 700 milhas (cerca de 1.120 km).

Essa autonomia elevada é possível graças à combinação de baterias e um gerador a gasolina, pensado especialmente para motoristas que precisam de maior alcance — como no caso de rebocar trailers ou trabalhar longe de pontos de recarga.

A montadora afirma que a nova F-150 “reboca como uma locomotiva”, mantendo o DNA robusto da linha F-Series, mesmo com a mudança no trem de força.

Com a produção da antiga versão agora encerrada, a Ford realocará funcionários da planta de veículos elétricos para a fábrica de caminhonetes em Dearborn, sinalizando uma priorização de híbridos e modelos com maior viabilidade de mercado.

A decisão também foi influenciada por problemas de fornecimento de alumínio após um incêndio em uma das fábricas da Novelis em Nova York, que já havia pausado a produção da versão anterior.

ford f 150 lightning (3)
ford f 150 lightning (3)

Além da picape, a Ford anunciou que a van elétrica voltada ao mercado comercial na América do Norte também será substituída por versões híbridas e a combustão mais acessíveis. A fabricação será feita na planta de Ohio.

A nova plataforma universal da Ford para veículos elétricos, chamada Universal EV Platform, servirá como base para cinco novos modelos até o final da década.

O primeiro será uma picape média totalmente elétrica, do tamanho da Ranger ou Maverick, com preço inicial estimado em US$ 30.000.

Em paralelo, a montadora está transformando suas gigafábricas de baterias em Kentucky e Michigan em centros de armazenamento de energia.

A ideia é lançar um negócio de sistemas de armazenamento estacionário (BESS), com capacidade de 20 GWh por ano, começando em 2027.

Com isso, a Ford planeja que até 2030, metade do seu volume global de vendas seja composta por híbridos, EREVs e EVs — bem acima dos 17% previstos para 2025.

A mudança vem após perdas acumuladas de US$ 3,6 bilhões na divisão Model e até o terceiro trimestre de 2025. Só no último trimestre, o prejuízo foi de US$ 1,4 bilhão, sendo US$ 3 bilhões relacionados aos modelos atuais e US$ 600 milhões investidos na próxima geração.

Mesmo com as vendas da F-150 Lightning caindo 60% no último mês — impulsionadas pelo fim do crédito federal de US$ 7.500 para EVs —, o modelo ainda se manteve como a picape elétrica mais vendida dos EUA até setembro.

Com a nova estratégia, a Ford busca rentabilidade, escala e uma abordagem mais pragmática, combinando eletrificação com soluções híbridas de longo alcance.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.