
Há motores que transcendem seus números e fichas técnicas, deixando uma marca profunda na história automotiva e no coração dos entusiastas. O Volkswagen VR6 é um desses motores.
Após 34 anos e quase 1,87 milhão de unidades produzidas, a Volkswagen anunciou que o lendário motor VR6 chegou ao fim.
Andreas G. Schleith, gerente de comunicações da Volkswagen AG, anunciou a despedida em uma publicação no LinkedIn: “12 de dezembro de 2024 marca um dia histórico para a Volkswagen. Após 34 anos, o icônico motor VR6 se despede.”
Veja também
O VR6 era mais que um motor; era uma assinatura. Introduzido em 1991, o motor de seis cilindros em V estreito foi aplicado em uma ampla variedade de veículos, desde os esportivos GTIs até sedãs de luxo como o Phaeton, passando por RVs da Winnebago.
Sua capacidade de se adaptar a diferentes modelos era impressionante, tornando-o uma das criações mais versáteis da Volkswagen.
Nos Estados Unidos, o VR6 deixou de ser oferecido em 2023, quando a Volkswagen descontinuou a versão de 3,6 litros do Atlas. No entanto, ele ainda era usado em outros mercados, como na China, onde equipava o Audi Q6 com um motor de 2,5 litros.
O VR6 não era apenas versátil; ele tinha personalidade. Quem já teve o prazer de ouvir um GTI com VR6 sabe do que estamos falando. Sua suavidade, potência instantânea e aquele som único o tornaram especial.
O ronco grave e encorpado nas baixas rotações, seguido de uma sinfonia aguda conforme o motor se aproximava do limite, era digno de supercarros italianos.
Por que gastar fortunas em um V8 se o VR6 conseguia entregar uma experiência auditiva superior em um hatchback? Esse som mágico é uma das razões pelas quais será tão lembrado.
O VR6 também tinha seu charme caótico.
Caleb Jacobs, editor sênior do site Drive, e ex-proprietário de um VW Corrado 1993, descreveu: “Era um carro cheio de problemas—o teto solar vazava, o rolamento da roda traseira quase me matou. Mas aquele motor! O som dele é algo que você não esquece.”
Essa era a essência do VR6: uma combinação de complicações, emoções e diversão que transformava até mesmo carros comuns em algo extraordinário.
Com sua aposentadoria, perdemos mais que um motor; perdemos uma parte da alma da Volkswagen. Adeus, VR6. Você sempre será lembrado como um dos maiores motores já feitos.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias