
O Nissan Versa S, versão mais acessível do sedã e último carro novo vendido nos Estados Unidos com câmbio manual de cinco marchas, teve sua produção encerrada.
O modelo, que custava a partir de US$ 17.190, cerca de R$ 97.000, se despede do mercado como mais uma vítima das tarifas de importação aplicadas aos veículos produzidos no México, onde a Nissan mantém a fábrica responsável pelo Versa.
Segundo informações divulgadas pela Automotive News, a marca japonesa está otimizando sua linha de produção para priorizar versões com maior retorno financeiro, e o Versa com câmbio manual simplesmente não se encaixa mais nessa lógica.
Em 2024, apenas 5% das vendas do modelo foram com transmissão manual, tornando essa versão cada vez mais irrelevante nos números da marca.
A decisão também é estratégica do ponto de vista financeiro.
Para absorver o impacto da tarifa de 25% imposta aos veículos mexicanos sem repassar o custo para o consumidor final, a Nissan decidiu cortar justamente as versões menos lucrativas — o que inclui o Versa manual.
A própria página oficial do carro destaca: “Compre seu Nissan sem se preocupar com novas tarifas”, o que reforça essa intenção da marca.
O desaparecimento do Versa com câmbio de cinco marchas marca o fim de uma configuração que um dia foi dominante no mercado.
Enquanto ainda existem carros com caixas manuais de seis ou até sete marchas à venda nos Estados Unidos, os de cinco marchas oficialmente não existem mais entre os zero quilômetro. É o encerramento simbólico de uma era.
Outros modelos populares já haviam abandonado esse tipo de transmissão nos últimos anos.
A picape Nissan Frontier deixou de oferecer câmbio de cinco marchas em 2020, o Volkswagen Golf fez o mesmo com a geração Mk7 em 2021 e o Mitsubishi Mirage seguiu o mesmo caminho em 2023.
Com a saída do Versa, o ciclo se fecha.
Apesar do impacto emocional para os entusiastas de transmissões manuais, a verdade é que a perda do Versa S manual deve ter pouco efeito nos resultados de vendas da Nissan.
Mas há um simbolismo importante: o fim desse modelo também encerra a possibilidade de comprar um carro novo por menos de US$ 18 mil no mercado americano — algo cada vez mais raro em tempos de SUVs dominando as vitrines.
Para quem ainda possui ou pensa em adquirir um dos últimos exemplares do Versa manual, o carro pode acabar virando uma peça curiosa de colecionador, ou pelo menos um símbolo de uma época em que simplicidade, preço baixo e câmbio manual andavam juntos nas concessionárias.

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