Fim do reinado de décadas da Volkswagen na China mostra futuro incerto para montadora alemã diante dos elétricos daquele país

vw id6 oficial 7
vw id6 oficial 7

O reinado de décadas da Volkswagen na China chegou ao fim com a era dos carros elétricos e a alemã deixou de ser a marca mais vendida no país, encerrando um longo período de exatos 40 anos.

Tendo chegado ao país em 1984 com o Volkswagen Santana e depois com o Jetta em 1991, sem contar o Audi 100, a montadora alemã dominou as vendas no país como se fosse sua própria casa, chegando a 4 milhões de unidades por ano.

denza z9 9

Com marcas como BYD e Geely, a Volkswagen não só perdeu volume em vendas, mas também o bonde histórico no jovem mercado automotivo chinês.

Em crise, a montadora alemã vê o consumidor local trocar ela e outras marcas estrangeiras por novos players locais, que estão conquistando a atenção do público com seus carros elétricos altamente avançados.

Para um mercado que antes era essencialmente uma cópia barata (com trocadilho, é claro) do mercado europeu, agora a China manda e desmanda com os carros elétricos, já tendo iniciado sua invasão da Europa e outras regiões.

geely galaxy starship 7 2025 1

Diante disso, a VW continua a perder terreno, já que mesmo sua família de carros elétricos ID demorou a emplacar e ainda não tem os volumes que a montadora queria.

Agora, a pergunta que paira no ar é: será que a Volkswagen conseguirá sobreviver num mercado chinês dominado por carros elétricos?

Com preços agressivos, as marcas chinesas impuseram uma guerra comercial não apenas para destronar as estrangeiras, mas também para estabelecerem seus domínios no mercado.

vw id4 x 3
vw id4 x 3

A Volkswagen não trabalha dessa forma, nem mesmo no Brasil, sendo vista como uma imagem do passado.

Aliás, uma recordação de tempos que muitos chineses não querem lembrar, quando o Volkswagen Santana era táxi ou carro do governo, e a bicicleta era o único veículo de casa…

Hoje, eles podem comprar o que há de mais moderno em carros elétricos e custando menos que um VW…

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X