Que os carros ficaram caríssimos nos Estados Unidos, depois da pandemia, isso você já sabia. Aliás, bem-vindos, norte-americanos, à realidade que sempre existiu no Brasil.
Mas a situação só está piorando, a cada ano, já que o valor médio de transação de compra de um carro, naquele país, já passou dos 50.000 dólares.
Agora, carros novos parece que se tornaram uma coisa exclusiva de pessoas ricas, mais uma coisa que nós brasileiros sabemos bem como é.
Já não existe nenhum carro novo disponível nos Estados Unidos, com preços abaixo dos 20.000 dólares, uma novidade difícil de engolir, pois por muitos anos, existiam carros zero quilômetro na faixa dos 12.000 ou 13.000 dólares.
E é claro que o valor dos salários das pessoas não subiu assim como subiram os preços dos carros.
Vi recentemente alguns vídeos no Tiktok, onde funcionários de concessionárias ou lojas de carros usados entrevistam seus colegas de emprego, perguntando o valor de seus financiamentos. Alguns chegam a citar valores acima dos 1.000 dólares por mês.
E é por isso, que agora, no tal do USA, as dívidas com financiamento de carro foram a segunda maior dívida da população em geral, somente abaixo das dívidas com financiamento de casas ou apartamentos, segundo reportagem do site Financial Times.
Parte do problema é que muitas pessoas pagaram muito mais caro pelos seus carros na época da pandemia, e estão sofrendo as consequências disso até hoje, muitas vezes nem conseguindo pagar as parcelas, e tendo de devolver seus veículos.
É claro que ter um carro é basicamente uma necessidade naquele país, pois muitos lugares, como o estado da Flórida, tem temperaturas tão altas e os comércios são tão longe das casas das pessoas, que é impossível viver sem um carro.
Mas, é outra coisa se enfiar em um financiamento de 1.000, 1.200, ou até mesmo 1.400 dólares por mês, ou ainda mais do que isso, por lá cinco ou seis anos, só para poder trocar de carro e ter um modelo “do ano”.
Muitos fazem essas compras impensadas pois acham que merecem se dar esse presente, sendo que para mais e mais pessoas, a cada dia que passa, o melhor presente que podemos nos dar é a tranquilidade de dormir sem ter dívidas, ou de ter apenas aquelas dívidas que realmente são impossíveis de se livrar.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!