Firefly será nova marca da NIO na Europa; e aqui?

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Os carros da marca chinesa NIO não são exatamente baratos, sendo ela um dos concorrentes diretos da Tesla e isso incomoda a direção da marca, que está perdendo terreno no mercado europeu.

Com um preço médio de € 40.000 ou R$ 215.000, a NIO está tendo problemas para se fixar na Europa, apesar de todas as ações tomadas até aqui, porém, para reverter a condição, a marca chinesa criará uma nova bandeira para 2025.

Seu nome será Firefly, designação que conhecemos nos motores GSE 1.0 e 1.3 de três e quatro cilindros, criados ainda na FCA e agora mantidos na Stellantis. Na NIO, a Firefly significará uma gama de carros elétricos mais baratos.

A ideia é tornar os elétricos mais acessíveis e serão provavelmente lançados carros mais simples e menos tecnológicos para baixar preço e vender em um volume maior.

Todavia, os carros da Firefly não serão tão desprovidos de segurança ou conectividade, uma vez que a NIO é vista como uma marca premium, ainda que não pareça, significando que a nova marca será de volume e como uma VW ou Toyota, por exemplo.

A NIO firmou recentemente parcerias com Geely e Changan para desenvolvimento de um novo conjunto de baterias e de uma nova arquitetura de chassis, o que deve ajudar a cortar os custos e assim vender carros mais competitivos, com a faixa de € 20.000 sendo hoje o início do negócio.

Por ora, a NIO não dá detalhes sobre como realmente será a Firefly e nem a quantidade de produtos que colocará no mercado europeu, mas a iniciativa de baixar custos e focar em preços mais acessíveis interessa o mercado brasileiro.

Aqui, nenhuma ação conhecida da NIO foi feita e já sabemos que players como a vietnamita VinFast já manobram para entrar no mercado nacional.

Se a NIO vier, brigará provavelmente com a Firefly para ter preços competitivos e até eventualmente produzir aqui, porém, há um problema, o nome. Será que a Stellantis permitirá seu uso no país?

Na Europa, o termo Firefly é usado, sim, pela Stellantis e ela já usou inclusive em seu site de imprensa desde a época da FCA. Então, se a NIO não tiver problemas com isso por lá, aqui não teria de ser diferente, não é mesmo?

 

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X