Fisker não aguentou e pediu falência nos EUA

fisker ocean oficial 2
fisker ocean oficial 2

A Fisker cansou de lutar e Henrik Fisker jogou finalmente a toalha com o pedido de concordata no Capítulo 11 da Lei de Falências dos EUA, assumindo que não tem mais condições de manter-se no mercado.

Essa ação já foi vista nos EUA no setor automotivo com a General Motors e também com a Chrysler, quando da crise que levou ao fim de várias marcas americanas e a Fiat aos states, assumindo a segunda.

fisker ocean 1 1
fisker ocean 1 1

Diferente destas, dificilmente Henrik Fisker conseguirá alguma ajuda de Washington, já que ainda tem a imagem de startup e o governo americano não teria nenhum motivo para ajudar uma empresa que nem produz nos EUA.

Sem a produção feita na Áustria, a Fisker simplesmente seguiu o exemplo de tantas outras startups que surgiram para produzir carros elétricos e morreram no processo.

fisker pear 5
fisker pear 5

Isso não é exclusivo da Fisker, com a China tendo alguns exemplos de marcas que surgiram do nada e ficaram pelo caminho. Nos EUA, algumas iniciativas também naufragaram nos últimos 10 anos, mas o caso da Fisker é uma dupla queda.

Há uma década, a antiga Fisker Automotive estava morta com o exótico Karma, que teve uma série de problemas e incêndios. Essa foi a primeira queda de Henrik, que tentou pela segunda vez erguer seu nome com a Fisker Inc.

A proposta da Fisker até parece boa, com uma série de carros elétricos disruptivos que chamaram a atenção de muita gente, como o Ocean e a picape Alasca, mas a comentada má gestão do casal Fisker, teria minado todo o projeto.

fisker alaska 3
fisker alaska 3

Desde o início, a Fisker buscava ser um diferencial no mercado americano, com o Ocean chegando a ser desenvolvido com base na MEB da VW, mas não foi assim e logo os problemas surgiram, ainda mais com produção na Europa.

A Fisker chegou a ser citada como uma das empresas que teriam um espaço na ex-fábrica do Chevrolet Cruze em Lordstown, Ohio, mas não passou disso.

Agora, possivelmente Henrik Fisker deixará de lado seu sonho de ser um fabricante de veículos e quem sabe não volte ao design automotivo…

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X