Teria sido uma cena comum em postos brasileiros se, há alguns anos, a Renault tivesse tomado a decisão de colocar no mercado nacional o Arkana, um SUV de estilo cupê que poderia ter vendido bem por aqui.
Obviamente, o Renault Arkana feito em São José dos Pinhais, no Paraná, teria o mesmo destino do Captur, uma vez que a Guerra da Ucrânia acabou não só com este último, mas também com a variante que seria nacionalizada, com base na plataforma do Duster.
É claro que a Renault não poderia adivinhar que haveria uma guerra que a retiraria completamente da Rússia e mataria dois carros feitos com base no Duster, ainda mais com ela sendo parte da indústria local com a AvtoVAZ.
Seja como for, ver um Arkana num posto brasileiro se tornou realidade diante dos olhos do @marcosmarques1987, seguidor do canal @placaverde.
Ele flagrou o SUV da Renault em um posto de Guarulhos, na Grande São Paulo, e descobriu que ele veio rodando desde a Argentina. O Arkana se exibe porque não será lançado aqui, naturalmente, porém, sua mecânica provavelmente é a híbrida flex que será adotada por aqui.
Como se sabe, o mercado nacional fará uma migração para a hibridização leve e a Renault não ficará fora dessa onda, por ser mais rápida e fácil de implementar, gerando igualmente resultados que ajudam a marca a cumprir as metas com o Programa Mover.
Isso significa um motor Horse HR13 com sistema MHEV ou Mild Hybrid, que facilitará a vida do futuro SUV médio híbrido flex da Renault, um derivado do Novo Duster, que acabou gerando o Bigster lá fora.
O HR13 já foi nacionalizado pela Horse e pode acabar até em outros veículos, a exemplo do HR10. Quem sabe até ele se torne uma opção mais potente para o Lecar 459 Híbrido. Na Renault, servirá bem com ou sem hibridização.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!