Flagra: Arkana roda desde a Argentina para testar motorização do futuro SUV híbrido flex da Renault no Brasil

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Teria sido uma cena comum em postos brasileiros se, há alguns anos, a Renault tivesse tomado a decisão de colocar no mercado nacional o Arkana, um SUV de estilo cupê que poderia ter vendido bem por aqui.

Obviamente, o Renault Arkana feito em São José dos Pinhais, no Paraná, teria o mesmo destino do Captur, uma vez que a Guerra da Ucrânia acabou não só com este último, mas também com a variante que seria nacionalizada, com base na plataforma do Duster.

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É claro que a Renault não poderia adivinhar que haveria uma guerra que a retiraria completamente da Rússia e mataria dois carros feitos com base no Duster, ainda mais com ela sendo parte da indústria local com a AvtoVAZ.

Seja como for, ver um Arkana num posto brasileiro se tornou realidade diante dos olhos do @marcosmarques1987 , seguidor do canal @placaverde.

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Ele flagrou o SUV da Renault em um posto de Guarulhos, na Grande São Paulo, e descobriu que ele veio rodando desde a Argentina. O Arkana se exibe porque não será lançado aqui, naturalmente, porém, sua mecânica provavelmente é a híbrida flex que será adotada por aqui.

Como se sabe, o mercado nacional fará uma migração para a hibridização leve e a Renault não ficará fora dessa onda, por ser mais rápida e fácil de implementar, gerando igualmente resultados que ajudam a marca a cumprir as metas com o Programa Mover.

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Isso significa um motor Horse HR13 com sistema MHEV ou Mild Hybrid, que facilitará a vida do futuro SUV médio híbrido flex da Renault, um derivado do Novo Duster, que acabou gerando o Bigster lá fora.

O HR13 já foi nacionalizado pela Horse e pode acabar até em outros veículos, a exemplo do HR10. Quem sabe até ele se torne uma opção mais potente para o Lecar 459 Híbrido. Na Renault, servirá bem com ou sem hibridização.

 

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X