A Changan é uma das muitias marcas chinesas que o NA falava há 15 anos, quando a ameaça de carros chineses no Brasil parecia teoria da conspiração, afinal, eles nem sabiam fazer automóveis…
Todavia, não estamos mais em 2009 e os carros chineses há muito não são do tipo “bateu, morreu”. Hoje já tem chinesa dizendo que será líder de vendas no país e o mercado nacional parece coração de mãe, onde sempre cabe mais um.
Um desses que quer ser adotado pelo mercado brasileiro é justamente a Changan, que já testa no país o SUV Oshan X5. Neste flagrante no interior de São Paulo, postado pelo canal @placaverde, o modelo chinês aparece até com capô aberto.
Nessa foto, o Oshan X5 exibe seu motor 1.5 Turbo Blue Core de 180 cavalos e 30,5 kgfm, que usa uma transmissão automatizada de dupla embreagem com sete marchas e tração dianteira.
De porte médio, o Changan Oshan X5 mede 4,490 m de comprimento, 1,860 m de largura, 1,580 m de altura e 2,710 m de entre eixos, sendo feito sobre a plataforma modular MPA e surgiu como primeiro modelo da submarca Oshan.
O Oshan X5 visto nas imagens é o modelo padrão, porque existe o X5 Plus, com um layout mais expressivo, bem como adicionando 8 cavalos ao motor Blue Core, chegando assim a 188 cavalos e com o mesmo torque.
Lançado em 2020, o Oshan X5 vai de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e conta com produção na Rússia com a marca Volga, renascida após embargo internacional devido à Guerra da Ucrânia.
O Oshan X5 tem um irmão maior, o X7, que tem sete assentos e 22 cm a mais de comprimento, contendo 2,78 m de entre eixos. Mas, um detalhe chama atenção nesse carro e não é estilo, mecânica ou qualquer outra coisa técnica.
Ainda que seja conhecido como Oshan X5, em realidade ele já não é mais vendido assim, já que a Oshan foi encerrada pela Changan este ano, com os produtos sendo repassados para a própria Changan.
Respondendo agora como Changan X5 e X5 Plus, o SUV maior também passou para a marca controlada, assim como o antigo Oshan Z6, agora chamado Changan Uni-Z. Quando chega? Provavelmente em 2025.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!