O Chevrolet Cobalt há muito não está mais entre nós, porém, ele ainda pode servir aos propósitos da General Motors, mesmo já fora de linha no Brasil.
Em um flagrante recente, um exemplar com placa verde e um aviso de emergência chamou atenção e gerou debota nas redes sociais. Visto por @leozipolli, seguidor do canal @placaverde, o veículo chamou atenção pela placa de veículo em homologação.
Como já dito, o Cobalt saiu de linha em 2019 no Brasil, mas continua no Uzbequistão e também no Cazaquistão. No flagrante, o sedã compacto da GM trazia o aviso “temporary” na lateral e segundo o observador, havia um “botão de emergência” no painel.
Bom, o que seria? Uma das sugestões comentadas seria de que se trata de uma mula de testes, porém, a plataforma Gamma II da GM sustenta atualmente apenas a Spin no Brasil, além do sedã na Ásia Central.
O que virá de novo na GM será com base na VSS-F de Onix e Tracker. Já se for algo relacionado com a Spin, como uma calibração do velho Família I 1.8 para o Proconve L8, como igualmente sugerido, seria lógico fazê-lo na própria minivan.
Ainda não campo das hipóteses, outra possibilidade seria uma atualização do motor 1.5 litro, usado no Cobalt dos cazaques e dos usbeques. Só que esse motor não é feito aqui, ele é de origem chinesa.
Por fim, o que colocaria o velho Cobalt de volta às ruas após cinco anos de sua extinção por aqui? Como bem sabemos, a GM partiu para a eletrificação no Brasil e isso se dará com uso do sistema MHEV de 48 volts.
A GM já dispõe da tecnologia na China e ela pode ter sido introduzida no Cobalt de testes para iniciar os testes com esse sistema, ainda que ele só será instalado de fato em carros de produção daqui a três anos, pelo menos.
Não é a primeira vez que a GM usa carros que não estão em sua rede Chevrolet para testes, como um Opel Astra que vimos no Campo de Provas de Cruz Alta, em Indaiatuba.
Seja como for, para quem achava que o Cobalt não tinha mais segredos, esse é bem intrigante. O que você acha que é?
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