
Dias antes do lançamento nacional, que ocorrerá na próxima semana, a Stellantis já iniciou a distribuição dos novos Peugeot 208 e 2008 híbridos flex, que chegarão em setembro para reavivar as vendas da marca francesa, que despencou há algum tempo.
Vistos em uma carreta cegonha em Porto Velho, em Rondônia, pelo @feltzvaldo, seguidor do @placaverde, um Peugeot 208 Hybrid revela a identificação da versão na traseira.
Indo para as concessionárias, a dupla da Peugeot trará um conjunto híbrido flex já conhecido dos modelos Fiat Pulse e Fastback.
O sistema não é um HEV, ou seja, um híbrido tradicional como da Toyota, sem recarga externa e com motor elétrico mais robusto em uma caixa automática e usando uma bateria mais robusta.
Veja também
No caso da Stellantis, pelo menos para Fiat e Peugeot, a tecnologia empregada no momento é a MHEV ou híbrido leve que, nesse caso, é de 12 volts na bateria de lítio compacta, pequena o suficiente para ficar sob o banco do motorista.
Não é nada novo, já que a Nissan usou no primeiro e-Power uma célula de energia de tamanho semelhante e na mesma posição para seu EREV, um elétrico com extensor de alcance, no caso, o antigo HR12 1.2 litro.
Todavia, o MHEV tem a vantagem de ser mais barato de implementar, com um motor/gerador ocupando o lugar do tradicional alternador, usando ainda uma ou duas polias tensoras, pois este item aplica torque no virabrequim por meio de correia em V.
No caso da Stellantis, o chamado Bio-Hybrid, aplica 4 kgfm de torque quando for necessário, reduzindo a carga do motor e reduzindo assim (teoricamente) seu consumo de combustível.
O motor/gerador utiliza as reduções para enviar energia até a bateria de lítio na cabine, que então devolve essa força quando o carro precisa de mais força, como em acelerações mais fortes ou subidas.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










