
Em parte da Europa, eles são conhecidos como “quadriciclos”, mas por aqui, podemos classificá-los como microcarros e a Stellantis é um dos representantes desse segmento, que tem sua força no velho continente, mas praticamente desconhecidos aqui.
Há uns dois anos, a Stellantis trouxe o Citroën Ami, um microcarro genial que não encontrou mercado aqui, muito em parte por conta da legislação e agora, num flagrante feito por @danillucas_80, seguidor do @placaverde, o Fiat Topolino também chegou ao país.

A princípio, pelos comentários feitos na rede social, o Fiat Topolino se destina à fábrica da Stellantis em Goiana, no Pernambuco. Isso porque o pequenino da marca italiana não pode circular livremente pelas vias nacionais.
Veja também
Sua limitação de velocidade, no caso de 45 km/h, poderia ser um empecilho, mas não é. O caso aqui é que o Fiat Topolino, assim como o Ami, não pode circular por vias públicas por não dispor de airbags e outros itens de segurança ativa e passiva.

Só a velocidade, por exemplo, o impediria de circular por estradas, como acontece com os ciclomotores, mas com os itens obrigatórios para todos os carros, como airbags, ABS, controle de estabilidade, etc., poderia rodar apenas na cidade.
Assim, praticamente sem lenço e sem documento, o Fiat Topolino – tal como seu irmão francês, do qual deriva – é destinado mesmo a locais privados e fechados, como shoppings, centros de distribuição, fábricas, clubes, resorts, condomínios, entre outros.

Com 2,41 m de comprimento, 1,39 m de largura e 1,52 m de altura, o Fiat Topolino resgata o nome de um clássico italiano e pode ser estacionado até na perpendicular em vagas paralelas.
Elétrico, tem motor de 8,2 cavalos e bateria de 5,5 kWh, que conferem ao produto um peso de 485 kg e autonomia de 75 km no ciclo WLTP.
Assim, para espaços reservados, o Fiat Topolino pode ser uma saída sustentável por aqui, enquanto na Europa é o primeiro carro de um adolescente de 14 anos.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias