O novo SUV compacto da Volkswagen, que será fabricado em Taubaté, Vale do Rio Paraíba, já está pronto e rodando em testes com camuflagem padrão em rodovias do estado de São Paulo.
Neste flagrante, do seguidor Zanini do canal @falandodecarro, o menor SUV da Volkswagen a ser feito no Brasil, aparece num formato que destoa um pouco do padrão da marca e rapidamente nos leva à impressão de que vemos um Skoda com logo VW.
As proporções avantajadas da base da carroceria, quando observado de trás e também as colunas e janelas encolhidas em uma cabine mais compacta, reforçam essa ideia de uma carroceria originalmente Skoda.
A linha de cintura curvada, bem como a base elevada de apoio das colunas C também dão uma cara bem diferente para este VW, que não tem correspondentes na marca. Ele pode indicar ainda uma mudança mais radical de estilo, já visto no conceito ID. Code.
Mesmo que alguns elementos estéticos, peças e componentes venham do Polo, o novo carro – cujo nome está no “mais bem guardado cofre da VW” – será bem diferente do Nivus e sim, pelo que vemos, mais próximo deste que de um mini-T-Cross.
O que já é certo é ser menor e pelo tamanho dos para-choques, os 10 cm necessários para deixar de ser indiano e virar nacional farão a diferença, com seus 4,09 m de comprimento e 2,56 m de entre eixos, já que na Índia não poderá passar de 3,99 m.
Os reforços musculares do novo VW também são uma mensagem a alguns rivais indianos da VW/Skoda, enquanto aqui encontrará os Fiat Pulse e Renault Kardian, prontos para recebê-lo. A GM vai no mesmo caminho com o Onix.
Com a plataforma modular MQB-A00 IN, o novo VW terá um custo de produção menor e podemos vislumbrá-lo com motor 1.0 TSI de 109 cavalos na gasolina e 116 cavalos no etanol, além de câmbio Tiptronic obrigatório.
Em mercado vizinhos, o SUV deve ser servido com motor 1.6 16V com 106 cavalos, além de caixa manual ou automática.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!