Flagra: Stellantis prepara chegada dos novos Peugeot 2008 e Citroën Aircross híbridos; dupla de franceses seguirá italianos da Fiat

2008 aircross híbridos flagra 2
2008 aircross híbridos flagra 2

A Stellantis está preparando mais dois híbridos para atuar no mercado brasileiro e eles já estão rodando em testes por aí, ajustando o propulsor de origem italiana com um sistema híbrido leve de 12 volts.

Com imagens postadas no @206projects , os modelos Peugeot 2008 e Citroën Aircross foram vistos com a tecnologia que o grupo sediado em Betim está implantando em sua gama de carros feitos na região.

Equipados com motor GSE 1.0 Turbo, a dupla de franceses, feitos em El Palomar e Porto Real, trarão o mesmo sistema já visto nos modelos Fiat Pulse e Fiat Fastback.

2008 aircross híbridos flagra 1
2008 aircross híbridos flagra 1

Nesse caso, o sistema híbrido leve ou MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle) com bateria de lítio de 12 volts, consiste num motor/gerador elétrico no lugar do alternador.

Além disso, dispõe ainda de correia especial, dois tensores e uma polia exclusiva, sendo ainda conectados a um sistema elétrico próprio e, com isso, consegue aplicar torque e alguns cavalos.

Nesse caso, ambos terão 125 cavalos na gasolina e 130 cavalos no etanol, entregando 20,4 kgfm, mas com auxílio do sistema MHEV para reduzir o consumo, em teoria.

Isso porque tanto o Pulse quanto o Fastback se apresentaram mais gastões na cidade do que o esperado para carros híbridos leves.

2008 aircross híbridos flagra 3
2008 aircross híbridos flagra 3

Assim, espera-se que pelo menos os modelos da Peugeot e Citroën não tenham o mesmo resultado ruim dos primos italianos da Fiat, ainda que a classificação de híbrido seja uma vantagem em alguns lugares, independente de entregar ou não o resultado esperado.

Provavelmente adiante, o Peugeot 208 também receberá uma versão híbrida flex, assim como o Citroën Basalt, ampliando assim a oferta de carros com essa tecnologia.

Tecnicamente, a Stellantis poderia adicionar o MHEV também nos modelos Argo e Cronos, mas os modelos turbinados parecem prováveis de receber a tecnologia.

Na linha acima, já com sistema HEV flex, modelos da Jeep e a Fiat Toro são esperados para serem híbridos puros, como um dia também a picape Rampage.

 

 



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X