
A Stellantis está preparando mais dois híbridos para atuar no mercado brasileiro e eles já estão rodando em testes por aí, ajustando o propulsor de origem italiana com um sistema híbrido leve de 12 volts.
Com imagens postadas no @206projects, os modelos Peugeot 2008 e Citroën Aircross foram vistos com a tecnologia que o grupo sediado em Betim está implantando em sua gama de carros feitos na região.
Equipados com motor GSE 1.0 Turbo, a dupla de franceses, feitos em El Palomar e Porto Real, trarão o mesmo sistema já visto nos modelos Fiat Pulse e Fiat Fastback.
Nesse caso, o sistema híbrido leve ou MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle) com bateria de lítio de 12 volts, consiste num motor/gerador elétrico no lugar do alternador.
Além disso, dispõe ainda de correia especial, dois tensores e uma polia exclusiva, sendo ainda conectados a um sistema elétrico próprio e, com isso, consegue aplicar torque e alguns cavalos.
Nesse caso, ambos terão 125 cavalos na gasolina e 130 cavalos no etanol, entregando 20,4 kgfm, mas com auxílio do sistema MHEV para reduzir o consumo, em teoria.
Isso porque tanto o Pulse quanto o Fastback se apresentaram mais gastões na cidade do que o esperado para carros híbridos leves.
Assim, espera-se que pelo menos os modelos da Peugeot e Citroën não tenham o mesmo resultado ruim dos primos italianos da Fiat, ainda que a classificação de híbrido seja uma vantagem em alguns lugares, independente de entregar ou não o resultado esperado.
Provavelmente adiante, o Peugeot 208 também receberá uma versão híbrida flex, assim como o Citroën Basalt, ampliando assim a oferta de carros com essa tecnologia.
Tecnicamente, a Stellantis poderia adicionar o MHEV também nos modelos Argo e Cronos, mas os modelos turbinados parecem prováveis de receber a tecnologia.
Na linha acima, já com sistema HEV flex, modelos da Jeep e a Fiat Toro são esperados para serem híbridos puros, como um dia também a picape Rampage.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!