A Shineray é a líder das cinquetinhas no mercado nacional, sendo marca de motos bem popular no Nordeste, onde fica sua sede, atuando ainda em outros segmentos no setor de duas rodas.
Mas, a chinesa tem seu braço de quatro rodas e não são quadriciclos… A SWM é a marca de carros da Shineray e recentemente, num estacionamento em Recife, o modelo G01F, um SUV de porte médio, foi flagrado pelo seguidor @dnlapa do canal @placaverde.
A SWM, sigla para Speedy Working Motors, surgiu da compra de uma marca italiana de motos, levando a Shineray e usar a empresa para entrar com motos na Europa, porém, a partir de 2016, a bandeira começou a ser usada em automóveis.
O SWM G01F tem 4,610 m de comprimento, 1,855 m de largura, 1,725 m de altura e 2,750 m de entre eixos, pesando ainda 1.560 kg, mas ao contrário dos carros chineses que estão chegando ao Brasil, o modelo nem é híbrido ou muito menos elétrico.
Equipado com motor 1.5 Turbo a gasolina de origem Brilliance (sócia da BMW) com 156 cavalos e 22 kgfm, o SWM G01F tem transmissão manual ou automática, ambas com seis velocidades e tração dianteira.
Mais “raiz” que os atuais chineses importados, o SWM G01F tem visual expressivo e uma pegada mais europeia, fruto da ambição da marca de vender na Itália, tradicional mercado para carros chineses no continente europeu.
Vem ou não vem? Segundo reportagem do site Automotive Business, a Shineray não tem planos para importação e comercialização de modelos da SWM no país, sendo que o veículo flagrado, assim como outros exemplares, são de uso de executivos da marca.
Sem ser híbrido, híbrido plug-in ou elétrico, o SWM G01F teria poucas chances por aqui, exceto se tivesse um preço muito competitivo, como na China, de onde parte de 79.900 yuans ou R$ 61.265. Então, por ora, a Shineray continuará sobre duas rodas aqui.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!