Foi de Christian Fittipaldi: Carro da NASCAR oferecido em um leilão pode ser o melhor enfeite que seu quintal já recebeu

nascar christian fittipaldi leilao (1)
nascar christian fittipaldi leilao (1)

Se os filmes da Pixar nos ensinaram algo, é que carros de corrida antigos merecem uma aposentadoria digna — e parece que essa filosofia pode se aplicar perfeitamente a um curioso exemplar que irá a leilão em breve.

Trata-se de um Dodge Intrepid de 2004, com pintura de Charger, pronto para encontrar um novo destino no leilão Mecum Indy do próximo mês .

Sem motor ou transmissão, o carro é vendido apenas como “roller”, ou seja, como um chassi sobre rodas , mas isso também abre espaço para múltiplas possibilidades para seu futuro proprietário.

A história desse carro é, no mínimo, peculiar.

nascar christian fittipaldi leilao (2)
nascar christian fittipaldi leilao (2)

Quando a Dodge retornou à NASCAR em 2001, apostou na versão de corrida do Intrepid para enfrentar rivais como o Ford Taurus e o Chevrolet Monte Carlo.

Porém, em 2004, os olhos da marca já estavam voltados para seu sucessor: o novo Charger de tração traseira.

O resultado foi essa combinação inusitada: um carro de corrida baseado no Intrepid, mas com a frente quadrada e robusta do Charger — uma verdadeira mistura de gerações.

Este exemplar específico, patrocinado pela Budweiser e carregando o número 9, teve uma carreira curta nas pistas.

nascar christian fittipaldi leilao (3)
nascar christian fittipaldi leilao (3)

Segundo o anúncio do leilão, o carro sofreu um acidente durante os treinos classificatórios para a Brickyard 400 de 2004, com o piloto Christian Fittipaldi ao volante.

Depois disso, virou peça de exibição. Ainda assim, seu vínculo com a equipe Evernham Motorsports, responsável pelo retorno da Dodge à NASCAR em 2001, lhe confere um valor histórico significativo.

Vale lembrar que o Intrepid número 9 conquistou a pole position na edição de 2001 das 500 Milhas de Daytona, a mesma corrida em que Dale Earnhardt, Sr. faleceu de forma trágica.

Originalmente, este Dodge Intrepid de competição seria equipado com um V8 de 358 polegadas cúbicas, capaz de gerar mais de 700 cavalos, com tração traseira e câmbio manual de quatro marchas.

nascar christian fittipaldi leilao (4)
nascar christian fittipaldi leilao (4)

Hoje, o motor e a transmissão estão ausentes, mas a estrutura principal permanece intacta, incluindo o banco de competição Richardson, cintos de segurança Simpson e o espaço para instalação de um grande tanque de combustível no porta-malas.

Para quem sonha em devolver a vida a uma lenda da pista, restaurar esse Intrepid seria um desafio, mas nada muito diferente de qualquer outro projeto de carro de corrida.

O chassi já está pronto e todos os equipamentos de segurança, que são as partes mais complexas em um carro de competição, estão presentes.

O futuro desse carro pode seguir por vários caminhos.

nascar christian fittipaldi leilao (5)
nascar christian fittipaldi leilao (5)

Seria incrível vê-lo de volta às pistas em eventos históricos, ou até mesmo sendo restaurado como peça de exposição em um museu dedicado ao automobilismo.

Quem sabe algum entusiasta mais ousado decida transformá-lo em um projeto insano para as ruas, como já aconteceu com outros carros de NASCAR adaptados para uso civil.

Independentemente do destino, é certo que essa mistura inusitada de Dodge Intrepid e Charger, com seu histórico nas pistas e seu visual icônico, merece ser preservada como uma verdadeira obra de arte sobre rodas.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias EUA
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.