
Um dos maiores símbolos da transição elétrica da Ford pode estar com os dias contados.
A montadora norte-americana estaria considerando encerrar a produção da F-150 Lightning, sua picape 100% elétrica, segundo informações do The Wall Street Journal e fontes ouvidas pela CNBC.
As discussões ainda estão em andamento, e nenhuma decisão oficial foi anunciada.
O possível fim da produção da Lightning vem num momento em que a Ford revisa profundamente sua estratégia para veículos elétricos, pressionada por perdas bilionárias no setor e por um mercado que vem se tornando cada vez mais desafiador.
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Embora a Ford tenha divulgado que a F-150 Lightning segue como a picape elétrica mais vendida dos EUA, os números não impressionam.
Até outubro deste ano, apenas 24.577 unidades foram emplacadas — volume praticamente igual ao do ano passado.
Desde o lançamento em 2022, o modelo soma menos de 100 mil unidades vendidas, muito aquém dos mais de 200 mil pedidos não vinculantes registrados na fase inicial de reservas.
Para muitos dentro da própria Ford, a Lightning era tratada como o modelo mais importante desde o icônico Model T, lançado por Henry Ford no início do século passado.

Mas a promessa acabou não se concretizando.
As dificuldades se agravaram com a paralisação temporária da produção, causada por um incêndio em uma planta de alumínio da Novelis, uma das fornecedoras principais do projeto.
A retomada da linha de montagem ainda não tem data definida.
Questionado recentemente sobre o futuro da Lightning, o presidente da Ford, Kumar Galhotra, afirmou que o foco atual da empresa está nas versões a combustão e híbridas da F-150, e que a produção da elétrica pode ser retomada “quando a empresa quiser” — sem prometer nada.
Além dos desafios internos, o ambiente externo também mudou.

O mercado de elétricos nos Estados Unidos passa por reversões regulatórias, como o fim do crédito federal de US$ 7.500 para compradores de EVs, implementado sob a nova administração republicana. Isso reduziu significativamente o apelo financeiro desses modelos para o consumidor médio.
A possível descontinuação da Lightning segue um padrão visto em outras gigantes americanas.
A Stellantis cancelou recentemente os planos de lançar a Ram 1500 elétrica, enquanto a General Motors reduziu drasticamente seus projetos de caminhonetes elétricas.
O recuo das três grandes de Detroit evidencia um movimento de cautela frente aos altos custos de desenvolvimento, à instabilidade regulatória e à menor disposição do consumidor a pagar mais por modelos elétricos em tempos de incerteza econômica.
Ainda que nenhuma decisão oficial tenha sido tomada, o cenário aponta para um futuro incerto da Lightning dentro da linha de produtos da Ford — e levanta dúvidas sobre a velocidade real da transição elétrica em mercados como o norte-americano.
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