O novo Cayenne elétrico da Porsche ainda nem chegou oficialmente ao mercado, mas já vem deixando sua marca com feitos impressionantes.
Em uma recente aparição pública no Reino Unido, o SUV movido a eletricidade demonstrou toda a sua força ao rebocar um carro clássico de mais de 100 anos e um trailer, totalizando cerca de 3 toneladas.
O objetivo era claro: mostrar que o desempenho do modelo vai muito além das pistas.
A gravação foi feita como parte de uma campanha de divulgação e contou com a participação do apresentador britânico Richard Hammond, conhecido por seu trabalho em programas automotivos.
Ele conduziu o protótipo camuflado do Cayenne EV em um trajeto entre Hereford e seu galpão, puxando o automóvel antigo atrás. Segundo Hammond, o SUV elétrico “lidou com tudo sem dificuldade” e completou dizendo que, mesmo com o peso considerável, “parecia que não havia nada sendo rebocado”.
Esse não foi o único momento em que o Cayenne EV demonstrou sua capacidade.
No mês anterior, um protótipo do modelo já havia estabelecido um novo recorde no tradicional circuito de subida de Shelsley Walsh, superando todos os SUVs a combustão já testados no local com uma vantagem de mais de quatro segundos.
A marca reforça que o veículo está sendo desenvolvido para entregar performance de alto nível sem abrir mão da versatilidade e capacidade de carga.
A Porsche afirmou que o sistema de alta voltagem do Cayenne EV foi projetado para tornar o modelo um dos primeiros SUVs elétricos do mundo com capacidade real de reboque de até 3,5 toneladas, dependendo da configuração.
Segundo Michael Schätzle, vice-presidente da linha Cayenne, o objetivo da equipe de engenharia era garantir que o novo modelo não fizesse concessões em relação às versões a combustão.
A ideia é que o cliente não perca em desempenho ou utilidade ao optar pela versão elétrica.
Embora ainda não tenha revelado todos os detalhes, a marca confirmou que o novo Cayenne EV utilizará a plataforma PPE, a mesma base do Macan EV e do Audi Q6 e-Tron.
No Macan, essa arquitetura já entrega uma autonomia estimada de 308 milhas (cerca de 495 km) segundo a medição da EPA, ou 613 km no ciclo europeu WLTP. Para o Cayenne, a promessa é de melhorias adicionais que devem elevar ainda mais a eficiência e a potência.
O lançamento oficial do Porsche Cayenne EV está previsto para o final de 2025, quando deve chegar ao mercado como modelo 2026.
Antes disso, um protótipo camuflado estará em exibição no tradicional Festival de Velocidade de Goodwood, que acontece entre os dias 10 e 13 de julho.
Mais informações sobre preços, versões e especificações devem ser divulgadas pela marca nas próximas semanas.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!