Ford aposta na F-150 como fonte de renda extra para seu dono: ela carrega, gera renda e ainda alimenta sua casa

ford f 150 lightning carregando a casa (1)
ford f 150 lightning carregando a casa (1)

Com o avanço da eletrificação, surgem novas formas de usar um carro que vão além de simplesmente dirigir.

No caso da Ford F-150 Lightning, isso inclui até ajudar a pagar a conta de luz e funcionar como uma espécie de gerador pessoal.

A proposta parece moderna e sustentável, mas esbarra em uma realidade contraditória: a própria montadora suspendeu a produção do modelo por tempo indeterminado.

A F-150 Lightning é uma picape elétrica que, além de transporte, pode atuar como fonte de energia para residências, principalmente em momentos de pico da tarifa ou durante quedas de energia.

Veja também

ford f 150 lightning carregando a casa (2)
ford f 150 lightning carregando a casa (2)

Através do programa Energy Rewards, a Ford estimula donos da picape a recarregar o veículo nos horários em que a eletricidade é mais barata — geralmente durante a madrugada.

Com essa estratégia, o usuário armazena energia de baixo custo na bateria do veículo e pode usá-la mais tarde para alimentar sua casa, reduzindo o valor da conta de luz.

O recurso é possível graças a um sistema de gerenciamento inteligente chamado Home Power Management, que faz todo o controle de forma automática.

Além de usar a energia armazenada, o proprietário ainda pode devolvê-la à rede elétrica em horários estratégicos e, com isso, receber compensações de companhias fornecedoras.

ford f 150 lightning carregando a casa (3)
ford f 150 lightning carregando a casa (3)

Em alguns casos, a economia prometida pode chegar a cerca de R$ 210 por mês, ou quase R$ 2.500 por ano.

O projeto piloto está sendo implantado em parceria com a DTE Energy, nos Estados Unidos, e está restrito por enquanto ao sudeste do estado de Michigan.

A automação é um ponto forte: o próprio sistema decide o melhor momento para carregar ou liberar energia, priorizando a saúde da bateria no longo prazo.

Embora a tecnologia soe promissora, ela não foi suficiente para garantir a continuidade da produção do modelo.

ford f 150 lightning (2)
ford f 150 lightning (2)

Mesmo sendo a picape elétrica mais vendida do país neste ano, a F-150 Lightning não atingiu as metas internas da marca.

Diante da queda nos incentivos fiscais federais para EVs e do fim das penalidades por consumo de combustível nos EUA, a Ford parece ter recuado em sua estratégia elétrica.

A montadora confirmou que pretende fabricar mais de 45 mil novas unidades da versão a combustão da F-150 no próximo ano.

ford f 150 lightning (3)
ford f 150 lightning (3)

A decisão reforça uma guinada cautelosa da empresa de volta ao portfólio tradicional, diante de um mercado que ainda demonstra resistência aos EVs de grande porte.

Enquanto isso, os donos da Lightning que conseguiram garantir seu exemplar antes da pausa continuam explorando seu potencial como gerador doméstico e até como fonte de renda extra — uma solução criativa, mas com futuro ainda indefinido.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



Deixe um comentário