Ford apresenta novidades para o Mustang GT3; modelo de competição estará nas 6 Horas de Interlagos

mustang gt tunel de vento
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A Ford Racing introduziu atualizações na aerodinâmica, cinemática – comportamento dinâmico em movimento – e frenagem do Mustang GT3, refinando o seu desempenho para competir em diferentes tipos de pistas e categorias ao redor do mundo.

Com estreia nas 24 Horas de Daytona, em 25 de janeiro, o Mustang GT3 2026 tem presença garantida também nas 6 Horas de Interlagos em São Paulo, em julho, logo após a etapa de Le Mans, na França, no calendário do Campeonato Mundial de Endurance (WEC).

Alex Allmandinger, gerente global de Carros Esportivos da Ford Racing, comenta: “Aproveitamos o aprendizado de todos os programas do Mustang GT3 nos últimos dois anos no mundo para aprimorar a plataforma em colaboração com nossos parceiros e entregar um carro ainda mais competitivo.”

mustang gt tunel de vento 2
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Allmandinger finaliza: “Não se trata de uma reformulação total do carro, porque respeitamos o rico legado de mais de 60 anos do Mustang nas pistas.”

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O objetivo principal na atualização do pacote aerodinâmico do Mustang GT3 é aumentar a força descendente e melhorar a eficiência, tendo em vista a ampla variedade de autódromos onde o veículo compete globalmente.

Isso foi feito no Mustang GT3 com a adição de “dive planes” agressivos – dispositivos aerodinâmicos instalados à frente das rodas para controle do fluxo de ar – e revisões no “splitter” e no difusor traseiro.

mustang gt3 desenvolvimento 1
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Nessa revisão da Ford Racing buscou-se, ao mesmo tempo, criar uma plataforma aerodinâmica mais estável e consistente para tornar o Mustang GT3 mais resistente a mudanças na altura de rodagem nas pistas.

Com o pacote aerodinâmico, foram feitas também as correspondentes atualizações na cinemática do Mustang GT3, tanto na frente quanto na traseira.

A experiência com o Mustang GT3 em vários circuitos do mundo aprofundou a compreensão de como o carro opera e o que é preciso para extrair o máximo dos diferentes compostos de pneus.

A frenagem é outra área de desenvolvimento contínuo, em que a Brembo tem sido um parceiro e fornecedor valioso para a Ford Racing.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


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