Ford bate um recorde indigesto: Anuncia quatro recalls diferentes no mesmo dia

ford mustang gt performance avaliacao 3
ford mustang gt performance avaliacao 3

A Ford anunciou quatro novos recalls de segurança nos Estados Unidos, pouco antes do fim de semana, dando continuidade a uma série de problemas que já marcaram 2023 como o terceiro ano consecutivo com o maior número de recalls automotivos.

O ano de 2024 não parece muito promissor nesse sentido. Vale mencionar que a Stellantis também tem enfrentado uma onda de recalls recentemente, incluindo alguns dos mais significativos do ano.

Os modelos afetados na Ford incluem o Mustang, as picapes F-250 Super Duty, o SUV Explorer, a van Transit e o Lincoln Aviator. Desta vez, entretanto, os números são menores e nenhum dos recalls vem acompanhado de uma recomendação para que os proprietários parem de usar os veículos.

O recall mais numeroso envolve as picapes Super Duty da Ford. Cerca de 25.000 unidades dos modelos F-250, F-350 e F-450, fabricadas entre outubro de 2022 e março de 2024, estão sendo chamadas devido a um problema com a câmera instalada na parte superior da tampa traseira.

Documentos da Ford e da NHTSA indicam que conectores defeituosos na interface da câmera com o módulo do sensor de assistência ao estacionamento permitem a entrada de água, o que pode resultar em falha da câmera traseira.

Embora não seja a câmera principal de ré, mas sim a que permite visão com a tampa aberta, sua falha pode desativar todo o sistema de câmeras.

Para corrigir o problema, a Ford irá substituir a câmera, o chicote de fiação e o módulo, além de atualizar o software de processamento de imagens. Essa atualização garante que a falha de uma câmera não desative o sistema completo e já foi implementada em todos as novas picapes fabricadas após 25 de fevereiro de 2024.

Outro recall afeta o Mustang 2024, com 6.212 unidades que podem ter problemas com o painel digital de instrumentos.

Devido a um problema de software relacionado a eventos de baixa tensão, o painel pode não acender ao ligar o veículo, impossibilitando a visualização de luzes de alerta e da velocidade.

A solução é uma atualização do software na Remote Cluster Box, garantindo que o painel acenda corretamente. Até o momento, a Ford recebeu 58 reclamações de garantia sobre esse problema.

Problemas com câmeras também atingem o Explorer e o Aviator. Um total de 391 veículos dos modelos 2025 Ford Explorer e Lincoln Aviator não receberam a atualização correta no momento da montagem, o que pode fazer com que a câmera traseira se desligue ao dar marcha à ré a mais de 16 km/h, aumentando o risco de acidentes.

Essa atualização pode ser feita nas concessionárias ou remotamente via software over-the-air, facilitando o processo para os proprietários.

Por fim, 808 unidades da van Ford Transit 2023-2024 estão sendo chamadas após um recall anterior que envolveu a substituição de parafusos do eixo traseiro em mais de 113.000 vans devido a uma lubrificação inadequada do eixo.

Os veículos afetados por este novo recall podem ter recebido parafusos errados, trocados entre modelos de roda simples e duplos, o que pode causar travamento ou separação da roda, resultando em perda de controle ou movimento do veículo enquanto estacionado.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.