A Ford anunciou quatro novos recalls de segurança nos Estados Unidos, pouco antes do fim de semana, dando continuidade a uma série de problemas que já marcaram 2023 como o terceiro ano consecutivo com o maior número de recalls automotivos.
O ano de 2024 não parece muito promissor nesse sentido. Vale mencionar que a Stellantis também tem enfrentado uma onda de recalls recentemente, incluindo alguns dos mais significativos do ano.
Os modelos afetados na Ford incluem o Mustang, as picapes F-250 Super Duty, o SUV Explorer, a van Transit e o Lincoln Aviator. Desta vez, entretanto, os números são menores e nenhum dos recalls vem acompanhado de uma recomendação para que os proprietários parem de usar os veículos.
O recall mais numeroso envolve as picapes Super Duty da Ford. Cerca de 25.000 unidades dos modelos F-250, F-350 e F-450, fabricadas entre outubro de 2022 e março de 2024, estão sendo chamadas devido a um problema com a câmera instalada na parte superior da tampa traseira.
Documentos da Ford e da NHTSA indicam que conectores defeituosos na interface da câmera com o módulo do sensor de assistência ao estacionamento permitem a entrada de água, o que pode resultar em falha da câmera traseira.
Embora não seja a câmera principal de ré, mas sim a que permite visão com a tampa aberta, sua falha pode desativar todo o sistema de câmeras.
Para corrigir o problema, a Ford irá substituir a câmera, o chicote de fiação e o módulo, além de atualizar o software de processamento de imagens. Essa atualização garante que a falha de uma câmera não desative o sistema completo e já foi implementada em todos as novas picapes fabricadas após 25 de fevereiro de 2024.
Outro recall afeta o Mustang 2024, com 6.212 unidades que podem ter problemas com o painel digital de instrumentos.
Devido a um problema de software relacionado a eventos de baixa tensão, o painel pode não acender ao ligar o veículo, impossibilitando a visualização de luzes de alerta e da velocidade.
A solução é uma atualização do software na Remote Cluster Box, garantindo que o painel acenda corretamente. Até o momento, a Ford recebeu 58 reclamações de garantia sobre esse problema.
Problemas com câmeras também atingem o Explorer e o Aviator. Um total de 391 veículos dos modelos 2025 Ford Explorer e Lincoln Aviator não receberam a atualização correta no momento da montagem, o que pode fazer com que a câmera traseira se desligue ao dar marcha à ré a mais de 16 km/h, aumentando o risco de acidentes.
Essa atualização pode ser feita nas concessionárias ou remotamente via software over-the-air, facilitando o processo para os proprietários.
Por fim, 808 unidades da van Ford Transit 2023-2024 estão sendo chamadas após um recall anterior que envolveu a substituição de parafusos do eixo traseiro em mais de 113.000 vans devido a uma lubrificação inadequada do eixo.
Os veículos afetados por este novo recall podem ter recebido parafusos errados, trocados entre modelos de roda simples e duplos, o que pode causar travamento ou separação da roda, resultando em perda de controle ou movimento do veículo enquanto estacionado.
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