Ford cancela “cérebro eletrônico” para uma nova arquitetura de carros elétricos; objetivo era competir com a Tesla

ford f150 lightning fabrica 5
ford f150 lightning fabrica 5

A Ford estava de olho na Tesla e não apenas nas vendas da marca de carros elétricos de Elon Musk, mas na tecnologia que permite aos veículos do fabricante do Texas de “entender” o mundo à sua volta.

Diante disso, a montadora de Dearborn decidiu iniciar um projeto para criar um “cérebro eletrônico” para uma nova arquitetura de carros elétricos que dominaria o futuro da marca do oval azul.

Todavia, segundo a Reuters , três fontes familiarizadas com o assunto revelaram que a Ford cancelou o projeto desse software que conseguiria muitas coisas a bordo de futuros carros da marca.

Conhecido internamente como FNV4 (sigla em inglês para veículo totalmente conectado em rede), o tal “cérebro” seria um equivalente do chip do FSD da Tesla, que também está na cabeça do robô Optimus.

Segundo o que se sabe, a Ford teria investido pesado no projeto, ou seja, uma cifra que, pela descrição, deve ser bem vultosa, visando cortar custos, melhorar a qualidade e adicionar recursos rentáveis ​​em veículos elétricos e também movidos a gasolina.

Custos crescentes e atrasos acabaram por motivar o cancelamento do projeto e não a virada de mesa do governo americano diante dos carros elétricos, uma vez que a tecnologia seria aplicada também aos carros convencionais.

A Ford se pronunciou sobre o assunto, dizendo que “absorverá o que aprendeu no desenvolvimento do FNV4 em seu sistema de software atual e continuará focada em fornecer uma arquitetura elétrica avançada com sua equipe chamada skunkworks”.

O termo acima é uma referência ao grupo de trabalho secreto da Lockheed Martin, que desenvolve tecnologias consideradas classificadas pela Casa Branca.

Essa ‘skunkworks’ da Ford está localizada na Califórnia e visa desenvolver tecnologias críticas para carros elétricos e outros produtos.

Em nota, a Ford disse: “Estamos comprometidos em oferecer experiências de veículos totalmente conectados em toda a nossa linha, independentemente do trem de força, enquanto muitos outros no setor estão trazendo a tecnologia mais avançada apenas para veículos elétricos”.

 


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X