Ford chama Mustangs para recall por risco de aceleração involuntária e fora de controle

mustang rtr spec 5 (2)
mustang rtr spec 5 (2)

Mais um dia, mais um recall da Ford — e esse envolve nada menos que o Mustang V8 supercharged com 810 cv.

Segundo comunicado oficial da NHTSA (Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos EUA), o problema atinge apenas 1.048 unidades dos Mustang GT e Dark Horse 2024 e 2025 equipados com o kit de supercharger da Ford Performance, instalado em concessionárias com garantia de fábrica.

O defeito em questão não está no hardware, nem no supercharger da Whipple, mas sim em uma falha de programação no software que acompanha o kit.

Em termos práticos, há o risco — ainda que remoto — de aceleração não intencional, caso um segundo nível de segurança no controle eletrônico do acelerador falhe. Por sorte, nenhum incidente foi registrado até agora.

Veja também

mustang gtd spirit of america 1
mustang gtd spirit of america 1

Na prática, o que acontece é que o software da ECU (central eletrônica do motor) tem um subprograma que monitora o funcionamento do acelerador.

Esse sistema compara a posição esperada do pedal com o valor real e, se algo estiver fora do padrão, limita a resposta do motor.

Esse sistema primário está funcionando corretamente.

No entanto, uma verificação secundária de torque, que atua como uma camada extra de segurança, foi acidentalmente desabilitada na programação enviada junto ao kit de supercharger.

A correção é simples: a Ford vai atualizar o software gratuitamente nos veículos afetados para reativar essa checagem de torque e garantir que tudo funcione como o esperado.

A falha só representaria perigo real caso o sistema eletrônico do acelerador também apresentasse problema simultâneo, o que é considerado improvável.

Apesar da natureza técnica do erro, o risco potencial é sério, já que estamos falando de um Mustang com 810 cavalos de potência, torque explosivo e tração traseira — o cenário ideal para se perder o controle caso algo falhe.

A Ford, no entanto, não está recomendando que os proprietários parem de usar os veículos enquanto aguardam o reparo.

Para os fãs do muscle car, é mais um lembrete de que com grande potência vem grande responsabilidade.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.