Ford cria tecnologia que detecta cargas suspeitas e impede que você transporte drogas sem saber

ford sistema deteccao

A mais recente patente da Ford, aborda algo que a maioria de nós nunca precisará enfrentar — a não ser em cenários hipotéticos que surgem em redes sociais.

A montadora americana patenteou uma nova tecnologia de detecção de cargas em 2023, que tem como objetivo impedir que motoristas se tornem “mulas cegas” — um termo usado para descrever pessoas que transportam drogas de um país para outro sem saber.

A patente, registrada em março de 2023 e publicada em 19 de setembro deste ano , descreve um sistema de “detecção de carga desconhecida e coleta de evidências” projetado para evitar que donos de veículos sejam usados por traficantes de drogas sem seu conhecimento.

Traficantes costumam explorar inocentes, colocando drogas em seus veículos antes de cruzarem fronteiras, a fim de evitar o risco de serem presos.

O sistema da Ford utilizaria uma combinação de sensores e câmeras para monitorar aspectos como o peso do veículo ou comportamentos suspeitos, como alguém permanecendo muito próximo ao carro de forma estranha.

Se algo incomum fosse detectado, o sistema gravaria os dados e registraria os arredores do veículo como possível evidência.

Ainda não está claro se a tecnologia será amplamente utilizada. Um relatório do inewsource cita vários casos de pessoas inocentes usadas para transportar drogas sem saber, mas faltam números concretos sobre a frequência com que isso ocorre.

O governo, no entanto, parece acreditar que a maioria das pessoas pegas com contrabando sabia o que estava fazendo, como mostra uma recente decisão da Suprema Corte dos EUA.

Com o aumento de quase 1000% no tráfico de fentanil desde 2017, a patente da Ford pode se tornar útil se a montadora decidir implementá-la em seus veículos no futuro.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.