Ford devolve fábrica de Camaçari para o governo da Bahia

camacari 2

Em uma nota curta, a Ford joga a pá de cal sobre sua história com a Bahia, iniciada no começo dos anos 2000 com a fábrica de Camaçari, agora formalmente devolvida para o governo do Estado.

No comunicado, a montadora americana diz: “A Ford e Governo do Estado da Bahia celebraram um acordo para reversão da propriedade da fábrica de Camaçari para o Estado da Bahia. Esse processo seguirá a legislação vigente, que prevê posterior indenização para a empresa em valores compatíveis com o mercado. O acordo tem a finalidade de simplificar e agilizar o processo de transição de propriedade da fábrica, contribuindo para geração de valor ao Estado e à comunidade baiana”.

camacari

Nas entrelinhas, a Ford deverá receber uma compensação financeira pelas melhorias e modernizações feitas na instalação desde sua implantação há mais de 20 anos.

Não se sabe se isso significa o investimento na linha de produção do motor 1.0 de três cilindros, mas parece provável, já que ocorreu bem depois da unidade já estar produzindo automóveis.

Feita para produzir o Ford EcoSport, a planta de Camaçari seguiu evoluiu com o produto, que chegou à segunda geração e recebeu a companhia dos Novos Ka e Ka Sedan, criando assim uma família de carros na unidade baiana.

fabrica de motores ford 01 700x466 1

Nesse período, prevendo um aumento expressivo na demanda por seus carros, a Ford ampliou a unidade, que chegou a ter capacidade instalada para 300.000 carros por ano, além de inaugurar uma fábrica automatizada de produção de motores, no caso o 1.0 3C TI-VCT, usado nos Ka e Ka Sedan.

Em 11 de janeiro de 2021, contudo, a Ford simplesmente anunciou o fechamento de Camaçari, assim como de Taubaté e Horizonte, onde ficava a fábrica da Troller, no Ceará.

Com o fechamento, milhares de trabalhadores foram demitidos e a Ford trasladou sua sede da já fechada fábrica de Taboão, em São Bernardo do Campo, para a Vila Olímpia, em São Paulo.

Agora, a instalação baiana irá para as mãos da BYD , que pretende produzir carros, caminhões e ônibus no local.

 

 

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X