Em uma nota curta, a Ford joga a pá de cal sobre sua história com a Bahia, iniciada no começo dos anos 2000 com a fábrica de Camaçari, agora formalmente devolvida para o governo do Estado.
No comunicado, a montadora americana diz: “A Ford e Governo do Estado da Bahia celebraram um acordo para reversão da propriedade da fábrica de Camaçari para o Estado da Bahia. Esse processo seguirá a legislação vigente, que prevê posterior indenização para a empresa em valores compatíveis com o mercado. O acordo tem a finalidade de simplificar e agilizar o processo de transição de propriedade da fábrica, contribuindo para geração de valor ao Estado e à comunidade baiana”.
Nas entrelinhas, a Ford deverá receber uma compensação financeira pelas melhorias e modernizações feitas na instalação desde sua implantação há mais de 20 anos.
Não se sabe se isso significa o investimento na linha de produção do motor 1.0 de três cilindros, mas parece provável, já que ocorreu bem depois da unidade já estar produzindo automóveis.
Feita para produzir o Ford EcoSport, a planta de Camaçari seguiu evoluiu com o produto, que chegou à segunda geração e recebeu a companhia dos Novos Ka e Ka Sedan, criando assim uma família de carros na unidade baiana.
Nesse período, prevendo um aumento expressivo na demanda por seus carros, a Ford ampliou a unidade, que chegou a ter capacidade instalada para 300.000 carros por ano, além de inaugurar uma fábrica automatizada de produção de motores, no caso o 1.0 3C TI-VCT, usado nos Ka e Ka Sedan.
Em 11 de janeiro de 2021, contudo, a Ford simplesmente anunciou o fechamento de Camaçari, assim como de Taubaté e Horizonte, onde ficava a fábrica da Troller, no Ceará.
Com o fechamento, milhares de trabalhadores foram demitidos e a Ford trasladou sua sede da já fechada fábrica de Taboão, em São Bernardo do Campo, para a Vila Olímpia, em São Paulo.
Agora, a instalação baiana irá para as mãos da BYD, que pretende produzir carros, caminhões e ônibus no local.
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