O Ford EcoSport já foi um carro global da marca americana e seu projeto surgiu no Brasil, tornando-se internacional a partir da segunda geração, já que a primeira derivou somente o Ford Fusion europeu, uma minivan.
Fabricado no Brasil, o Ford EcoSport também foi produzido na China, Romênia, Rússia e na Índia, de onde era exportado para o mercado dos EUA, um lugar onde nem os americanos acreditaram quando a marca de Detroit colocou o SUV lá.
Até aí, tudo parecia certo para o EcoSport ser um produto com mais gerações a frente, mas ninguém sabia que a Ford daria para trás em vários lugares, deixando mercados como da Rússia e Índia, assim como abandonando a produção no país.
Agora, a Ford tem planos de retornar à Índia e lá produzir três modelos em parceria local, inclusive com os projetos associados com a Mahindra retornando à luz, inclusive não só por meio de flagrantes, mas de imagens de patente.
Todavia, agora parece que a Ford Europa entrou no radar do novo projeto indiano e, segundo o site espanhol Motor.es, o EcoSport ressurgirá em Almussafes, na Espanha, onde a Ford pretende construir um novo modelo.
Esse seria o Novo EcoSport que, ao lado do Ford Puma, faria uma dupla high-low, haja visto que este último atua numa proposta mais premium. Já o SUV compacto seria um anti-Duster.
A Ford não quer o Dacia Duster correndo sozinho pela Europa inteira e por isso, esse EcoSport espanhol seria um produto para brigar com o SUV romeno de baixo custo.
Até agora nenhum fabricante europeu ou estrangeiro tentou peitar a Dacia em seus termos, nem mesmo a Skoda, cujo portfólio fala por si só. Vencer a romena é um desafio que poucos decidiram topar, como a Stellantis com a Citroën, por exemplo.
Será que a Ford conseguiria com um Novo EcoSport, deter as vendas do Dacia Duster? Se a briga fosse em um mercado emergente como o Brasil, a resposta seria sim, mas num ambiente europeu, a marca americana não pode fazer o que faria aqui em termos de custos.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!