Ford Edge morrerá para dar lugar a mais carros elétricos na América do Norte

2019 Ford Edge ST North America
2019 Ford Edge ST North America

O Ford Edge é um velho conhecido do mercado brasileiro e há algum tempo já não está mais disponível, porém, no mercado americano, o crossover do oval azul continua seu curso, mas não por muito tempo.

Fabricado em Oakville, no Canadá, o Edge teve sua data final revelado pelo sindicato Unifor Local 707, com o presidente da entidade para a fábrica da Ford,  Marc Brennan, confirmando que a data para o último exemplar será 26 de abril.

Se realmente acontecer na data mencionada, o Ford Edge encerrará uma longa carreira nos EUA, quando chegou em 2006 como uma proposta de conforto e desempenho, que logo chegaria ao Brasil via importação oficial.

2019 Ford Edge ST North America
2019 Ford Edge ST North America

O Edge surgiu com motores V6 3.5 ou 3.7 litros, além de uma versão 2.0 EcoBoost, não vendida por aqui. Em seu primeiro ano, o modelo vendeu 130.125 unidades nos EUA e foi considerado um desempenho mediano.

Ao longo do tempo, o Edge nunca melhorou em volume e assim seguiu pela primeira geração e depois a segunda, que apareceu em 2017 e também foi vendida por aqui.

Nessa segunda geração, o Ford Edge assumiu uma participação mais global da marca e ganhou motor EcoBoost 2.7, além de uma proposta esportiva que chegou aqui na forma da versão ST.

Ford Edge 2011 01
Ford Edge 2011 01

Enquanto isso, na Europa, o Ford Edge ganhava duas opções de motor turbo diesel EcoBlue 2.0, chegando mesmo a entregar 243 cavalos, no que foi a maior potência entregue pelo motor 2.0 usado na Ranger internacional até o momento.

Sem o Edge, a Ford irá produzir cinco modelos de carros elétricos em Oakville, mas ainda não se sabe quais serão esses carros, porém, o complexo será completamente reconstruído para a tarefa.

Ainda que os carros elétricos estejam em baixa entre os fabricantes tradicionais nos EUA, o investimento atrelado aos carros elétricos não tem mais volta e a questão será encará-los nos próximos, especialmente se a Tesla ampliar sua vantagem.

Apesar de morto na América do Norte, o Edge L seguirá como continuação do produto em uma terceira geração atualmente em produção na China, lugar que deu nova vida para Focus, Fusion e Taurus, por exemplo.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X