Ford enfrenta novo escândalo global e convoca 1,9 milhão de carros por falha grave na câmera de ré

ford mustang 2019 interior
ford mustang 2019 interior

A Ford se vê novamente no centro de um grande problema de segurança automotiva.

A montadora americana anunciou o recall de número 110, só deste ano de 2025. Sim, acredite se quiser.

E dessa vez estão envolvidos aproximadamente 1,9 milhão de veículos em todo o mundo devido a falhas recorrentes nas câmeras de ré, em uma crise que já se arrasta há anos e que agora atinge proporções ainda maiores.

Segundo comunicado oficial divulgado no dia 9 de setembro, os modelos afetados são de anos 2015 a 2019 e incluem veículos populares como Mustang, Edge, Expedition, Ranger e várias versões da linha F-Series, além dos utilitários Transit e Transit Connect.

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Também entram na lista os modelos de luxo Lincoln MKC e Navigator. O defeito pode causar imagens invertidas, distorcidas ou simplesmente ausentes no visor da câmera de ré, comprometendo a segurança em manobras.

2018 Ford Edge SEL Sport
2018 Ford Edge SEL Sport

Apenas nos Estados Unidos, cerca de 1,45 milhão de unidades precisarão ser reparadas. No Canadá, são mais de 122 mil, e outros 300 mil veículos estão espalhados por diversos mercados globais.

A montadora já contabiliza mais de 44 mil reclamações formais relacionadas ao defeito, além de 18 acidentes registrados – felizmente, sem relatos de feridos até o momento.

O reparo será feito pelas concessionárias autorizadas, que deverão inspecionar e, se necessário, substituir o módulo da câmera traseira.

Esse novo chamado acontece poucos meses após a Ford ter feito um recall específico de 160 mil veículos da linha 2015 pelo mesmo problema.

A situação levanta ainda mais suspeitas, especialmente porque a montadora já havia sido multada em novembro do ano passado em US$ 165 milhões por não ter realizado recalls anteriores de forma oportuna.

A punição veio após uma investigação conduzida pela NHTSA (agência americana de segurança veicular), que começou a analisar o caso em 2021, após um primeiro recall de 620 mil veículos feito em 2020.

Desde então, o número de veículos afetados só cresceu. Houve ampliação do recall em 2022 e uma nova extensão em março de 2024, adicionando mais 24 mil unidades à lista.

Agora, o novo chamado parece indicar que o problema nunca foi totalmente resolvido e que a falha de qualidade persiste mesmo após anos de correções prometidas.

Para complicar ainda mais, a fornecedora canadense Magna International, responsável por parte das câmeras utilizadas nos veículos da Ford e também da Stellantis, anunciou que vai recolher mais de 250 mil unidades do componente defeituoso.

Isso sugere que o problema pode ser ainda mais amplo e afetar outros fabricantes além da Ford.

Com essa nova leva de recalls, a montadora precisa mais do que nunca restaurar a confiança do consumidor e provar que aprendeu com os erros.

Afinal, um componente aparentemente simples como a câmera de ré pode se transformar em um enorme pesadelo corporativo quando negligenciado por tanto tempo.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


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