A Ford está oferecendo um incentivo tentador para concessionárias que optarem por não estocar a F-150 Lightning, nos Estados Unidos, com um novo programa piloto que pode pagar até US$ 22.500 para concessionárias que utilizarem seus Centros de Reposição de Varejo (RRCs).
Esses centros foram criados para agilizar a distribuição e reduzir os custos de venda de veículos elétricos, e o programa, que começou no dia 15 de outubro e vai até 15 de novembro, busca testar a eficiência desse modelo.
De acordo com um boletim enviado às concessionárias, o programa nacional pagará US$ 1.000 por cada F-150 Lightning 2024 retirada de um RRC.
O valor pode subir para US$ 1.500 por unidade quando a concessionária reabastecer mais de nove veículos, até um limite de 15 unidades, o que permitiria às lojas ganhar até US$ 22.500 em um único mês.
Esse incentivo pode tornar mais atraente para as concessionárias o uso dos RRCs, que foram criados justamente para que elas não precisem manter um grande estoque de EVs.
Os modelos elegíveis para o programa incluem as versões XLT, Flash, Lariat e Platinum do F-150 Lightning. Curiosamente, o modelo de entrada F-150 Lightning Pro, voltado principalmente para frotas, não faz parte do programa.
Para os compradores, essa estratégia pode ter prós e contras. O lado positivo é que algumas concessionárias, em busca do incentivo máximo, podem oferecer melhores preços ou condições de compra.
Além disso, concessionárias que não estavam investindo tanto na venda de veículos elétricos podem ser incentivadas a oferecer a Lightning.
No entanto, um possível ponto negativo é que, se as concessionárias não virem vantagem em manter esses veículos no estoque regularmente, isso pode significar menos opções disponíveis para quem prefere visitar as lojas físicas para fazer a compra.
O momento do lançamento desse programa também levanta questões.
Será que a Ford está buscando reduzir rapidamente o estoque de 2024 antes do início da produção do modelo 2025 do F-150 Lightning? Embora não haja confirmação, sabemos que os incentivos para a Lightning têm sido agressivos, incluindo financiamento a 0% por 60 meses e um carregador residencial gratuito.
Além disso, quem optar por não usar o Power Promise da Ford pode receber um incentivo em dinheiro de US$ 2.000, que pode ser combinado com o financiamento sem juros.
Com o foco da Ford voltado para vender os modelos 2024, e sem incentivos de leasing para os modelos 2025, parece que a montadora está realmente buscando escoar o estoque antes de iniciar a produção dos novos modelos.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!