
A Ford decidiu apimentar o Everest com uma nova versão mais potente e com espírito esportivo, mas sem liberar o nome Raptor — pelo menos por enquanto.
A novidade foi anunciada para o Oriente Médio, onde o SUV ganhou o motor V6 2.7 biturbo a gasolina, o mesmo usado no F-150, entregando 260 kW (354 cv) e 50,9 kgfm de torque.
É o Everest mais potente já feito, mesmo ficando abaixo do Ranger Raptor, que oferece 392 cv e 59,4 kgfm com o mesmo conjunto em configuração mais extrema.
Essa nova configuração do Everest está disponível na versão Tremor 4×4, com foco off-road, pneus todo-terreno e suspensão Bilstein de fábrica.
Veja também
Na prática, trata-se de uma espécie de “Everest Raptor não oficial”, já que a marca segue se recusando a usar esse nome no SUV.

Enquanto isso, na Austrália, o Everest Tremor 4×4 atual usa um motor V6 turbodiesel de 3.0 litros com 250 cv e 61,2 kgfm — mais torque, mas bem menos potência.
A Ford deixou claro que essa nova configuração será exclusiva para o Oriente Médio, frustrando fãs em mercados como Austrália e Brasil, onde a demanda por um Everest mais agressivo é real.
Apesar disso, o lançamento reacende os pedidos por um Everest Raptor de verdade, algo que a marca insiste em evitar desde 2018, quando o Ranger Raptor estreou.
Tanto o Ranger quanto o Everest compartilham a mesma plataforma com chassi de longarinas e diversos componentes mecânicos, o que tecnicamente permitiria uma versão de alto desempenho para o SUV.
O CEO da Ford, Jim Farley, já declarou que a linha Raptor deve se tornar uma submarca de veículos off-road, como já ocorre com F-150, Ranger, Bronco e até modelos de competição.
No entanto, quando o Everest atual foi lançado, o engenheiro-chefe Ian Foston afirmou que não havia um “caso de negócios” convincente para um Everest Raptor.
Ele admitiu que o tema aparece em conversas com clubes de proprietários e usuários mais aventureiros, mas não viu uma demanda expressiva fora desses círculos.
Mesmo assim, o lançamento da versão V6 biturbo com visual e configuração parruda deixa claro que a Ford está testando os limites do Everest sem precisar oficializar o nome Raptor.
A tendência global de SUVs com pegada esportiva off-road, como o Bronco Raptor e o próprio Defender V8, mostra que ainda há espaço para um Everest mais selvagem.
Por enquanto, a resposta da Ford continua sendo um “não”, mas a estrada pode estar sendo pavimentada aos poucos para algo mais ousado no futuro.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










