Ford F-150 trucada de fábrica? Marca patenteia terceiro eixo

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A Ford registrou uma patente nos EUA que está chamando muita atenção esta semana, sendo um item que muitos clientes da picape desejariam adicionar ao veículo, porém, atualmente isso implicaria em perda da garantia.

Trata-se de um terceiro eixo para a F-150, a picape grande que agora está disponível oficialmente para os compradores brasileiros, sendo uma patente com boas possibilidades para o veículo.

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As imagens do registro de patente no serviço de proteção industrial dos Estados Unidos, mostra um eixo suspenso atrás do eixo de tração da F-150, sendo ele preso por braços longitudinais e usando feixes de molas parabólicas sob os feixes do segundo eixo.

Nas imagens, é possível ver o eixo auxiliar com este feixe de mola parabólica preso em um suporte duplo de aço sob a longarina do chassi da F-150, sendo ainda apoiado por dois amortecedores.

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Com um eixo auxiliar, a F-150 terá maior capacidade de carga, além de uma caçamba bem maior, porém, o ganho não será somente em quilos sobre o compartimento de carga, uma vez que um semirreboque com quinta roda pode ser lançado para ela.

Atualmente apenas a F-350, indo acima, é claro, possui este acessório para grandes trailers, mas fora isso, tem ainda o adicional estético, afinal, quem não gostaria de ter uma F-150 6×4 na garagem?

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Mas, não fica apenas nisso. A patente da Ford adicionou imagem ainda desse eixo auxiliar com um motor elétrico, o que significa que a F-150 trucada poderia ser ainda uma F-150 Hybrid 6×6.

Dando mais cavalos ao haras da F-150, o motor auxiliar no terceiro eixo poderia até mover a picape em velocidade reduzida para economizar combustível em determinados cenários.

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Só não há um suspensor no projeto para evitar o pagamento de pedágio por eixo, embora alguns lugares, como em São Paulo, por exemplo, já cobrem tarifa pelo eixo suspenso…

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X