
O Ford Focus saiu de linha na Europa na última sexta, 14 de novembro, com a produção do médio feita na Alemanha, mais precisamente na planta de Saarlouis, no Estado do Sarre.
O fim da produção do Focus foi uma decisão tomada em função da estratégia da Ford de eletrificar completamente sua linha de carros de passeio na Europa.
A estratégia da Ford acabou fracassando miseravelmente, o que levou a interrupções no cronograma de produção e demissões em massa na Alemanha.

A planta de Saarlouis será convertida num centro de serviços e logística, empregando aproximadamente 1.000 pessoas, o que não é de todo ruim, já que poderia ser pior se fechasse completamente.
Veja também
O fim da produção do Focus estava planejado para 30 de novembro, mas a Ford adiantou a coisa, encerrando a produção do sucessor do Escort num país que o viu nascer ainda no final dos anos 90.
Com o fim da produção na Alemanha, encerra-se também a carreira mundial do Focus, modelo que surgiu em 1998, sendo produzido em diversos países.

Entre eles, os vários mercados onde foi um produto local, destaca-se a Argentina, tendo o Focus sido feito ainda no México, Espanha, Alemanha, Filipinas e EUA ainda na primeira geração.
Na segunda geração, o Focus foi feito também na Rússia, Espanha, Taiwan, China e África do Sul. Nessa geração, houve ainda o Focus americano com layout totalmente diferente.
Já na terceira geração, foi adicionada a Tailândia ao grupo de países onde o Focus foi fabricado. Por fim, a quarta geração ficou restrita à China, Taiwan e Alemanha.

Em carrocerias sedã, perua e hatch, a atual geração do Focus saiu de cena como o último anti-Golf da Ford, que agora entra em um dilema sobre o futuro na Europa.
Como já dito, os carros elétricos fracassaram sob um esquema de compartilhamento de plataforma com a VW, mas mesmo assim, sabe-se que a Ford aposta numa nova base compacta e elétrica que pode ressuscitar Fiesta e EcoSport, então, não seria difícil pensar no retorno do nome Focus…
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










